O Velado no Filme Matrix
INTRODUÇÃO
Apesar de o título estar restrito ao velado, também, tratar-se-á do explícito no filme Matrix.
A interpretação, acredita-se que não somente essa, mas como qualquer interpretação, se faz com base em referências, que se tem conhecimento. E, para que os interessados, que não tiverem as mesmas referências, pudessem ter melhor entendimento, se teve o cuidado de publicá-las anteriormente: “Maya é Ilusão”? “Mundo Perceptível e Mundo Oculto”; e “Mito da Caverna, Platão”. Outra referência utilizada, essa mais voltada para a parte explícita, é o que, pretensiosamente, poderíamos chamar de análise psicossocial da sociedade, da qual, apesar de não se ter quaisquer conhecimentos, se tem, como todos, opinião formada. No caso, influenciada por leitura dos livros a respeito, de Erich Fromm e no empirismo de longo viver.
Encontrou-se como boa organização à estrutura do texto: Introdução; Dados Sobre o Filme Matrix; Sinopse do Filme Matrix; Personagens; Descrição do Filme; O Explícito no Filme; O Velado no Filme.
DADOS SOBRE O FILME MATRIX
“The Matrix” (Matrix) é um filme áustralo-estadunidense de 1999, dos gêneros ficção científica e ação , escrito e dirigido pelos, então, norte-americanos irmãos Machowski Andy (Andrew Paul) e Larry (Lawrence), hoje as irmãs Machowski, Lilly e Lana. Protagonizado por Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss.
O filme estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 31 de março de 1999, aclamado pela crítica e com grande sucesso de bilheteria, a quarta daquele ano, arrecadando mais de 460 milhões de dólares, contra um orçamento estimado em 63 milhões. A maior receita da Warner Bros, em 1999. Durante a 72ª cerimônia do Óscar, Matrix ganhou todas as quatro categorias, para as quais foi indicado: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Edição de Som.
SINOPSE DO FILME MATRIX
O filme - ficção e ação, retrata um futuro no qual a realidade, como percebida pela maioria de humanos, é, na verdade, uma realidade simulada por computador, chamada Matrix. Essa simulação é criada por máquinas sencientes - evolução da inteligência artificial, para subjugar a população humana, enquanto o calor e a atividade elétrica de seus corpos são usados como fonte de energia.
Ficção científica, que aborda sobre o domínio de máquinas resultantes da evolução da Inteligência Artificial sobre os homens. Em determinado momento, os homens, na tentativa de conquistar a liberdade, promovem a escuridão na Terra, de forma a destruir as máquinas, dependentes de energia solar. As máquinas reagem violentamente e não permitem mais o nascimento natural dos homens e passam a cultivá-los. Existem enormes campos de cultivo de homens, para que se transformem em pilhas, para alimentar as máquinas. Para que se mantenham submissos sem quais quer reação, criaram espécie de metaverso, onde cada homem cultivado se divirta, com seus próprios avatars, criados e levados ao mundo Matrix, por IA, achando que que está vivendo realidade. Apesar desse violento domínio, surgiu grande liderança, que fundou Zion, espécie de região onde se conservou o modo de nascer tradicional dos humanos e foi criado um movimento de resistência e um sistema semelhante, para combater Matrix no mundo paralelo. Entretanto, essa liderança foi capturada e morta. Assumiu uma outra liderança, que espera e procura um novo messias, capaz de conquistar a liberdade.
Ficção científica na forma de transporte e do treinamento dos membros da resistência à Matrix. O transporte para o mundo virtual da Matrix é feito por espécie de internet discada e as cabines telefônicas funcionam como portais de entrada e saída. O treinamento, por meio de aplicativos com a respectiva necessidade – lutas marciais, pilotar helicópteros..., transferidos aos "trainee", como espécie de transferência de arquivo em processamento de dados.
Filme ação, com a luta entre os agentes da Matrix e os membros da Resistência se fazendo com a sofisticação das artes marciais e com a violência da sofisticação da brutalidade das armas. Lutas com as quais se percebe, que os contendores estão na virtualidade, onde fica fácil agir como se não existisse gravidade.
