LIVRO «ÁGUA: PASSAPORTE PARA A VIDA», de ANTÓNIO CASTRO

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

«ÁGUA: PASSAPORTE PARA A VIDA»

Decorreu no passado dia 22 de Abril, pelas quinze horas, na sala da Assembleia Municipal do Funchal, a apresentação da Obra «Água: Passaporte para a Vida», um livro produzido pela Divisão de Educação da Câmara Municipal do Funchal, com Texto de António Castro, Ilustrações de Elisabete Henriques e Fotografias de Sónia Dória, Nélia Susana e Elisabete Henriques.

A Cerimónia, presidida por Miguel Albuquerque, contou ainda com a presença de Rubina Leal, Vereadora com o Pelouro da Educação, e integrou-se nas Comemorações promovidas pela Câmara Municipal do Funchal, no âmbito do «Dia Mundial da Terra».

«Água: Passaporte para a Vida» é um hino a este precioso líquido, que constitui um bem finito e imprescindível à vida no nosso Planeta.

Este livro infanto-juvenil conta as aventuras de uma gota de água («que inicia o seu percurso de vida no Subarquipélago das Desertas - essas Ilhas de mito, que adormecem em sede»), viaja por diversos pontos da Ilha da Madeira, travando conhecimento com exemplares próprios da nossa fauna e flora: assim aprende a conhecer-se para melhor entender o seu destino e as suas funções.

Ao longo de 87 páginas, divididas por IX Capítulos, torna-se assim possível entender fenómenos como o da evapotranspiração (que ocorre na Floresta de Laurissilva), percorrer as levadas, valorizar o Parque Ecológico do Funchal, perceber melhor o papel da água no nosso quotidiano, os sucessivos tratamentos a que é sujeita, o seu valor e a importância de ser poupada (como bem finito que é).

A Gotinha de Água (cuja vida é um movimento contínuo, sempre em constante circulação e renovação) ao querer perceber o Mundo, partilha com cada um dos leitores diversos conhecimentos (que vão da precipitação de contacto ao fóssil vivo que constitui a Laurissilva e ao Património Edificado relacionado com a água, como o Poço da Neve e a Central dos Tornos, hoje um importante Centro de Promoção Ambiental - o Pólo Temático da Água - ou ainda a Quinta do Poço, inaugurada pelo Município em 1933).

Neste livro - com preocupações literárias e criativas mas essencialmente pedagógicas - a gota confronta-nos com o facto de cada um de nós gastar - em média - 250 litros de água por dia, e visita uma escola, a partir da vidraça de uma sala de aula. É então que 3 crianças de carne e osso (a Francisca, o Luís e o Afonso) participam activamente nas ilustrações desta publicação, retratando as actividades em prol da água, que se efectuam na Escola.

«Água: Passaporte para a Vida» terá nova apresentação na Festa do Livro do Funchal, que terá lugar em Maio próximo.

M. F.

(António Manuel Antunes de Castro)
Enviado por (António Manuel Antunes de Castro) em 14/06/2010
Código do texto: T2320030
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.