Menestrel da Bahia - Não é strogonoff, muito menos moqueca!
A outra receita tem cara de comida meio indiana, meio tailandesa, meio baiana e também foi completamente elaborada neste final de semana quando recebi a minha única irmã Leila. Em sua homenagem vou apelidar o prato, que também é simples e barato, de Menestrel da Bahia. Menestrel, porque a comida é para mim uma poesia e para ser poético tem que ser barata. Tirar bons sabores de ingredientes caros é fácil; difícil é fazer o mesmo com pouca grana!
Os ingredientes são os mais simples e esta receita dá para quatro pessoas com fartura.
Peito de frango (02)
Sal (a gosto)
Alho (10 dentes)
Cebolinha (meio maço)
Coentro (meio maço)
Hortelã (40 folhas)
Vinagre de maçã (100 ml)
Páprica Picante (10 gr)
Leite de coco light (200 ml)
Manteiga (100 gr)
Corte o peito em tiras de 5 cm de altura por 2 cm de largura. Tempere as tiras com o alho amassado, o sal e a páprica. Depois deixe reservado numa vasilha com o vinagre de maçã por pelo menos 4 horas para entranhar o tempero.
Em seguida aqueça a manteiga numa panela larga sem deixar queimá-la e coloque o frango já temperado para fritar até que fique um pouco dourado. Adicione as ervas e mexa com uma colher de pau para que elas se adiram à carne de frango. É importante fazer tudo isso em fogo baixo para a carne não dourar em demasia.
Quando o aroma das ervas e da páprica picante começar a evaporar é hora de adicionar o creme de leite light e deixar ferver em fogo baixo por no máximo 10 minutos. Acaso o frango comece a ressecar basta adicionar um pouco mais de creme de leite para que ele obtenha a aparência cremosa.
Servir este prato com arroz branco pode fazer a maior diferença, mas também casa perfeitamente com uma massa que leve pouco tempero ou sem molho.
Experimente mudar um pouco e depois, se puder, me conte qual foi a reação de seu paladar e dos seus convidados.
Bom apetite,
Carlos Henrique Mascarenhas Pires é autor do Blog www.irregular.com.br
Em breve as fotos estarão no blog para deleite dos olhos!