Capoeira: MANUSCRITOS DE MESTRE PASTINHA ! (sumário)

MANUSCRITOS DE MESTRE PASTINHA

SUMÁRIO DO RESUMO (adaptado)

* refere-se a página no Manuscrito

"A Capoeira produz efeitos muito mais amplos do que se pode imaginar"

MESTRE PASTINHA

(a numeração é referente ao Link do Texto)

A minha idéia é ser perfeito em todo sentido, fase por fase, palavra por palavra. * 57

Em relação a pensar, acho que grande parte dos capoeiristas prefere que os outros pensem em seu lugar!

Depois que nasci, a Capoeira foi a primeira coisa que aprendi, aos 10 anos. * 68

Iniciei nesse jogo por força de vontade e não foi com 3 meses ou menos, porque é muito pouco tempo. É defesa de nossa 70 integridade, dizia-me o meu mestre quando ensinava-me em um círculo de cadeiras. Nele eu pinoteio, salto, tenho agilida-70

de, tenho manhas, jogo de corpo, drible e para me livrar do agressor, sirvo-me dos pés e da cabeça. Tenho armas prediletas: um pequeno cacete, faca, navalha e outras coisas. Não usamos arma de fogo! * 70

Meu mestre era bom e com ele aprendi na Rua da Laranjeira e lecionei na rua Santa Isabel entre 1910 e 1912, quando

abandonei a Capoeira ! Na escola de aprendiz de Marinheiros da Bahia eu era o 110 e lecionei a meus camaradas de 1902 a 1909! * 77

Só os indivíduos pobres de espírito concordam com tudo, orgulhosos de aprenderem para si, ou seja:

Não adquirem conhecimento para proveito dos outros!

Tem mestre que diz uma série de coisas que fogem da finalidade da Capoeira, mas não tira o valor dela! * 74

Os mestres do Passado têm manhas, ritmo, jogo de corpo, reserva segredo mas não nega explicação, acompanhando tudo com observações ! * 68

Em cada Distrito tinha um mestre para ensinar e nos dias de festa era de regra mostrar os alunos, mostrar coisas novas, truques e enredos improvisados. O mestre geral classificava com uma argola, era um premio de grande valor, prova de merecimento. * 71

Angola ou gege, dentro do jogo tudo era segredo! * 70

Não é só tocar, cantar e jogar, para ser bom é preciso ser completo no Fundamento do teu esporte!

Não é permitido por mestre nenhum, se ele for conhecedor das regras, consentir jogar em Roda ou grupo que não tenha fiscal ou juiz. * 74

Se você se dedicar a esse esporte, como capoeira ou juiz, deve aprender minuciosamente as regras da Capoeira Angola,

para que possa decidir ou falar com autoridade ! * 67

Infelizmente grande parte de nossos capoeiristas tem conhecimento incompleto das REGRAS DA CAPOEIRA ANGOLA, mas é o conhecimento do jogo que protege aqueles que o praticam, para que não descambe num vale-tudo. * 68

...não há razão para sentirem-se mal, não há ambição, é só saber respeitar as regras, que é para dar ao Centro mais progresso,... * 72

Todos os mestres tem por dever, fazer ciente que é falta usar as mãos no seu adversário! A Capoeira é a segunda luta porque a primeira é a dos caboclos! A Capoeira está dividida em 3 partes: a primeira é a que o povo vê, a segunda e a terceira está reservada no Eu de quem aprendeu e reservada com segredo! * 77

Antigamente quando estavam em brincadeira, respeitavam os Mestres como também os companheiros, improvisando gestos e cantos, respondendo coro e batendo palmas!

A Capoeira entre as lutas é a mais amável que existe no mudo!

Todo capoeirista deve obedecer as regras do seu esporte, * 74 os golpes que não podem ser usados em demonstração são:

golpes no pescoço * 75

dedo nos olhos

cabeçadas presa e solta

meia-lua baixa

balão acoitado

rabo de arraia

tesoura fechada

chibata de calcanhar

chibata de peito de pé

meia-lua vira

duas meias-luas num lugar só

pulo mortal

virada no corpo com pesa de calcanhar

presa de cintura

balão boca da calça

golpes no joelho e nem truques! * 75

É falta usar as mãos no seu adversário. * 76

Eu como velho capoeirista sentia-me mal com o rumo que a Capoeira tomava, não se falava mais em Capoeira Angola, só Regional! Os Mestres já não eram mais famosos e reuniam-se só aos domingos.