Existe um reduzido grupo, que tem consciência sobre essa simulação e organizou um movimento de resistência, para libertar os homens do domínio pelas máquinas. Mas, o êxito desse movimento depende de encontrar o “Escolhido”, ser, tal como um messias, capaz de salvar os homens dessa escravidão.
O filme se passa em dois mundos - o real e o simulado. Praticamente, é sobre à busca desse Escolhido e da luta entre o grupo resistente e as máquinas sencientes, para a libertação dos homens do domínio das máquinas. Os dois mundos são mostrados, no filme, com filtros de cores diferentes, para ajudar o espectador a perceber onde as cenas acontecem. Enquanto o mundo real surge com uma tonalidade azulada, aquilo que acontece na Matrix tem sempre um tom esverdeado.
PERSONAGENS
Neo
Seu verdadeiro nome, Thomas A. Anderson, jovem profissional da área de informática e entediado com o mundo que o rodeia. Neo é o nome que ele mesmo se deu como hacker, trabalho no período noturno, quando comete pequenos crimes informáticos a troco de dinheiro.
É procurado e contatado pela liderança do movimento de resistência, que o tem como o Escolhido, o messias salvador. A partir de seu aceite a entrar no movimento, descobre a verdade sobre Matrix, que é o Escolhido e acaba dominando os seus poderes e liderando o grupo.
Embora duvide do seu destino ao longo de todo o percurso, aprende a contornar as regras da simulação. Acaba por salvar a liderança da resistência, que fora sequestrada e derrotando o agente líder da Matrix, depois de um duelo, quando prova o seu valor como guerreiro e confirma que é o Escolhido.
Morpheus
É o líder da resistência humana contra a dominação das máquinas. Morpheu e os membros desse movimento se protegem da Matrix e tem seu centro operacional, num local denominado Zion. Por ter "despertado" há muitos anos, conhece os truques da simulação e tem a certeza de que encontrará o Escolhido. No contato, para saber sobre a aceitação de Neo entrar no movimento, Morpheus lhe oferece dois comprimidos de cores diferentes: com o de cor azul continuará na ilusão, com o vermelho descobrirá a verdade. Neo escolhe o comprimido vermelho, demonstrando sua vontade de participar do movimento de resistência.
Como um verdadeiro mestre, Morpheus procura guiar Neo ao longo de toda o desenrolar dessa aventura de ficção científica, Matrix.
Trinity
É uma famosa hacker da resistência, que parte em busca de Neo, através da Matrix. Embora os agentes da Matrix a subestimem, por acharem que aparenta ser frágil, Trinity consegue escapar deles e derrotá-los diversas vezes. Acompanha Neo na missão de salvar Morpheus, arriscando a própria vida. Sua fé e amor inabaláveis a Neo são o que consegue reerguê-lo no final.
O Oráculo
É uma mulher que, desde o começo, auxilia a resistência com poderes de clarividência, que preveem o futuro de seus membros. Profetizou que Morpheus encontrará o Escolhido e que Trinity vai se apaixonar por ele. Quando recebe a visita de Neo, o Oráculo fala aquilo que o protagonista precisa ouvir para cumprir o seu destino.
Cypher
Jovem membro do movimento da resistência, mas odeia as durezas da vida real e tem ressentimento a Morpheus, que, mesmo sabendo que não poderia voltar atrás, lhe mostrou a verdade. Aceita a proposta do agente líder da Matrix e trai a resistência, entregando a localização de Morpheus, em troca do regresso à ignorância na Matrix. Num ato de extrema covardia assassina jovem membro da resistência e acaba sendo morto.
Agente Smith
Representa a autoridade na Matrix: a sua responsabilidade é manter a ordem e neutralizar a ação da resistência. Sendo parte de um programa de computador, possui capacidades que o tornam um inimigo quase impossível de derrotar. Embora não seja humano, exprime emoções como raiva, desespero, decepção ...
Oportuno observar, parece que alguns nomes de personagens e de lugares foram escolhidos sob intenção de associa-los a uma dualidade realidade x virtual. A realidade relacionada à resistência e o virtual à Matrix.
Morpheus, lembra Morfeu da mitologia grega, deus dos sonhos. Trinity, significa trindade, elemento constante nas mais diversas religiões, para indicar o Pai (ideia) Mãe, ou Espírito Santo (plasmação) Filho (realização). Neo, tem como anagrama “one” (um ou escolhido); Cipher, entre muitos sentidos, o de zero.
