Quem quer bacalhau ?

         ...Assim gritava o Chacrinha na década de 70, mas vamos ao assunto :
         Um dia desses , passando por uma das dezenas de programas de culinária, me deparei com um "sabichão" afirmando que " qualquer peixe era um bacalhau" , pois esse era o nome que se dá à receita do prato ( ?) , e não ao peixe em si.
         Nada sei de cozinha, nem ligo muito para esses cozinheiros , não me chamam a atenção, a não ser que falem algo curioso, como esse fulano.
         Pensei pra mim ; " Ah tá legal...quero ver transformar uma sardinha em um bacalhau..." !
         O "sabichão" estava na Ana Maria Braga, lembro bem,  e fui pesquisar à respeito, pois o homem foi tão seguro de si...
         Na verdade ele estava errado,  os chamados "bacalhaus" são apenas de cinco espécies, nem todas do Atlântico Norte, onde estão os melhores. Essas cinco espécies tem realmente uma carne parecida ( sem o mesmo sabor) , mas apenas um deles é considerado " o legítimo", que é a espécie " Gadus Morhua", das águas da Noruega.
        Portugal não tem bacalhau , eles são pescados mais para o norte, pois desde os séculos XV e XVI  vem desenvolvendo a pesca pela durabilidade do peixe, tendo a sua entrada pela cidade do Porto , este é o "legítimo Gadus ", das águas norueguesas.
        As espécies mais usadas na cozinha são;  Ling,  Zarbo , Saithe (desfia fácil, usado em bolinhos),  mas para as bacalhoadas Ibéricas, tem que ser o " Legítimo", pois nada se compara em sabor, os demais são "genéricos".
        O que "mora" por aqui, é o Saithe, saboroso para alguns pratos típicos , os "tira gostos",  e dá até para um bom almoço de domingo, nem precisa ser servido com guaraná Dolly, podem abrir um vinho para acompanhar.
        Os preços dos "Gadus" são altos devido a pesca predatória, mas os espertinhos andam majorando as outras espécies sem razão alguma, já que poucos conhecem as suas origens,  ( um roubo).
        Particularmente fujo dessas "manias" caras, de que na Páscoa "tem " que usar bacalhau ...esse verbo "ter", já caiu de moda faz tempo, sou do tipo que faz churrasco até na sexta-feira santa, ou compro a sardinha ou outro peixe gostoso, acompanhado de um vinho Cabernet , que por sinal, adoro .
         Quem faz o calendário na minha casa sou eu, essas manias de data disso ou aquilo é coisa de bacana , faço o que dá, o importante é ser feliz.
        
    

 
         

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 17/10/2018
Reeditado em 17/10/2018
Código do texto: T6478487
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.