Amigos, porque vocês não cantam ? * 72

A Capoeira só é bonita jogando e cantando ! * 72

É dever de todo capoeirista saber cantar e responder, não é defeito não saber cantar, mas é defeito não saber responder, pelo menos o coro. É proibido na Bateria pessoas que não respondem ao coro. * 73

Você deve cantar com enredo improvisado e é isto que venho imprimindo desde 1941 ! * 69

Essas observações referem-se exclusivamente a Capoeira de origem Angola !

O Pastinha deu ao Centro Esportivo de Capoeira Angola: * 58

mestre de campo * 58

mestre de cantos

mestre de bateria

mestres de treinos

mestre fiscal

contra-mestres (obs: "treinel" ?) * 58

arquivistas e juiz. * 58 e * 72

Todos têm direito de ensinar, porém não de desvalorizar quem já está a vista do público.

...também sou tradicional, vivo na história da Capoeira e a amo , 79 porque vim do Passado e juntei-me aos famosos, preparando os famosos do futuro! 80 A Capoeira está perdendo sua finalidade? Não vai perder nunca porque a Capoeira está em todas as lutas. Eu não discuto, mostro em desenho ou fotografias e melhor ainda nos filmes! 81

"Os capoeiristas não negarão o valor que bem merece o falecido Raymundo Argolo conhecido na Roda como Aberrê, e sua espôsa Dona Antônia Argolo foi quem chamou o velho seu Mestre Pastinha para dar o rumo que devia tomar a Capoeira."

No princípio de 1941, Aberrê meu ex-aluno insistiu para que eu voltasse a praticar e respondi:

Eu já me afastei e não pretendo voltar mais a esse esporte!

Em 23 de fevereiro de 1941, Aberrê me convida para vê-lo jogar. Fui e para minha surpresa o Sr Amorzinho, dono daquela Capoeira, no apertar das mãos, entregou-me o comando da Roda. 59 Nascia ali no Gengibirra, fim da Liberdade, o CECA cujo fundadores são: 60

Amorzinho, Daniel Noronha, Livino, Vitor H.U., Antonio Maré, Alemão (filho de Maré) Onça Preta, Aberrê e outros. 60

(Comentário do Postante:

Amorzinho faleceu em 1943, então entende-se que lhe passaram apenas o comando daquela -ou das seguintes também- Roda!)

Quem lhe deu o título de Mestre e aonde foi?

No Gengibirra! Ali deram-me o comando: Mestre Geral!

Eu dei o nome de Academia e Centro de Capoeira Angola e foi aceito.

Em setembro de 1942 faleceu Aberrê. Após o falecimento de Amorzinho o CECA foi abandonado por todos os mestres. 61

Em 1952 procurei um amigo para ser registrada. Ricardo Batista dos Santos indicou-me Paulo Santo Silva! Em sua casa convocamos uma reunião e o elegemos Presidente em setembro de 1952. 86

Fui apoiado por muitos Mestres para que desse meu esforço visando o caminho verdadeiro para os capoeiristas. Eu conhecia o que impedia o valor da Capoeira!

Em fevereiro de 1944 fiz nova tentativa para reorganizar o CECA. Consegui em 23 de março no Centro Operário da Bahia que também foi abandonado por desentendimento, 2 anos e meses depois.

1949

O sr Ricardo me convidou para ver um terreno da Fabrica de Sabonete no SICOOL, no Bigode e lá reorganizei o CECA, que tomou o rumo que eu pensava levar a Capoeira, ao seu precioso valor! 61-62

As primeiras camisas foram feitas em preto e amarelo. Recebeu o nome de Centro Esportivo de Capoeira Angola como patrimônio sagrado. A movimentação que prepara o caminho da perfeição ! 63

A Capoeira no passado não era como hoje. Falando em Capoeira, nunca mais vi jogar com viola, porque?

Há tocadores, mas perderam o amor a este esporte.

