LIVRO «ÁGUA: PASSAPORTE PARA A VIDA», de ANTÓNIO CASTRO
APRESENTAÇÃO DO LIVRO
«ÁGUA: PASSAPORTE PARA A VIDA»
Decorreu no passado dia 22 de Abril, pelas quinze horas, na sala da Assembleia Municipal do Funchal, a apresentação da Obra «Água: Passaporte para a Vida», um livro produzido pela Divisão de Educação da Câmara Municipal do Funchal, com Texto de António Castro, Ilustrações de Elisabete Henriques e Fotografias de Sónia Dória, Nélia Susana e Elisabete Henriques.
A Cerimónia, presidida por Miguel Albuquerque, contou ainda com a presença de Rubina Leal, Vereadora com o Pelouro da Educação, e integrou-se nas Comemorações promovidas pela Câmara Municipal do Funchal, no âmbito do «Dia Mundial da Terra».
«Água: Passaporte para a Vida» é um hino a este precioso líquido, que constitui um bem finito e imprescindível à vida no nosso Planeta.
Este livro infanto-juvenil conta as aventuras de uma gota de água («que inicia o seu percurso de vida no Subarquipélago das Desertas - essas Ilhas de mito, que adormecem em sede»), viaja por diversos pontos da Ilha da Madeira, travando conhecimento com exemplares próprios da nossa fauna e flora: assim aprende a conhecer-se para melhor entender o seu destino e as suas funções.
Ao longo de 87 páginas, divididas por IX Capítulos, torna-se assim possível entender fenómenos como o da evapotranspiração (que ocorre na Floresta de Laurissilva), percorrer as levadas, valorizar o Parque Ecológico do Funchal, perceber melhor o papel da água no nosso quotidiano, os sucessivos tratamentos a que é sujeita, o seu valor e a importância de ser poupada (como bem finito que é).
A Gotinha de Água (cuja vida é um movimento contínuo, sempre em constante circulação e renovação) ao querer perceber o Mundo, partilha com cada um dos leitores diversos conhecimentos (que vão da precipitação de contacto ao fóssil vivo que constitui a Laurissilva e ao Património Edificado relacionado com a água, como o Poço da Neve e a Central dos Tornos, hoje um importante Centro de Promoção Ambiental - o Pólo Temático da Água - ou ainda a Quinta do Poço, inaugurada pelo Município em 1933).
Neste livro - com preocupações literárias e criativas mas essencialmente pedagógicas - a gota confronta-nos com o facto de cada um de nós gastar - em média - 250 litros de água por dia, e visita uma escola, a partir da vidraça de uma sala de aula. É então que 3 crianças de carne e osso (a Francisca, o Luís e o Afonso) participam activamente nas ilustrações desta publicação, retratando as actividades em prol da água, que se efectuam na Escola.
«Água: Passaporte para a Vida» terá nova apresentação na Festa do Livro do Funchal, que terá lugar em Maio próximo.
M. F.