Neo (one - um) e Cipher (zero) dualidade na linguagem binária de informática; dualidade fidelidade, traição; e dualidade real x virual.
Zion, relacionado a Sião, nome como também era chamada Jerusalém, de onde surgiu o messias salvador do cristianismo. Zion de onde surgirá Neo, o novo messias, depois de intenso treinamento, para autoconhecer-se e entender-se como o Escolhido.
DESCRIÇÃO DO FILME MATRIX
Início
O filme começa com uma cena de ação protagonizada por Trinity. Falando com Cypher, em busca de indicações sobre a localização de alguém, percebe que a linha foi grampeada. Logo o local é invadido por agentes da Matrix, que encontram Trinity, de costas, sentada em uma cadeira. Trinity luta contra todos ao mesmo tempo e consegue derrotá-los de uma maneira inacreditável.
Depois, corre para um orelhão e atende o telefone, sumindo sem deixar rastro. Os agentes continuam no seu trilho, indo atrás da pessoa que ela buscava, Neo.
Neo, exausto, enquanto dormia em cima do teclado, é acordado por duas mensagens que aparecem na tela. A primeira ordena que acorde e a segunda recomenda que "siga o coelho branco". No mesmo momento, batem na porta de sua casa: são Choi (Escolha) e Dujour (Do dia), um casal de conhecidos, acompanhados por alguns amigos, que vieram pedir um serviço e o convidar para uma festa.
Na despedida, Neo repara que a mulher tem um coelho branco tatuado no ombro e, por isso, aceita o convite deles para festa. Lá, conhece Trinity, que tem andado a sua procura e que lhe informa, que Morpheus quer conhecê-lo. Neo lhe pergunta o que é a Matrix e ela garante que a resposta irá encontrá-lo.
No dia seguinte, está trabalhando no escritório, quando recebe uma encomenda com um celular que começa a tocar. Quando atende, descobre que é Morpheus, avisando que a polícia está chegando para buscá-lo e fornece coordenadas de como escapar. Neo, por medo, se recusa a fugir conforme aconselhado por Morpheus, pular da janela para um andaime e depois chegar à rua.
É preso e interrogado pelo Agente Smith, que lhe oferece imunidade, mas em troca de dar a localização de Morpheus. O hacker recusa a proposta, afirma saber de seus direitos e quer um telefone para se comunicar. Ao que Smith responde: para que um telefone se não poderá falar e faz aparecer uma mordaça com a própria pele de Neo, que lhe fecha a boca. Neo tenta gritar, em desespero, mas somente emite ruídos. É imobilizado e implantam um inseto robótico no seu corpo, através do umbigo. Na manhã seguinte, acorda na sua cama e coloca a mão no umbigo e pensa que foi apenas um sonho.
É chamado para conhecer Morpheus, Trinity passa e o apanha de carro, no local combinado e aproveita para remover o inseto espião colocado no seu umbigo. Antes de Neo entrar na sala, a hacker o aconselha a ser honesto. Morpheus está numa sala, com duas cadeiras colocadas frente a frente e no centro uma mesa com um copo de água.
Desenvolvimento
Logo que se encontram, Morpheus começa por dizer: que o tem procurado e sabe que Neo também vive numa busca constante: "Você está aqui porque sabe algo, sente algo errado no mundo, como uma farpa no seu cérebro, te enlouquecendo". Com suas suspeitas confirmadas, não hesita em colocar a questão que o tem atormentado: "O que é a Matrix?".
Morpheus compara Neo a Alice, prestes a descer a toca do Coelho e descobrir um novo mundo. Fala que a Matrix é o mundo que acredita ser real, para que não perceba a verdade. Uma simulação criada, para que os indivíduos não possam ver a realidade.
Morpheus lhe oferece acesso à realidade, mas avisa que o percurso depende inteiramente da vontade de Neo. O protagonista insiste em saber qual é a verdade que tem sido escondida dele.
Estendendo as mãos com dois comprimidos diferentes, um azul e um vermelho, oferece ao protagonista dois caminhos possíveis. Se tomar o azul, irá acordar na sua cama e pensar que foi tudo um sonho. Se tomar o vermelho, no entanto, irá conhecer toda a verdade, mas não vai poder voltar atrás.
