MÃES: o espaço das Palavras

“A palavra oscila no espaço, um momento” (Drummond)

Neste espaço, as mães merecem o nosso aplauso; elas trazem alegria e esperanças para suas famílias; abrem caminhos... Celebramos seu dia!

Eduardo Mascarenhas confirma: “tudo o que o homem faz - jogar futebol, compor sinfonias, escrever poemas, construir e destruir – é por causa da mulher”.

Parece exagero, mas não é. As palavras “falam” em homenagem às mães - descrevo pontos e sinais de sentimentos nos pensamentos de:

Joaquim Cardoso: “toda a mulher é uma árvore / para dar frutos nasceu.”

Maiakovski: “A mulher se pinta / o homem faz ginástica.”

Pedro Du Bois: “... és a verdade aguda da presença / onde revelas a força da luz...”

Murilo Mendes: “teu riso dá cor ao mundo. /... desposa o movimento.”

Caetano Veloso: “... não sei o que dizer a essa mulher / potente e iluminada / que sabe explicar perfeitamente...”

Mário Chamie: “A mulher trouxe / o pano / a paciência / o perdão / para a hora da partilha.”

Chico Buarque: “Mulher vou te dizer o quanto te amo / cantando a flor. / Que nós plantamos.”

Antonio Olinto: “Mulher é o melhor / o melhor é mulher //... é múltipla / vai ao fim / de tudo / ao último / parapeito / das coisas...”

Concordo com Roberto Gambini quando diz: “se perdermos a dimensão poética da vida, as mudanças cessam, a alma fica silenciada e cristalizada no tempo.”

Mulheres... Mães são apenas “tempos” do presente, passado e futuro. Elas são a alma, o sorriso, o amor, a lealdade e a amiga representando o tempo. O presente do passado na memória; o presente do presente no sentimento e o presente do futuro na manutenção da espécie, a procriação.

Mas, o melhor sobre o tempo é que ele acontece uma vez, e as mães tornam-se responsáveis pelas mudanças: ela é a alma do tempo. Ela representa determinação, seriedade e o poder transformador da autoconfiança.

No espaço das palavras os poetas enfocam mensagens para as mulheres, demonstrando o quanto elas são mães representáveis – o espaço “fala” na imagem da musa inspiradora dos corações, exemplo de dedicação, talento, competência; luta e vida.

Todos os mistérios estão reproduzidos nas mães: os cantos dos pássaros, dos rios, dos filhos dentro delas. São incríveis em suas sabedorias, partilham experiências, desafios e sonhos. Distribuem generosidades, acompanhadas de emoção. São fortes e capazes de unirem a todos que amam. Fazem da palavra seus títulos de nobreza.