Está faltando Filosofia na Política
O grande problema da política é a ausência de harmonia dos contrários. Pitágoras dizia que o universo é a harmonia dos contrários, a interdependência entre dois conceitos opostos, em conflito constante, mas ao mesmo tempo, dependentes entre si.
No Cosmo tudo funciona harmonicamente senão não existiria o Universo. A palavra Cosmopolita tem origem no termo grego kósmos, que significa “mundo” "ordem", "organização", "beleza" "harmonia", e polites que significa "cidadão.
Um indivíduo cosmopolita pode ser alguém que considera o mundo como a sua pátria. E se adapta facilmente a diferentes culturas e modo de viver.
O Estoicismo, filosofia de Epicteto, que existe há mais de dois séculos, pregava o valor da razão, propunha que emoções destrutivas eram resultado de erros na nossa forma de ver o mundo.
Hoje em dia, baseada nessa filosofia, temos a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), muito citada nos podcasts de palestrantes em redes sociais e recomendada por psicoterapeutas. Seria interessante políticos aprenderem a aplicar as práticas e pensamentos estoicos, para amenizar o caos em que vivemos.
Foto/ Google.