Quer comer à francesa...?
Ratatouille
O primeiro da nossa seleção é o Ratatouille, um prato feito à base de legumes cozidos, como pimentão, abobrinha, berinjela, tomate etc. Essa é uma receita bem prática de fazer, levando apenas alguns minutos. Além disso, ela chama a atenção pelas cores e o frescor.
Outro ponto de destaque é justamente o fato dela ser totalmente de origem vegetal. Isso faz com que a comida possa ser aproveitada por todas as pessoas, inclusive vegetarianos e veganos. Portanto, fica a seu critério saboreá-la como prato principal ou complemento.
Croissant
O croissant, certamente, é um dos alimentos mais famosos da culinária francesa. É aquele tradicional pão com massa folhada usado para lanches, café da manhã e, inclusive, sobremesas. Na França, não há uma regra específica sobre o consumo dele.
Portanto, há quem o prefira sem incrementos e quem não abra mão de recheá-lo. Nesse segundo caso, as possibilidades são infinitas: ovo, legumes, chocolate, proteína animal, como frango e carne, e por aí vai.
Petit gateau
O petit gateau, por sua vez, é uma receita que mescla duas sobremesas em uma só. É um bolo com recheio cremoso de chocolate e uma ou duas bolas de sorvete (geralmente, de creme). No entanto, o segredo aqui está justamente no contraste entre ambos.
Isso porque o bolo é aquecido antes de ser servido, fazendo, assim, uma combinação contrastante com o frescor do sorvete. Inclusive, o recomendado é que, ao saboreá-lo, você intercale as colheradas entre um e outro para aproveitar a sobremesa ao máximo.
Madeleine
Madeleine é o nome dado a um biscoito tradicional da França. Para se ter ideia, ele existe desde a Idade Média e é comercializado em muitas confeitarias do país.
Ao contrário do que muitos imaginam, ele é feito de ingredientes simples, como farinha, manteiga, açúcar e raspas de limão. O que o diferencia de muitos aperitivos parecidos é o visual único que tem: o formato que imita a textura das conchas.
Profiterole
Saindo dos biscoitos, vamos para outra especialidade da pâtisserie francesa: o profiterole. Esse doce, que tem a base de farinha e manteiga, é conhecido pelo recheio de sorvete e a cobertura com calda de chocolate. Não raramente, ele ainda leva raspas de amendoim, pistache ou noz-moscada.
É bem comum ver o profiterole sendo servido em porções. Além disso, ele é figurinha carimbada em recepções e eventos por ser uma receita que chama a atenção visualmente.
Poulet frites
O poulet frites é uma combinação entre frango e batata frita. O ponto alto que o diferencia é justamente o fato de a batata ser a única guarnição do prato. Já de acompanhamento é possível ter uma salada ou um molho.
Em relação ao frango, especificamente, não há uma regra sobre como ele deve ser servido. Por isso, é possível encontrar restaurantes em que ele vá ao prato cozido, frito ou mesmo grelhado.
Macaron
Outro doce que não poderia faltar neste artigo é o macaron. Afinal, além de sobremesa, ele se tornou um acompanhamento frequente para chás e outras bebidas quentes em Paris. O doce tem uma receita simples: farinha, manteiga e açúcar. Já o recheio, pode ser de diferentes ganaches, desde o de chocolate até o de doce de leite.
No entanto, o que realmente se destaca nele são as cores. Isso porque, ao longo do tempo, os confeiteiros franceses desenvolveram o hábito de usar diferentes corantes na produção da massa. Com isso, surgiram macarons das mais diversas tonalidades!
Quiche lorraine
Fora os pratos já citados até aqui, há uma torta salgada bastante importante na culinária francesa: o quiche lorraine. Além de queijo gruyère, o recheio leva creme de leite, ovo, bacon e noz-moscada.
Esse tipo de quiche costuma ser aproveitado na hora dos lanches, sendo servido com uma boa taça de vinho tinto. Também é comum saboreá-lo em dia de festividades locais quando a comida precisa ser leve, saborosa e prática.
Cassoulet
Por fim, há o cassoulet, um prato que traz muitas semelhanças com a nossa feijoada, embora seja uma experiência à parte. Isso porque ele é feito à base de caldo de feijão, mais especificamente o branco.
Junta-se ao cozimento dele algumas partes do porco, como a linguiça, o bacon, o joelho, o lombo e a bisteca. Todos eles previamente defumados no vinho branco. Já na hora de servir, é comum que a receita não venha em pratos, mas em pequenas travessas.
Viu só como a culinária francesa conta com uma grande diversidade de pratos, em especial as sobremesas? Portanto, monte uma lista de receitas para provar ao visitar a França. A partir daí, você pode pesquisar por restaurantes, bistrôs, cantinas e afins, que vendem essas comidas para ter uma experiência gastronômica completa!