A escolha de Neo é pelo vermelho. Durante a experiência, Morpheus continua procurando guiá-lo com o seu discurso. Como se o preparasse para a “viagem". Pergunta se alguma vez teve um sonho que poderia jurar que era real. Em seguida, questiona: Se não conseguisse acordar desse sonho, nunca saberia a diferença entre o sonho e a realidade?
Depois de tomar o comprimido vermelho, logo começa a notar que a matéria de tudo que o rodeia, e até do próprio corpo, parece desafiar as leis da física. Quando se olha ao espelho, a superfície parece rachar de repente. O material se torna maleável, quase líquido e começa a subir pelo seu braço, até tomar conta do seu corpo totalmente. É levado para o laboratório da resistência, onde começam a prendê-lo a várias máquinas.
Neo acorda desesperado, totalmente nu, preso em uma cápsula com tubos atravessando o seu corpo. Está magro, fraco, como se seus músculos estivessem atrofiados. Uma máquina em forma de aranha, joga o seu corpo pelas águas, por uma espécie de esgoto. Antes de cair, Neo repara que existem incontáveis cápsulas iguais com seres humanos. Finalmente, chega à realidade, aos campos de cultivo de humanos.
É resgatado pelo grupo de Morpheus que o leva para sua nave.
A adaptação de Neo ao mundo fora da Matrix é lenta. Os músculos do seu corpo não estão desenvolvidos e a consciência não está conseguindo processar todas as informações, que recebeu depois de ser resgatado.
Quando pensa que ele está pronto, o líder leva Neo para um laboratório onde a equipe se reúne. Lá, o manda sentar numa cadeira, lhe entregando um visor para os seus olhos. Neo sente uma dor de cabeça forte e desmaia. Acorda com Morpheus numa sala totalmente branca e vazia. O "mestre" começa a fazer aparecer objetos no espaço, como uma televisão e duas poltronas. Pode, então, lhe mostrar imagens do que aconteceu e contar a verdadeira história.
Explica que estão no ano de 2199, embora na simulação corra o ano de 1999. A humanidade vivia em harmonia até criar inteligências artificiais, formando uma raça de máquinas, que declarou guerra aos seus criadores. Como as máquinas dependiam da energia solar, os humanos atacaram o céu com químicos, causando o tempo cinzento e tempestade constante.
O calor humano virou a fonte de energia desses robôs e as pessoas começaram a ser "plantadas" em grandes campos. Enquanto estão presas e são alimentada por tubos, suas mentes estão distraídas com um mundo gerado por computadores, simulação feita para enganá-las e controlá-las.
Morpheus avança com o seu discurso, fazendo perguntas extremamente profundas e difíceis de responder, como "O que é o real?". Sublinha que aquilo que podemos apreender através dos sentidos está dependente de "sinais elétricos interpretados pelo cérebro". Assim, levanta uma questão: não temos como saber verdadeiramente se aquilo que vivemos é ou não real.
Você esteve vivendo num mundo de sonhos, Neo. Este é o mundo como ele é hoje: ruínas, tempestades, escuridão. Bem-vindo ao deserto do real!
Morpheus sublinha que as pessoas que estão alienadas são uma ameaça, tão grande quanto os próprios agentes da Matrix.
A Matrix é um sistema, Neo. Esse sistema é nosso inimigo. Mas quando você está dentro dele, o que você vê? Homens de negócios, professores, advogados, carpinteiros. As próprias mentes das pessoas que estamos tentando salvar; mas até o fazermos, essas pessoas são parte desse sistema e isso as torna nossas inimigas. Você tem que entender que a maior parte das pessoas não estão preparadas para serem desligadas. E muitas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema, que vão lutar por protegê-lo.
Tank, um dos membros da tripulação da nave, mostra que é possível ligar a mente de Neo a programas de computador e simulações, instalando em segundos a capacidade de lutar diversas artes marciais. Morpheus desafia o jovem para um duelo e todos param para assistir, mas Neo é muito mais lento e perde. Passa para o programa dos saltos e, de repente, está no topo de um arranha céu e Morpheus ordena que pule para outro edifício que está muito longe, recomendando que "liberte a sua mente".
