LICOR 43 - O ESPÍRITO DA ESPANHA

Imagem: Encarte do produto
 
É assim mesmo que muitos definem esse excepcional licor produzido pela destilaria Diego Zamorra, em Cartagena, na Espanha. Uma combinação secreta de 43 ingredientes (daí a origem do nome) à base de sumo de limão e de outros frutos. É aromatizado com baunilha e várias ervas, que transformam este licor num incrível destilado com 31% de graduação alcoólica. Os uísques possuem de 38 a 54%.
 
Além de emanar um aroma agradabilíssimo, seu sabor é maravilhoso e é um licor bem doce – como todo licor deve ser –, mas ao mesmo tempo tem algo no fundo que é muito forte, e que acaba lembrando um pouco o uísque. Sua cor dourada o engrandece ainda mais.
 
Com uma fórmula secreta e milenar, não se sabe ao certo a origem de sua receita, mas é fabricado desde que os romanos habitavam a Península Ibérica (esta informação consta no rótulo do produto). A história recente do Licor 43 começa com a descoberta pela Diego Zamorra S.A., em 1924, de um método secreto de refinar o primitivo licor para torná-lo mais suave e delicioso, por meio de adição de ingredientes especiais e obtenção de maior precisão na mistura.
 
Pode ser servido puro, com gelo, misturado com soda ou leite ou ainda com o sumo das frutas, principalmente a laranja e o abacaxi. Seu mais famoso drinque, o IBIZA 43, uma refrescante combinação com suco de abacaxi e gelo, é consumido nos mais badalados bares do mundo. Também faz muito sucesso o CAIPIRINHA 43, onde substitui a cachaça.
 
É um licor de sabor único e marcante, e não sei se há no mercado algum outro com a mesma personalidade e competência. Com seu aroma forte e sabor inconfundíveis, uma das referências que se faz a ele é que é “um licor para homens” (sic). Sem entrar no mérito da afirmação e sendo óbvio que muitas mulheres o apreciam, definitivamente sua força dá a conotação de que, se há um licor de homem, o 43 é o símbolo. Até porque, pelo fato de seu sabor adocicado, os licores sempre foram símbolos de bebida feminina. O que não deixa de ser uma injustiça e um preconceito para com eles.
 
Para terminar, deixo aqui uma das receitas constantes no encarte que o acompanha, sem dúvida uma delícia, e a que mais aprecio. Chama-se MORIR SOÑANDO:

 - ¼ de licor 43                                   Morir Soñando
 - ¼ de leite
 - ¼ de suco de laranja coado
 - Canela em pó 
 - Servir com gelo picado
 
Um brinde a todos: puro, on the rocks ou ao “morir sonãndo”.

 
  
******
 
Arnaldo Agria Huss
Enviado por Arnaldo Agria Huss em 13/11/2011
Código do texto: T3334219
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.