Uma Literatura Baiana Com Miriam de Sales Oliveira(Mirokca)
Uma Literatura Baiana Com Miriam de Sales Oliveira (MIROKCA)
A Literatura Brasileira nasceu na Bahia com Gregório de Matos e os outros poetas da época, e com outros nomes famosos como: Castro Alves, Adonias Filho, Jorge Amado, a verdade é que hoje não tinha conhecimento nos outros estados do que se vem fazendo de literatura da mais alta qualidade na Bahia, até chegar aqui no Portal Literal e conhecer Miriam de Sales Oliveira, para os amigos a MIROKCA, mulher, nordestina, mãe, esposa, avó, bisavó e escritora por vocação, além de uma estudiosa da história e literatura. Teve sua especialização na corrente pedagógica de Piaget e Maria Montessori. Autodidata, tem suas artes literárias eclética, passando por diversos gêneros literários com uma generosa “dose” de humor.
O Livro A Bahia de outrora:
Sua obra “A Bahia de outrora” traz fortes emoções das festas, costumes, comidas, crenças...Onde serve como registro de uma História da Bahia de alguns anos atrás, mas que tem uma linguagem clara, moderna, humorada.
Nesses ventos promissores, a autora engrandece a história da literatura baiana que permanece até os dias atuais na sua terra.
Muito persuasiva e embasada nas suas raízes, Mirokca demonstra na obra escrita engajamento e universalização nas questões vividas e contadas pelos baianos.
É um livro que aconselho como fonte de estudo e conhecimento para todos que se interessam pela Literatura Brasileira Contemporânea.
Ao término da leitura, com 142 páginas, fiz uma reflexão do ano de 1996, onde, em Salvador morei com minha família e tive a oportunidade de conhecer e conviver na companhia agradável e alegre de um povo que traz na alma o reconhecido caráter de bravura e irreverência do próprio baiano. Com sua característica de identidade, nos leva há uma entidade de grande freqüência e importância ao mundo, dessa literatura apresentado no seu livro pela autora.
O levantamento, a seleção e a edição crítica dos textos na obra, dessa escritora baiana, representam um ato de preservação do patrimônio literário, escritural lingüístico e cultural da Bahia, e, por conseguinte, do Brasil.
O livro perpetua a memória baiana, com o intuito de apresentar a genuinidade da sua obra. Sendo, que a importância desse tipo de trabalho esta centrada como documento de uma ideologia, enquanto produto social e cultural de um povo e de suas raízes.
Concluindo, “A Bahia de outrora” é um livro que traz crônicas de costumes e tem o objetivo de mostrar às gerações mais novas, como era a Bahia do inicio do final do século XVII, servindo de arquivo literário, e viabilizando novos caminhos do nosso imaginário cultural. Como tal, a fim de entender e confrontar uma Bahia de hoje, e lidar criticamente com o seu fascínio, suas possibilidades e limites, como uma figura epistemológica, desenhada a partir de determinadas práticas discursivas dos estudos históricos, literários e culturais da autora Mirokca, como forma de se entender o papel da literatura baiana.
O Livro MAKTUB (digital)
Maktub é um livro digital da autora Miriam de Sales Oliveira (MIROKCA), que fui agraciada, e tem como base as histórias e fatos para uma vida harmoniosa, onde não trata de um livro conselho, mas de um resumo de filosofia de vida, dessa escritora, com um fundo musical de Beethoven e, mensagens, orações e textos que nos ajudam a melhorar o nosso dia.
Logo, de inicio o livro traz uma magnífica homenagem à pequena Júlia, neta da autora, que veio como um “ponto de luz” para partilhar amor, fé, esperança e muita alegria para toda família.
Maktub tem seu significado como: “já estava escrito”, em árabe. Pois, acreditamos que tudo esta escrito, quando desejamos algo puro, do fundo de nossas almas, o universo esta lá, conspirando para que o nosso sucesso seja inevitável, e que apesar do livre arbítrio, sempre chegamos ao encontro do que foi escrito nas estrelas para nossa existência terrestre.
Querida Mirokca: falar dos seus livros é completamente fácil, quando se tem palavra em mente que se expressam em opinião, sugestão, crítica, elogios... O difícil é expressar por gestos e atitudes, o que realmente quero dizer a você. Mas, saiba que desejo que DEUS aumente cada instante seu, com o presente valorizado e importante, porque é redentor de todo o seu sucesso.
Vivendo do que fermentou sua vida e criando dimensões novas para a construção de outras obras literárias. Pois, isto é, mais que um adjetivo, mais do que um combustível, mais que um ideal... Isto é ser uma mulher realizada e feliz pelo caminho da literatura baiana.
Outra coisa importante: quando eu “crescer” cultural, emocional, pessoal, espiritual e literariamente quero ser como VOCÊ!!!