A SABEDORIA DO SILÊNCIO INTERNO - TAO


IMAGEM DA INTERNET - GOOGLE

O texto é longo, mas, como tudo aquilo que vem das concepções milenares do Oriente, nos proporciona um grande ensinamento e até um estilo de vida.
___________________

O título deste artigo vem de um texto taoista que entendo ser extremamente oportuno em qualquer momento pelo qual estejamos passando na nossa existência. Não tenho por hábito divulgar textos de terceiros em meu espaço literário, até porque entendo isso como uma espécie de “apropriação indébita”. Mas este, em particular, me proporcionou momentos indescritíveis de uma paz interior muito grande. É um ensinamento tão importante que não me aventuro a quantificar sua real grandeza. Vou reproduzi-lo mais adiante, após breves considerações sobre o Tao, extraídas da Wikipédia.
 
Taoismo (ou daoismo) é uma palavra empregada para traduzir dois termos chineses distintos: "Daojiao", que se refere aos "ensinamentos ou à religião do Dao", e "Daojia", que se refere à "escola do Tao (ou Dao)", uma linha de pensamento da filosofia chinesa.

O ideograma Tao (ou Dao) pode ser traduzido como "caminho", mas assume um significado mais abstrato para a religião e para a filosofia chinesa. Traduzido literalmente, significa "o ensinamento do Tao". No contexto taoista, Tao pode ser entendido como um caminho no espaço-tempo - a ordem na qual as coisas acontecem. 

O taoismo é uma tradição que modelou a vida chinesa por mais de 2.000 anos. O taoismo enfatiza a espontaneidade ou liberdade da manipulação sócio-cultural pelas instituições, linguagem e práticas culturais. Manifesta o anarquismo - defendendo essencialmente a ideia de que não precisamos de nenhuma orientação centralizada. Espécies naturais seguem caminhos apropriados a elas e os seres humanos são uma espécie natural. Seguimos todos por processos de aquisição de diferentes normas e orientações da sociedade e no entanto podemos viver em paz se não procurarmos unificar todas estas formas naturais de ser. E o texto em questão é pródigo em mostrar essas manifestações.

A internet é farta em informações sobre o assunto, portanto torna-se desnecessário alongar-me na questão. As breves considerações feitas acima já embasam algo sobre essa tradição chinesa.

O texto taoista que a seguir reproduzo, foi traduzido para o português por Stela Lecocq, partindo de uma tradução espanhola feita por Oscar Salazar.
 
Desejo-lhes boa leitura e um proveito tão grande como o meu.

 
Fale apenas quando for necessário.
Pense no que vai dizer antes de abrir a boca.
Seja breve e preciso já que cada vez que deixas sair uma palavra,deixas sair ao mesmo tempo uma parte de seu Chi (energia).
Desta maneira, aprenderás a desenvolver a arte de falar sem perder energia.
Nunca faças promessas que não possas cumprir.
Não te queixes, nem utilizes em teu vocabulário,palavras que projetem imagens negativasporque se produzirão ao redor de ti, tudo o que tenhas fabricado com tuas palavras carregadas de Chi.
Se não tens nada de bom, verdadeiro e útil a dizer,é melhor se calar e não dizer nada.
Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia.
O próprio Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu,porque o universo aceita, sem condições, nossos pensamentos,nossas emoções, nossas palavras, nossas ações,e nos envia o reflexo de nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam em nossas vidas.
 
Se te identificas com o êxito, terás êxito.
Se te identificas com o fracasso, terás fracasso.
Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externasdo conteúdo de nossa conversa interna.
 
Aprende a ser como o universo,escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem prejuizos.
Porque sendo como um espelho sem emoções aprendemos a falar de outra maneira.
Com o poder mental tranquilo e em silêncio,sem lhe dar oportunidade de se impor com suas opiniões pessoais e evitando que tenha reações emocionais excessivas,simplesmente permite uma comunicação sincera e fluida.
 
