É impossível que o universo tenha existido sempre

 

Certa vez, há muitos anos, tive uma discussão com um colega de trabalho que se dizia ateu. Procurei mostrar a ele o caráter anti-cientifico do ateísmo, visto que o universo não poderia ter brotado do nada ou surgido por acaso, ou ter criado a si próprio. Ele se saiu com essa:

"E se o universo sempre existiu?"

Ora, não se resolve questões dessa magnitude na base do "e se". Isso é um pura suposição sem provas, sem fundamento.

Mas de qualquer forma podemos descartar tal hipótese. Vejam bem: se o universo sempre existiu então o passado é ♾️ infinito. Ora, se isso fosse verdade nós não poderíamos estar agora debatendo esse assunto, pois que nem sequer existiríamos.

Vejam bem: se o universo é infinito na direção do passado, o presente não poderia chegar. Se o passado é infinito ele não pode acabar, o infinito não acaba. Portanto o tempo começou em algum ponto. Houve a Criação. Deus criou o universo.

Este universo não é só matéria e energia. O tempo e o espaço fazem parte do universo. Como reconheceu Lincoln Barnett em seu belo e profundo livro "O universo e o Dr. Einstein". O tempo só existe em função dos eventos do universo, o espaço é simplesmente o arcabouço desse universo. Sem o universo não existem tempo nem espaço.

Mas e Deus? Bem, não está no tempo mas na Eternidade. Por isso não faz sentido perguntar "o que Deus fazia antes de criar o universo", porque não existe antes.

Talvez você não esteja entendendo bem, porque na verdade é preciso um pouco de raciocínio filosófico. O tempo é uma linha, mas a eternidade é um ponto sem dimensão. Nós aprendemos nas aulas de Geometria que o ponto não tem dimensão. Por isso Deus existe "num momento de eternidade que não passa", é um eterno presente e o presente é um ponto sem dimensão. Por isso também Deus é chamado o Motor Imóvel. Nele não há mudanças porque é eterno.

Já vi texto de ateu ironizando que, na explosão de uma supernova, Deus estaria num dia de mau humor. É muitas vezes assim que os nossos irmãos ateus procedem, apresentando argumentos sem pé nem cabeça e cujo valor é exatamente igual a zero.

Note-se que Ciência confirma a Criação: hoje sabemos que o Cosmos surgiu de uma singularidade há bilhões de anos e que ela se expandiu na chamada Grande Explosão. O Professor Felipe Aquino explicou certa vez que é mais adequado falar em Grande Expansão. Ora bem, a lei da Causa e Efeito só vai até a singularidade, criada por Deus do nada, como gênese do universo. Foi ali que o tempo começou a existir. Qualquer tentativa de dizer que algum tipo de universo existiu antes é pura especulação teimosa de quem não quer admitir que haja um Criador, mas o universo é inteligente, tem leis e isso supõe uma Inteligência Suprema.

 

imagem freepik