ANTÓNIO CASTRO NA FESTA DO LIVRO - FUNCHAL 2010

PUBLICAÇÕES DA CMF NA FESTA DO LIVRO 2010

Terá lugar - amanhã, Terça Feira, dia 25 de Maio de 2010 - a apresentação, no Pavilhão dos Autores da Festa do Livro do Funchal, dos dois mais recentes Livros produzidos pela Divisão de Educação da Autarquia. Trata-se de «Funchal: Uma Promessa de Vida», da autoria de António Castro e com ilustrações de Eugénio Santos, e de «Água: Passaporte para a Vida» (de António Castro, com ilustações de Elisabete Henriques, que é também a autora das fotografias, conjuntamente com Sónia Dória e Nélia Susana).

"Funchal - Uma Promessa de Vida" é uma exaltação à Cidade, através de uma narrativa poética, que percorre o passado e o presente, desde os primórdios do povoamento à sua actual e inegável magia, justificando e valorizando as Comemorações dos 500 Anos da Cidade.

É na sensibilidade atenta do jovem Pedro, na sua capacidade de observação e no diálogo pertinente com os pais que toda esta original Narrativa se constrói.

Em «Água: Passaporte para a Vida», uma Gotinha de Água (cuja existência é um movimento contínuo, sempre em constante circulação e renovação) partilha a sua experiência de vida. Ao querer perceber o Mundo, partilha com cada um dos leitores diversos conhecimentos (que vão da precipitação de contacto ao fóssil vivo que constitui a Laurissilva e ao Património Edificado relacionado com a água, como o Poço da Neve e a Central dos Tornos, hoje um importante Centro de Promoção Ambiental - o Pólo Temático da Água - ou ainda a Quinta do Poço, inaugurada pelo Município em 1933).

Neste livro - com preocupações literárias e criativas mas essencialmente pedagógicas - a gota confronta-nos com o facto de cada um de nós gastar - em média - 250 litros de água por dia, e visita uma escola, a partir da vidraça de uma sala de aula.

(António Manuel Antunes de Castro)
Enviado por (António Manuel Antunes de Castro) em 14/06/2010
Código do texto: T2320037
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.