Não te dês muita importância, e sejas humilde,pois quanto mais te mostras superior,inteligente e prepotente,mais te tornas prisioneiro de tua própria imagem e vives em um mundo de tensão e ilusões.
Sê discreto, preserva tua vida íntima,desta forma te libertas da opinião dos outros e terás uma vida tranquila e benevolente, invisivel, misteriosa, indefinivel,insondável como o TAO.
 
Não entres em competição com os demais, torna-te como a terra que nos nutre, que nos dá o necessário.
Ajuda ao próximo a perceber suas qualidades,a perceber suas virtudes, a brilhar.
O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos .
Tem confiança em ti mesmo.
Preserva tua paz interiorevitando entrar na provocação e nas trapaças dos outros.
 
Não te comprometas fácilmente.
Se agires de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação,vais criar complicações.
 
As pessoas não têm confiança naqueles que muito facilmente dizem “sim”, porque sabem que esse famoso “sim”não é sólido e lhe falta valor.
Toma um momento de silêncio internopara considerar tudo que se apresenta a tie só então tome uma decisão.
Assim desenvolverás a confiança em ti mesmo e a Sabedoria.
Se realmente há algo que não sabes,ou não tenhas a resposta a uma pergunta que tenham feito, aceite o fato.
O fato de não saber é muito incômodo para o egoporque ele gosta de saber tudo, sempre ter razão e sempre dar sua opinião muito pessoal.
Na realidade, o ego nada sabe,simplesmente faz acreditar que sabe.
 
Evite julgar ou criticar.
O TAO é imparcial em seus juizos, não critica a ninguém,tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade.
Cada vez que julgas alguém, a única coisa que fazes é expressar tua opinião pessoal,e isso é uma perda de energia,é puro ruido.
Julgar, é uma maneira de esconder tuas próprias fraquezas.
O Sábio a tudo tolera, sem dizer uma palavra.
 
Recorda que tudo que te incomoda nos outros é uma projeção de tudo que não venceu em ti mesmo.
Deixa que cada um resolva seus problemase concentra tua energia em tua própria vida.
 
Quando tentas defender-te, na realidade estás dando demasiada importância às palavras dos outros, dando mais força à agressão deles.
Se aceitas não defender-te estarás mostrandoque as opiniões dos demais não te afetam,que são simplesmente opiniões,e que não necessitas convencer aos outros para ser feliz.
 
Teu silêncio interno o torna impassível.
Faz uso regular do silêncio para educar teu ego,que tem o mal costume de falar o tempo todo.
Pratique a arte do não falar.
Toma um dia da semana para abster-se de falar.
Ou pelo menos algumas horas no dia,segundo permita tua organização pessoal.
Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do TAO ilimitado,ao invés de tentar explicar com palavras o que é o TAO.
 
Progressivamente, desenvolverás a arte de falar sem falar,e tua verdadeira natureza interna substituirátua personalidade artificial, deixando aparecera luz de teu coração e o poderda sabedoria do silêncio.
Graças a esssa força, atrairás para ti tudo que necessitas para tua própria realização e completa liberação.
Porém, tens que ter cuidado para que o ego não se infiltre…
O Poder permanece quando o egose mantém tranquilo e em silêncio.
Se teu ego se impõe e abusa desse Poder. o mesmo Poder se converterá em um veneno,e todo teu ser se envenenará rapidamente.
 
Fica em silêncio, cultiva teu próprio poder interno.
Respeita a vida dos demais e de tudo que existe no mundo.
Não force, manipule ou controle o próximo.
Converta-te em teu próprio Mestre e deixa os demais serem o que são,ou o que têm a capacidade de ser.
Dizendo em outras palavras, viva seguindo a vida sagrada do TAO.

******

Arnaldo Agria Huss
Enviado por Arnaldo Agria Huss em 03/10/2010
Código do texto: T2535590
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.