O hacker pula, mas cai no asfalto e acorda, na vida real, com sangue na boca.
Cypher, membro da equipe de resistência, resolve denunciar o seu líder ao Agente Smith – Matrix, em troca de voltar para a simulação. Declarando que está cansado da guerra, da fome e da miséria, conversa com Smith enquanto come um bife suculento e assume o seu desejo de regressar à Matrix. Mesmo sabendo que nada daquilo é real, escolhe a mentira confortável e a inconsciência, porque acredita que "a ignorância é uma benção". Cypher, faz um acordo com Agente Smith e monta uma armadilha para capturar o chefe do grupo.
Enquanto isso, Neo vai conhecer o Oráculo, uma mulher que está cozinhando e lhe diz, casualmente, que deve "conhecer a si mesmo" e que não é o Escolhido, porque está esperando por outra pessoa. Avisa também que o mestre Morpheus vai sacrificar a vida para protegê-lo.
O grupo cai na armadilha, Morpheus acaba sendo capturado e alguns membros da tripulação são abatidos. Agente Smith interroga e tortura o líder tentando obter os códigos para base da resistência, Zion. Nessa ocasião, o Agente Smith expõe a Morpheus a impressão que as máquinas têm da raça humana, sua inimiga, pela qual Smith alimenta ódio.
Mais do que ódio, sente desprezo pela humanidade, por acreditar que ela depende "da miséria e do sofrimento". Enquanto interroga Morpheus, depois de o sequestrar, conta que a primeira simulação falhou pela ausência de dor: A primeira Matrix foi criada para ser um mundo humano perfeito, onde ninguém sofresse e todos pudessem ser felizes. Foi um desastre. Ninguém aceitou o programa.
O agente Smith, refletindo sobre a evolução, compara o ser humano a um "dinossauro" porque está prestes a ser extinto, anunciando que "o futuro é o nosso mundo". Aposta ainda que os humanos causaram a própria ruína da sua espécie e, pior ainda, a devastação do planeta.
Todos os mamíferos neste planeta desenvolvem instintivamente um equilíbrio com a natureza em redor. Mas vocês, humanos, não. Vocês se mudam para uma área e se multiplicam, até que todos os recursos naturais sejam consumidos. O único modo que vocês sobrevivem é se espalhando para uma outra área. Existe outro organismo neste planeta, que segue o mesmo padrão. Sabe o que é? Um vírus. Os seres humanos são uma doença. O câncer deste planeta. Vocês são uma praga. E nós, a Matrix, somos a cura.
O grupo da resistência, de Zion, decide desligar o líder da máquina e, ao terminar com a sua vida, salvar Zion e a resistência.. Neo resolve impedir e entrar na Matrix para resgatá-lo, com a ajuda de Trinity.
Final
Neo e Trinity entram no edifício, onde Morpheus está preso, carregando malas cheias de armas, e metralham todos os agentes que encontram pelo caminho. Usam um helicóptero para entrar pela janela da sala e libertar Morpheus. Na fuga libertadora, Morpheus fica pendurado com Trinity no helicóptero, mas ambos são salvos pelo hacker. Eles conseguem atender os telefones a tempo e são projetados para o mundo real, mas Neo fica preso na Matrix com os agentes e é obrigado a lutar com eles.
É espancado, projetado contra paredes e seu corpo está ficando cada vez mais ferido na vida real. De Zion, Trinity cuida dos seus ferimentos enquanto naves inimigas estão se aproximando, para destruir as instalações da resistência. Neo morre e Trinity confessa o seu amor por ele, dizendo que o Oráculo lhe revelou que ela amaria o Escolhido. Beija a sua boca e faz com que Neo regresse à vida, se levantando na Matrix e parando todas as balas com apenas um gesto com a mão.
Luta de novo com o Agente Smith, desta vez com braço atrás das costas, para demonstrar a sua superioridade e poder. Se lança contra o corpo do agente da matrix e parece mergulhar nele, fazendo Smith explodir. Os outros agentes fogem.
Neo atende o telefone e acorda na nave, beijando Trinity.
A mensagem final por Neo: “Vou mostrar um mundo sem vocês, um mundo sem regras e controles, sem fronteiras e limites... um mundo onde tudo é possível."
