CAPOEIRA E POLÍTICA DO JEITO CERTO
CAPOEIRA E POLÍTICA DO JEITO CERTO
O que eu mais ouço falar é que temos que colocar um capoeirista na política para que ele lute pelo nosso segmento.
E desde de quando isso funciona? Quantos professores de escola pública já não entraram para a política e não fizeram nada pelo seu segmento? Quantos músicos já não entraram para a política e não fizeram nada pelo seu segmento?
Apesar de que tô sabendo de alguns capoeiristas que são realmente promissores já que são líderes natos. e até mesmo já lutam pela capoeira de alguma forma, esses são exceções é claro.
Sabem o que realmente vai dar certo? É você parar de trocar seu voto por coisas de uso particular, é você acessar um político com seriedade e solicitar apoio para o seu segmento: Leis, programas de governo para a empregabilidade do capoeirista, editais e tudo o que favoreça a capoeira e todos nós seremos beneficiados.
Veja qual político está disposto a isso e o apoie publicamente e consiga votos pra ele, seja honesto ao invés de vender seu voto por 50 reais trabalhe na campanha dele e receba esses 50 reais como diária do seu trabalho. Ajude-o a se eleger de verdade.
A capoeira tem tudo pra ser um segmento forte, nem precisa a gente ser muito unidos, basta a gente procurar fazer o certo e com inteligência naturalmente vamos acabar nos encontrando no mesmo lugar.
Antes de me envolver com leis de cultura, eu acreditava que com qualquer político que a gente falasse e entregasse propostas de políticas públicas para a capoeira iria dar certo, mas depois de muito descaso percebi que eles na maioria não querem que nosso seguimento seja desenvolvido e estável para que a gente sempre dependa deles só uns poucos tem outro pensamento e mesmo esses são difíceis de acessar pois já são políticos eleitos e que foram muito bem votados.
Por fim encontramos um, é minha gente, apenas 1 mas como todo o político ele também precisa de voto, o bom é que sim ele esta realmente disposto a conduzir seu apoio ao nosso segmento da forma como estamos realmente necessitando. A questão é quem teria a coragem de largar o seu político de estimação que lhe favorece com algum apoio pessoal ? Para abraçar a campanha de um político que não fará quase nada por vc em específico mas que poderá mudar completamente a cultura do nosso município inteiro e dentro de alguns anos poderemos ter nossos complexos de capoeiras, nossas praças pensadas também para a capoeira. programas para capoeiristas trabalharem nas escolas públicas como educadores culturais, auxílios para os velhos mestres de capoeira. coisas possíveis que só estavam a espera da famigerada vontade política.
Mas para enfim despertarmos essa vontade política precisamos fazer do jeito certo, mas quantos de nós teriam coragem de fazer isso?
Um passarinho me contou que um mestre acaba de abrir mão de receber 200 reais todo o mês de um vereador amigo seu pra apostar nessa nossa proposta, com eles já seriam 4 grupos inteiros. Mas sejamos francos isso ainda não está nada tentador para o "rapaz entrar nessa briga com a gente".
Então é isso, este seria o caminho... se muitos seguirem, as probabilidades de sucesso seriam imensas, mas ainda assim é uma aposta, contudo é bem mais valiosa do que o que se tem feito ultimamente...
(Comentário livre)
"OYÁ DA CAPOEIRA" (Belém, PA, 17/agosto de 2024)