Muitas histórias... uma só História
«Novas histórias com História» é um dos diversos livros que tive o prazer de construir, conjuntamente com Elisa Brazão, e que foi em tempos apresentado no Auditório da Escola Bartolomeu Perestrelo, a cujo Quadro pertenci.
Este Livro - onde a História e a ficção viajam de mãos dadas - surgiu na sequência de um outro, denominado «histórias com História», editado conjuntamente pela DRAC e pela Câmara Municipal da Calheta, e que foi alvo de uma 2.ª edição, em 1997.
Dado o interesse suscitado por esta primeira Obra, nomeadamente junto das Escolas da R.A.M., o Livro inicial foi revisto e aumentado, dando lugar às «Novas histórias», sempre com História e, desta feita, publicadas pela Secretaria Regional de Educação, através da DRE.
A publicação abrange, entre outros, três grandes Capítulos: o primeiro, denominado «História e histórias do Mar e das Ilhas», aborda essencialmente os diversos Concelhos da Região Autónoma da Madeira, tratados por ordem alfabética, e privilegiando, nomeadamente, as respectivas Festividades Religiosas; o segundo, intitulado «A História de um Povo que o Mar aproxima...», trata essencialmente os Feriados Nacionais, com as devidas peculiaridades ao nível da nossa Região; por último, surge um outro Capítulo, referente aos Símbolos Nacionais e Regionais, sem esquecer a simbologia Europeia.
Este trabalho conta com uma «Nota de Abertura», da autoria de Francisco Fernandes, Secretário Regional de Educação e também um Homem que gosta da escrita e produz livros. Este nosso governante considera que a publicação de que hoje vos falo «constitui um instrumento, ao mesmo tempo didáctico e pedagógico, colocado ao dispor de quantos têm por função educar, sejam familiares ou profissionais de educação / ensino» (...) valorizando «a herança colectiva constituída por eventos, momentos e costumes que, nascidos no passado, atravessam o presente e consolidam o futuro».
Este foi, com efeito, um Livro muitas vezes referido como um Manual que fazia falta às Escolas, para que fossem trabalhados e enriquecidos os costumes e tradições regionais e, através deles, a História da Madeira. Se, por um lado, nunca ganhou esse estatuto, por outro, também nunca deixou de ser um instrumento de trabalho - e de pesquisa - para a elaboração de temas referentes à nossa Região, em diferentes níveis de ensino.
A própria Escola Bartolomeu Perestrelo desenvolveu um excelente trabalho com base no Livro, que teve honras de Exposição, inaugurada pela Vereadora Rubina Leal, na Biblioteca de Praia do Complexo Balnear da Ponta Gorda. Este Projecto de «Leitura no Mar» constitui, sem dúvida, um dos mais dinâmicos Pólos que integram o Plano Municipal de Leitura, denominado «Semear Palavras... Colher Leituras», a quem me cabe, aliás, o grato prazer de coordenar.
Considero, por isso, interessante o convite que me foi dirigido para falar deste Livro, apresentado numa Escola onde durante anos trabalhei e com a qual pude, mesmo posteriormente, continuar a desenvolver projectos, ainda que de forma indirecta.
E, porque mais do que para serem explicados, os Livros nascem para serem lidos, espero que viajem - paulatinamente e com prazer - pelas 264 páginas desta publicação.
Ao Futuro!
ANTÓNIO CASTRO