Neo, o Escolhido interrompe seu caminhar pela rua, coloca seus óculos escuros e protagoniza a última cena num espetacular voo.
O EXPLÍCITO NO FILME
Não se trata de interpretação, mas de destacar o que se considerou, como de maior importância e valor para o viver desatento.
A Escolha
São várias as situações durante o filme de escolha, que se encontra no intervalo existente entre alternativa e a resposta. O poder de escolher, escolhas, que dão o sentido ao viver e a existência do indivíduo.
Os nomes Choi (Escolha) e Dujour (Do dia) indicam o quanto de importância o filme dedica as escolhas. Neo: de seu computador, “siga o coelho branco”, dos amigos clientes que vieram buscar o serviço, “você precisa espairecer, vamos a uma festa”; chefe de sua empresa, “ou cumpre o horário, ou demissão”; de Morpheus, “foge pela janela e pula para o andaime-elevador, ou sai sob custodia dos agentes da Matrix”; Morpheus, “comprimido Azul ou o Vermelho”; do agente Smith da Matrix, “informa sobre localização de Morpheus e todos os ilícitos como hacker serão anulados”; do Oráculo, “em uma de suas mãos, você terá vida de Morpheus, na outra a sua própria vida. Um de vocês deve morrer, qual dos dois, você decidirá”.
O Autoconhecimento
O autoconhecimento é de grande importância para o desenvolvimento do indivíduo. Ao se reconhecer potencialidades, assume-se responsabilidades e ampliam-se realizações.
Quando Neo vai ao Oráculo e ele diz não se reconhecer como o Escolhido, ela lhe responde, que assim acontece, por ele estar esperado alguém diferente. Pouco antes ela lhe havia dado uma dica sobre autoconhecer-se. O Oráculo parece dizer-lhe: invista em seu auto conhecimento e verás que a pessoa, que imaginas como escolhido, tem perfil como o Neo, que passaste a conhecer.
Alienação
Esse transtorno da alma, com o qual se perde a capacidade de pensar e agir por si próprio, com o qual se fica alheio a si mesmo e a outros, está explícito com o traidor da resistência à Matrix, Cipher e quando Morpheus faz suas observações a Neo, sobre alienação e alienados.
Cipher, enquanto come um bife suculento, que anteriormente o reconhece como uma ilusão (como tudo em Matrix), justifica sua escolha em trair a resistência para voltar à Matrix, por seu cansaço com o conhecimento sobre a realidade, com o cansaço com o fardo que acompanha a liberdade conquistada, por entender a mentira como confortável e a ignorância como benção. O comodismo da aleinação é uma benção, para os alienados, como Cipher, este por escolha.
Morpheus, alertando Neo, afirma: os alienados, que continuam escravizados pela Matrix e se identificam com seu senhor são tão ou mais perigosos que os agentes “matricianos” e são inimigos da resistência. A traição de Cipher e seus assassinatos de membros da resistência, vieram confirmar o sábio alerta de Morpheus.
Amor
Esse nobre sentimento, ou essa atividade construtora e promovedora da evolução humana e da preservação da natureza e seus reinos, tem sua importância registrada, quando Trinity declara seu amor e beija Neo, sentado e sem vida na cadeira em que os membros da resistência permanecem sentados (espécie de estação de transporte e outras experiências em Zion) para os teletransportes (via ligação telefônica) à Matrix. O beijo de Trinity, semelhante ao beijo do príncipe em sua amada, no conto da Bela Adormecida” ou no filme “Branca de neve e os Sete Anões”, que ressuscita as amadas, também traz de volta à vida Neo. Milagres realizados pelo amor.
Crítica à Civilização
Existe um momento, enquanto o Agente Smith interroga sob tortura Morpheus, que o agente líder da Matrix declara sua decepção com os homens. Diz a Morpheus que a primeira simulação falhou porque foi criada, para construir um mundo perfeito, onde todos pudessem ser felizes, mas e os homens são dependentes da dor e do sofrimento.
Continua afirmando que enquanto tentava classificar os homens como espécie: “descobri que vocês não são realmente mamíferos. Todo mamífero deste planeta, instintivamente, desenvolvem um equilíbrio natural com o meio ambiente. Mas vocês humanos não. Vocês se mudam para uma área e se multiplicam até que todos os recursos naturais sejam consumidos. O único modo que vocês sobrevivem é se espalhando para uma outra área. Existe outro organismo neste planeta que segue o mesmo padrão. Sabe o que é? Um vírus. Os seres humanos são uma doença. O câncer deste planeta. Vocês são uma praga. E nós somos a cura".
