Pamplona del Imperador - Churrasco de Frango com sabor do Uruguai
Um churrasco fácil, barato e diferente, com temperos aromáticos e perfeitamente ricos em sabor e aparência.
A receita vem do Uruguai e é para mim uma das melhores opções depois das tradicionais Parrillas. O nome é confuso; alguns o chamam de Pamplona e outros de Matambre de Pollo; eu o conheci como Pamplona na cidade de Melo, extremo norte do Uruguai. Na minha versão eu o apelidei como Pamplona del Imperador, porque sofreu alterações da receita original.
Os ingredientes são simples e para a quantidade que vou descrever dá para servir bem 06 pessoas com fartura.
Rolo de barbante de algodão (01 rolo)
Peito de frango sem osso e sem pele (03 grandes)
Páprica picante (10 gr)
Alho amassado (10 dentes)
Cebola picada (01 média)
Coentro (meio maço)
Cebolinha (meio maço)
Pimenta do reino (5 gr)
Sal (a gosto)
Pimentão vermelho (01)
Azeite de Oliva (200 ml)
Lingüiça defumada (01 pedaço)
Bacon (200 gr)
Manteiga (100 gr)
Suco de Limão (4 limões)
Queijo parmesão ralado (150 gr)
Abra o mais fino possível os peitos de frango em lâmina. Corte um peito ao meio e com uma faca afiada vá abrindo esta metade até que ela se pareça com uma folha ou um grande bife fino. Faça o mesmo com todos os outros pedaços de frango.
O alho, a cebola, a cebolinha e o coentro devem estar bem picados. Depois devem ser juntados ao sal, pimenta do reino, o queijo parmesão e páprica picante. Misture com o azeite de oliva e o suco dos limões fazendo que a mistura se pareça a um creme. Este será o tempero das folhas de frango. Deixe os peitos imersos no tempero de um dia para o outro para que fique bem temperado.
Numa tábua de corte proceda com o corte bem fininho de tiras do bacon sem pele, da lingüiça e do pimentão. Depois divida as tiras na quantidade de partes dos peitos. Lembrando que cada peito inteiro tem duas partes e uma pessoa come uma destas partes num almoço. Para 03 peitos serão 06 Pamplona del Imperador.
Abra cada folha de peito e coloque uma parte das tiras dentro dele espalhando por igual. Em seguida pegue uma das pontas e comece a enrolar num único sentido até que ele se feche por inteiro; como se fosse um rocambole. Amarre a primeira ponta desta Pamplona e em seguida gire-o sobre o próprio eixo até que se faça uma amarração geral até a outra ponta. A aparência depois de fechado é de uma grande lingüiça. Unte cada peça na manteiga e deixe reservado por alguns minutos.
Numa churrasqueira com bastante brasa; coloquem numa grelha alta, as Pamplonas untadas e vá virando-as até que por fora estejam visivelmente assadas de forma igual. Depois é só cortar o barbante e servir em cortes finos. O sabor é indescritível e você pedirá, com certeza, por mais Pamplona de Imperador.
Buen apetito y viva Uruguay!
Carlos Henrique Mascarenhas Pires
As fotos estarão em breve em meu blog www.irregular.com.br