O BORDA D'ÁGUA e a Camisa Magalhães!...

Data: 05 de Outubro de 2008

Data: 05 de Outubro de 2008

De:S.S.Potêncio,

Para: Leitores Exclusivos da língua Portuguesa, e do Mundo Lusófono...

Conta-se que certo empresário de muito sucesso nos seus empreendimentos, ele economizava nas suas viagens de negócios à volta do mundo muito mais do que o fazia na sua casa de origem no Brasil. E,... para exemplificar tal modelo de pessoa econômica, transcrevemos apenas o pretenso fato de que: ele viajava sempre com uma ou duas camisas de nylon, vulgo “CAMISAS DE MACAU”, do tipo que se lava em alguns minutos e de manhã, ao acordar, ela já está novamente pronta para usar repetidamente enquanto dura a viagem!... nem a energia do ferro de engomar seria necessária... enquanto isso nós queremos hoje deixar-vos aqui uma outra “estória” mais genéricamente “Luz & Tana”;  

Apesar de concordarmos com a opinião de que a imprensa Portuguesa foi sonegada ao conhecimento do leitor emigrante, fora das duas bordas do "recto ângulo" Lusitano,...(e devemos lembrar aos leitores que o Portugal Continental, ou Ibérico, como se lhe queira chamar, é um quadrilátero com quatro Ângulos Rectos, sendu duas bordas – lados – sólidas e duas bordas d'água!... nas quais nos inspiramos para vos contar aqui algumas das nossas vivências além borda d'água!)...   nós devemos também alertar de que, os meios disponibilizados pelos governantes Lusos são por demais rápidos, céleres,económicos, prácticos e extraordináriamente bem adaptados às necessidades modernas da emigração!Contudo achamos oportuno fazer aqui um pequeno “à parte” do que é um “borda d'água”; 

No ano de 1936 o Governo Português promoveu uma reforma territorial, e dessa reforma, nasceu uma nova Provincia a qual foi dado o nome de Ribatejo, também até então conhecido por “Borda  d'água”!

Quando olhamos para a divisão do Portugal Ibérico mais antigo, verificamos que até ao ano de 1832 só existiam estas regiões: Alentejo, Algarve, Beira, Entre Douro e Minho, Estremadura e Trás-os-Montes. E a partir dessa data, Portugal “cresceu” em ideologia e passou então a ter uma nova divisão: Açores, Alentejo, Algarve, Beira Alta, Beira Baixa,Douro, Estremadura, Madeira,o e Trás-os-Montes. Mas... não ficou por aí a divisão e portanto em 1936 houve uma nova nomenclatura para o que se convencionou  chamar de Metrópole Lusitana e ficamos então assim: Algarve, Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Beira Alta, Beira Baixa, Beira Litoral, Douro Litoral, Estremadura, Minho, Ribatejo e Trás-os-Montes... (supomos que os politicos mais nacionalistas vão já reclamar a reincorporação dos Açores e da Madeira, mas isso fica para outra estória) e assim chegamos aos dias de hoje.

- Ao começar pelo lançamento do ultramoderno informático PC Magalhães Português (não confundir com algum comunista que usa o mesmo login no PC dele) como sendo um artefacto  de âmbito externadamente "xuxialista" que, na prática, realmente, ele só tem um pequeno defeito de fabrico... É de MACAU.

-  Aliás... já então naquele tempo, do uso da CAMISA DE MACAU, o PC... ele era  muito conhecido dos "Retornados" principalmente os de Angola, que foram os pioneiros a usar essas camisas para concorrer com as outras que eram fabricadas na Covilhã, e até com algumas importadas de Vênus...   - As camisas de Macau também conhecidas por "volta ao mundo" foram lançadas segundo a teoria do Infante Dom Henrique: ele acreditava que seguindo com as Caravelas sempre em linha recta, um dia elas voltariam de novo ao "recto ângulo" de onde elas começassem a viagem de circum-navegação!

E o Ti Magalhães foi de imediato um adepto dessa teoria...tanto é que ele mesmo tentou dar a volta ao Mundo mas, cansou-se e ficou lá pelas Filipinas. Isto aconteceu depois dele ter tomado tal atitude;  - foi ao museu dos Coches e alugou uma Chá Recta (femea do Recto)e lá foi ele à Cuvilhã para encomendar umas dúzias de camisas p'ra viagem, da qual ele, infelizmente, não voltou porque preferiu ficar a fazer surf lá nas Ilhas Filipinas mas...qual não foi o espanto dele quando o Conde da Covilhã,  lhe respondeu: olha Magalhães!...temos aqui um modelo que utiliza uma mistura de fio de linho com poliester e um percentual de polipropileno que, depois de fiado na roca dá um fio de esperança de limpeza e asseio diário ao marinheiro Português!!!... serve?!...

????...cumé ké ixo hein, Conde!?

Óh carago... deixe-me explicar-lhe isto por miúdos.(respondia o Conde da Covilhã que por sinal era também PM - Primo Mané)

- Eu agora sou especializado em dar explicações aos “miúdos” sabe?...

A camisa volta ao mundo (também conhecida por "magalhães" é feita de fio de "nai lon" ... o homem usa-a durante o dia e, de noite,... ele segura nela pelos “cularinhos” e... modernamente, pela janela do “windows” do barco que navega dentro da águas internacionais.

Duas ou três passagens por água limpa e prontos... dependura ela na corda da vela que vai a todo o pano, ou seja; a todo o vapor,... e no dia seguinte de manhã, ela a Camisa Magalhães já está prontinha para vestir de novo!

- Em poucas palavras, nas fábricas da “Cuvilhã” em vez de se fazerem muitas camisas para dar emprego aos portugueses, agora fabrica-se só uma camisa de viagem de vez em quando!...e os tais emigrantes lá vão à vida com o tal PC magalhães" debaixo do braço ou a tira-colo...

Vamos e venhamos!... é uma economia do caraças!

Olhem...só em poupança de lavanderia, do jeito que estão os preços das diárias dos hoteis de cinco estrelas é uma economia extraordinária!... Todos sabemos que, hoje em dia, dar a volta do "magalhães" é mais barato do que dar a volta ao bilhar grande!

Além do que, …  o programa já vem equipado com o ultimo modelo do Windows Vista - porque se voismecê não vestir a camisa não é!... Não pode ser nunca!... jamais!... um bom Português!

- portanto minha gente!...  vamos todos a vestir a camisa Magalhães

feita na  “Cu vi lhã nissima” moderna fábrica da mai cro soft, do Ti Bill

Geites!!!... Liguem o som...

Ir òs do Mar... Ná São balentiiiiiiiiiiiiiii....moral.

Alubantai oige de nobo a camisa nacional!!!   Entre

as brumas da históriaaaaa.... ó páaaaa!!!,... sente-se a bós...

ggggghhrrrrruuuumm!...

(Extraído do Livro "Estórias de um Caixeiro Viajante" de: Silvino Potêncio)

Publicado em www.silvinopotencio.net

Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 11/11/2010
Reeditado em 11/11/2010
Código do texto: T2609522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.