Em sua reflexão sobre a espécie humana, a compara aos dinossauros, está prestes a ser extinta. A espécie causou sua própria destruição e a devastação do planeta.
O VELADO NO FILME
Aquilo que se entende como velado no filme Matrix é resultante de o que se considera uma parábola, onde as alegorias, o simbolismo é utilizado para transmitir saberes. A interpretação da parábola Matrix resulta na exposição dos saberes velados.
A identificação dos saberes depende de quais referências foram utilizadas, por quem interpretou a parábola. Neste caso, as referências foram anteriormente publicadas: “Maya é Ilusão?”; “Mundo Perceptível e Mundo Oculto”; e “Mito da Caverna, de Platão”. As referências tratam de forma explícita o saber velado, tratado em parábola.
O saber velado no filme Matrix já é postulado faz tempo e, por isso, existem outros filmes, também utilizando alegorias, para tratar esse saber de forma velada. Tem-se conhecimento de pelo menos, dois deles: “Lost Horizont” (“Horizonte Perdido” – 1933 e 1973) “Truman Show” (“O Show da Vida” – 1998). Neles sempre existe uma dualidade, para simbolizar o saber sobre a existência: de uma realidade relativa e de outra absoluta (“Maya é Ilusão?”); ou de um mundo perceptível e de outro oculto (“Mundo Perceptível e Mundo Oculto”); ou de um mundo sensível, imanente e de outro das ideias, transcendente (“Mito da Caverna de Platão”).
A certeza de a parábola no filme Matrix tratar sobre esses saberes está calcada na íntima correspondência existente, entre os movimentos das alegorias de Matrix com os movimentos das alegorias do Mito da Caverna, de Platão.
No filme Matrix, existem duas alegorias: a Matrix e Zion. A Matrix simboliza a realidade relativa da filosofia hindu, o mundo perceptível, fisicamente percebido pelos sentidos humanos e ampliados pela ciência e tecnologia, a caverna, no “mito da caverna”, e a imanência de Platão. Zion simboliza a realidade absoluta da filosofia hindu, a realidade fora da caverna no “mito da caverna”, o oculto da ciência iniciática das idades e a transcendência de Platão.
É na alegoria da caverna, ou no “Mito da Caverna, de Platão” onde se encontra uma íntima correspondência entre as alegorias: as nele utilizadas, e as utilizadas no filme Matrix. Os homens dos campos de cultivo da Matrix, correspondem aos prisioneiros do Mito da Caverna, de Platão; as sombras e os sons reverberados da caverna, vistos e ouvidos pelos prisioneiros, correspondem a vida de cada avatar, correspondente a cada “homem cultivado”, na espécie de metaverso criado e encenado pela IA; Neo, o protagonista de Matrix, corresponde ao prisioneiro que se libertou da caverna, ambos escolhidos para conhecer a realidade absoluta; Matrix, corresponde à caverna e Zion, ao mundo além da caverna.
Assim o velado no filme Matrix é o saber sobre o muito além desse mundo percebido pelos sentidos humanos e ampliado pelos “sentidos da ciência”. É o saber sobre a existência de um outro, um mundo oculto, um mundo das essências invisíveis que se manifesta no mundo das formas visíveis, ou perceptíveis. Um “mundo transcendente”, que se manifesta num “mundo imanente”, no saber platônico. Um “mundo invisível, que se manifesta num “mundo visível, no saber iniciático das idades.
FONTES
brasilescola.uol.com.br; culturagenial.com; filmes.seed.pr.gov.br; opovo.com.br; e pt.wikipedia.org;
ANEXOS RELACIONADOS
MAYA É ILUSÃO?
https://www.recantodasletras.com.br/artigos/8282678
MUNDO PERCEPTÍVEL E MUNDO OCULTO
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MITO DA CAVERNA, DE PLATÃO
https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-filosofia/8293321
O QUE É O OCULTO –
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2515932
O QUE É CIÊNCIA INICIÁTICA DAS IDADES
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2518453