NAS "ASAS" DO PASSADO
NAS "ASAS" DO PASSADO
Escrevo ainda sob o impacto de uma dessas chuvas repentinas, tão comuns aqui no Pará. Quem não vive na região ficará muito assustado... é o tipo da borrasca para a qual preveniram Noé. Ela vem após 2 ou 3 "avisos", chuva miúda com muito vento e passa ligeira como a conversa da jovem com seu namorado, às escondidas da mãe dela. Logo depois o céu escurece como no dia do Juízo Final e as cataratas celestes jogam-se sobre os mortais indefesos. Nesse momento, 20,30hs do feriado da Independência, não resta mais nenhum sinal do aguaceiro e um grupo de "capoeiras" está na principal praça deste bairro se apresentando.
Não, não vou "repisar" tudo o que passamos lá entre fins de 1987 até meados de 1990/91... "esqueça o Passado", dizem todos ! Eu bem que gostaria, porém o "traste" me surge quando menos se espera. Estava eu à procura do recibo da Filmadora de plástico que comprei -- nos anos 1970 -- para registrar os ases do Grupo SENZALA, todos em sua melhor forma. A "discussão" que se instalou aqui em casa é a de que tais Rodas se deram em 27 de setembro de... 1977 e de 1979. Pra mim, foram bem ANTES disso ! (OBS: estão em 3 partes:)
https://youtu.be/f__DvABeAmA?si=JIhgVAghcvkzkMw9
https://youtu.be/9_QHO-XBF9Q?si=mLp_XJU2IK8eASmi
Eis que me deparo -- em maleta de couro bastante mofada -- com imensidão de recibos velhos (de quase 50 anos) e umas 12 ou 15 cartas datilografadas, para o Palácio Lauro Sodré (gov. Hélio Gueiros - 1990/92), para diversas Secretarias, para a Prefeitura "ananin" e até para a insensível estatal de "habitação", tudo isso na tentativa de conseguirmos um terreno para instalar o CCCP - o tal Centro Cultural que, querem alguns, "devemos esquecer". Em meio às cartas (cópias-carbono) lá está reportagem da gente "invadindo" uma praça abandonada, (ex-Praça da Raiz) no "bairro" Cidade Nova 5, na rua WE 26:
"ENTIDADE LUTA POR CENTRO CULTURAL", diz o Jornal dos Bairros de 9 de março de 1990, edição 645, pag. 3, folhetim anexo ao jornal O LIBERAL... quem imagina que nossa luta foi apenas para fazer 3 Exposições de fotos & desenhos, não sabe "da missa" a metade. Mas, esqueçam(os) o Passado !
Voltando ao assunto dos filmes, creio que fiz os registros em 1975 e, adiante, em 1977... entre eles está meu período "à serviço da nação", tempos que prefiro esquecer. Achei o recibo da compra do projetor Super8 "GIOCA Royale", uma porcaria, adquirido em 25/fev. de 1977 na loja TELE-RIO. Com o salário mínimo em CR$ 1.200,00 (na moeda da época) os 750 "paus" da máquina equivalem hoje a 62% de R$ 1.420,00 reais; portanto, uns 880,00 reais. Da filmadora não achei nem sombra de recibo: explicou o mano que ela foi comprada "de segunda mão", de um sujeito que morava ao redor da pracinha carioca do Bairro Peixoto, por 600 "mangos" ou "merrecas", uns 710 reais hoje, "meio salário" atual.
Agora vem o X (epa!) da questão: quando foram feitas as filmagens ?! Considerando que 1) passei a maior parte do tempo "servindo", e que 2) só comprei o projetor "vagabundex" em fev./1977 PORQUE JÁ TINHA os "filmetes" (revelados, claro !) (*1), se conclui facilmente que ao menos PARTE dos registros possa ter sido feita em 27/set. de 1975, sendo que o "complemento" -- com um certo Caio (recém-chegado ao Rio) -- é de 1977, talvez até 1978. Como há nos filmes 2 rapazes que morreram na época (um mergulhador de nome Paulinho, além de um outro) não é difícil estabelecer as datas.
As cenas na ladeira, com o casario centenário, são de 1977 (ou 78), assim como as imagens "dançando", invenção idiota de meu irmão. Outra característica: no meu registro -- com enquadramento firme -- os berimbaus estão embaixo da tela, DE COSTAS para a câmera. (partes 2 e 3) Já em 1977 (até "admito" 78) o pessoal se postou pelo lado do "abismo", acima da imagem dos jogadores. Se foi em 1976, 77 ou até 1979, isso importa muito pouco... me inscrevi como sócio do Clube Guanabara (ainda "careca",) em junho/1976 apenas para continuar assistindo a genialidade do nome maior da Capoeira na Zona Sul, pelo menos para mim.
Adiante, num grande Batizado com as presenças dos mestres "Touro" e (seu irmão?) "Dentinho", uma "banda" (na cocorinha) dada de mau jeito em mestre "Peixinho" o deixou desacordado. Tempos depois me. Camisa fundaria o hoje mundial ABADÁ-Capoeira. Na época tentei filmar "Camisa" lá no Clube, numa noite de treino... subi numa cadeira, mas a "maquininha" deu "sinal vermelho", por falta de luz no local. O mestre parou a Roda e veio questionar "o que era aquilo" ?!
O Tempo VOA, mas eis um Passado que não quero ESQUECER... tendo visto no Rio os maiores nomes da Capoeira carioca (da Zona Sul, pelo menos), quando mudei para Belém vim a conhecer os dois nomes mais citados dela aqui, entre julho/1987 e meados de 1989: levei um susto ! A fama deles era grande demais para o que aparentavam saber... coisas da Capoeira ! (*2)
"NATO" AZEVEDO (em 7/set. de 2024, 22hs)
***********
OBS: (*1) - os roletes eram caríssimos (levávamos meses para comprar dois ou três) e duravam só 5 minutos de filmagem. A "montagem" (edição das fitinhas) dos 12 ou 15 rolinhos foi realizada por um certo "Paulinho", funcionário na CVRD - Vale do Rio Doce. Eu o conheci quando trabalhava na MRN como "office-boy" e o contactei em meados de 1979. Paulinho "misturou" as imagens todas, na minha ausência. Note-se que "abro" o filme já cabeludo, portanto em 1975... ou, quem sabe, 1977. Graças ao mestre "Burguês" (Muzenza/PR) o Super8 original foi transposto para fita VHS e, por extrema gentileza de mestre "Guará", em Paris (FR) a tosca fita VHS virou belo CD com as imagens postadas também por ele no YouTube, há quase 15 anos.
OBS: (*2) - ah, só para lembrar: a "pauta simplificada" com 3 BOLINHAS (1 com faixa preta, outra toda branca e a terceira 2/3 preta) é CRIAÇÃO MINHA, lá por 1972/73, feita para aprender AS "VIRADAS" (gravadas para mim em fita C-60 por Rubinho "Tabajaras") para a Cavalaria, o Samba de Roda e a Santa Maria (ou Iúna, na época). Afinal, os ritmos SB grande e pequeno e a Angola são SIMPLES demais e dispensam MANUAL. Agora vejo "artistas" na WEB fingindo ser isso CRIAÇÃO deles... NÃO É !!!