Peleja Histórica = duelo , disputa de versos de repentistas. Legal pra caramba ...
Assim que eu terminei meu curso na Universidade - PUC - e me preparava para o mestrado , pasei quarenta dias na esxótica Amazonas . Entre todas as experiências maravilhosa que lá vi, ouvi e vivi , escrevo logo abaixo algo que sempre me impressionou e me fascinou de tal maneira que passei a admirar um gênero literário que até então não me chamava , tanto, a atenção . Sem querer me justificar , creio que essa, talvez, falsa indiferença , estava ligada à minha pouca idade ou à minha ânsia incontida de querer fazer tudo ao mesmo tempo . Não em termos de viagem , porque eu já nasci viajando muito , mas em termos de conhecimentos . O saber é como a água que eu bebo... acalma minha sede e me refresca o corpo e principalmete a minha mente.
Bem , lá , eu soube que existem poesias dos nossos afamados repentistas que o decurso do tempo vem tornando lendárias. Sejam simplesmente os versos de uma glosa, sublinhando sentenças que até , parecem meditadas , ou, estrofes de pelejas cruentas , demolidoras , e tão motivadoras que penetram e se impregnam no gosto do povo.e, através dos anos , vão passando de boca em boca .
E aí surgem as variações , os substitutivos , os enxertos , as versões. Afetaram , até, os violeiros . Sim , os violeiros profissio -
nais que alteraram repentes de outros , principalmente de falecidos , para cantá-los com feição propria . É... é o aproveitamento das criações de outros . E que o jeitinho , muda , e ... como fazem aqui e em outros lugares do mundo. podendo pegar uma "beira" como diz o caboclo , pega , mesmo .
Poetas populares enfeixaram e ainda enfeixam , em folhetos , as mais desencontradas versões a respeito de desafios travados entre cantadores célebres . há tempos , digamos há uns 50 anos , amadores da cantoria , analfabetos ou não , faziam se ouvir e aib=nda fazem , nas festas roceiras , reproduzindo estâncias decoradas a torto e a direito . ( estâncias são a mesma coisa de estrofes , para quem não sabe. Camões por exemplo e os grandes poetas portugueses, principalmente usavam e usam ( até eu uso), essa expressão : ESTÂNCIAS ). E estudando a história , encontra-se mais : cantadores de feiras, em audições continuadas ( repetidamente) , teem de memória e repetem quase maquinalmente , com visíveis adulterações longos trechos de emboladas e de outros gêneros da poesia matuta . Era assim e continua sendo assim , menos frequentemente , talvez .
Mas, não para por aqui Muitos trabalhadores do campo , em suas lavras ou em lavras dos grandes proprietários de terra ,fazenda , engenho , formando dupla , dupla ou individualmente, cantam , alea-toriamente , de qualquer jeito , mutilando estrofes ou versos , in-conscientemente . E assim são propagados com grandes modifica -
ções . E é assim que lá , fiquei sabendo através de conversas, leituras , etc... que é assim , através desse veículos é que se dá as deturpações das poesias originárias dos repentistas sertanejos.
Um senhor , simpático mas muito vaidoso , pois não quis dizer a idade , me contou que a primeira peleja célebre de um sertnejo de nome Francisco Romano e Inácio da catingueira ( esse último ele foi olhar num livro pois havia se esquecido ), realmente fi travada na Paraíba e que essa peleja corre meio mundo com algumas versões .
Conta , na história que a lendária contenda , imortalizando dois eminentes rivais , não foi taquigrafada ( Antes de 1950 a taquigraia é que era usada e depois continuou, mas não tenho informações de até quando . Hoje .... isso seria ridículo .rs) Bom , a "briga" dos repentistas foi acompanhada por várias cantadores , já falecidos , mas que acompamharam tudo . Era assunto do dia , e era largamente anunciado e ansiosamente aguardado O repente das poesias com ricas rimas, piadas arrasadoras , perguntas e a mordacidade das respostas eram esperadas como se espera um grande espetáculo . Esperavam o desafio .
Muitos causos , muitas histórias eram contadas, com versões no linguajar . Violeiros , poetas mais romântocos , enfim todos esperavam o evento .
Para finalizar , porque é humanamente impossível ctar aqui , todos os casos , todas as pelejas , tantos nome que se emiscuiam nos assuntos e nos duelos , aproveito para deixar algumas poesias em sextilhas em setissilábicos . O assunto é muito extenso... Alguns escritores como Rodrigues de carvalho e Leonardo Mota , no livro "Cantadores do Norte"- 1903 , contam que a contenda entre Catingueira e Romano tivera a espantosa duração de 8 dias.
Vou deixar apenas alguns exemplos da contenda , onde participaram : Rodrigues de Carvalho , um padre chamado Otaviano e o escritor Leonardo Mota . Leia a contenda ... peleja, sempre de imroviso e sarcástica :
De Rodrigues de Carvalho :
_ Negro, me diz o teu nome ,
E onde és morador;
Se és casado ou solteiro ,
Se és escravo e tens senhor ;
Fala com sinceridade,
Que eu quero ser sabedor .
_ Em casa do meu senhor,
Compro e vendo e faço feira;
Aqui está seu servo e criado
Inácio da Catingueira .
Do padre Otaviano :
_ Senhor me diga o seu nome ,
Que eu quero ser sabedor;
Se é solteiro ou casado ,
Aonde é morador,
.Se acaso é cativo,
Diga quem é seu senhor.
_ Eu sou muito conhecido ,
Aqui nesta ribeira .
Este é o seu criado
Inácio da Catingueira
Dentro da Vila de Patos ,
Compro , vendo e fsço feira .
De Leonardo Mota :
_ Inaço que andas fazendo,
Aqui nesta freguesia
Cadê seu passaporte,
A tua carta de guia,
Onde tá o seu sinhô, ]
Cadê a tua famia
_ Seu Romano, eu sou cativo
Trabaio pra meu sinhô
Quando vou pra uma festa,
Foi ele quem me mandou
E quando saio escondido
Ele sabe p'ra onde eu vou.
etc... e assiim vai , de novo. R. de Carvalho ; Padre Otaviano ; Leonardo Mota ..... ( e não acaba mais ...rsrs )
Fico por aqui . Texto difícil , muito dificíl ; tanto a pesquisa como a escolha das pelejas. Todas são belas e inesgotáveis ... rs
Kalena : sem coragem e nem sabedoria para 1 peleja.
Outono. mai.2010. UIfa..!!! Fascinante.
...