O capoeirista de hoje é um tipo musculoso, não é um malandro, nem um profissional exclusivo da Capoeira. 58

O amigo é conhecedor desta Arte ?

Ah!, sou um observador !

Procure aprender com carinho e amanhã será um bom juiz! Esta roupa que visto é minha arte, nela aninha-se 3 capoeiras: Passado, Presente e Futuro ! 58

De 1941 a 1951 muitos não acreditavam que se pudesse registrar a Capoeira na Bahia. 64

ESTÁ REGISTRADO E DOU COMO RESPOSTA AOS DESPEITADOS!

Quando me perguntam de onde veio a Capoeira, respondo: Não sei! Por que os mestres da minha época não afirmavam!78

Capoeira é uma maravilhosa luta, herança adquirida da dança primitiva dos caboclos, do Batuque e Candomblé, originada pelos africanos de Angola ou Gege !

Depois que o negro achou ser forte com sua arma manhosa, tornou-se difícil para o capitão do mato por a mão no negro.

Não acredite em tudo que dizem, peça ao seu Mestre que lhe explique, mesmo que ele não diga tudo, por que tem segredo.

Em maio de 1955 ao sair de Brotas (instalamos provisoriamente no Pelourinho 19) convidei para trabalharmos junto pelo engrandecimento do Centro o amigo e sócio Daniel Ângelo do Reis, muito trabalhador. Aclamei-o Diretor geral, 83 ficando de resolver todos os casos e também contratos de exibição, sendo a primeira para o Bispo da França ! 84

A oitava foi uma filmagem na rampa do Mercado Modelo em 9 de dezembro de 1956. 84

Em 5 de julho de 1957 fomos contratados para uma demonstração no BABIETE junto com a Regional !

Pela primeira vez o encontro dos 2: Pastinha e Bimba ! 88

E nunca houve na vida e na história da Capoeira um conjunto que desse melhor impressão do que nós por toda Bahia.

E amanhã em todo o Brasil ! 76

Em setembro de 1952 convocamos uma reunião e elegemos o sr. Paulo Santos Silva, presidente. Ele conseguiu um Estatuto que diz ser ele o idealizador e FUNDADOR do CECA, cujo registro oficialmente é: 86

1º de outubro de 1952, número de ordem 845, no Livro A, número 11, Registro Civil do pessoal justicial.

Desculpe, sr. Paulo:

esqueceu da proposta que fizeste em reunião para mudar as cores das camisas de preto e amarelo para branco com escudos vermelhos ? E não foi aceito por ninguém ! Se Eu lhe entreguei tudo já pronto para registra-lo, como o sr Paulo pode confirmar, o que está no registro e no Estatuto !

Errou, sr. Paulo, a verdade não morreu ! 87

Quais foram as armas dos negros ?!

O Batuque, o Candomblé e a luta dos caboclos !

Para que serve o berimbau ?

Não é só para iniciar o jogo. É porque na hora H é perigoso nas mãos de quem sabe manejar !

Porque cantar com enredo improvisado ?

É para quando chegar na Roda pessoas estranhas ou um mestre, o improviso adverte a Roda se deve ou não continuar, ou anima-a.

Porque dividiram a Capoeira ?

A primeira é de demonstração, a segunda é a do agressor, é segregada, a terceira é os golpes, cacetinho e outras.

Porque dizem que a Capoeira não tem golpes ?

Não tem ? Os caboclos não lutavam, os nagôs não a idealizaram no Batuque, na dança do Candomblé ? O Batuque é luta, o Candomblé é para "dar a volta" no corpo.

Eles diziam: Ginga, meu fio, pra se livrar das garras do agressor! E o resto não é mais comigo !

Eu escrevo para todos os Brasileiros com base principal a felicidade dos Capoeiristas Angoleiros!

Os Presidentes do CECA foram: Atalydio Caldeira, Paulo Santos Silva e Wilson Lins.

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Outras fontes:

Pastinha nasceu em 5 de Abril de 1889. Faleceu em 13 de Novembro de 1981. Em 1965 publicou o Livro Capoeira de Angola. Em 1966 integrou a comitiva brasileira ao primeiro Festival Mundial de Arte Negra no Senegal, e foi um dos destaques do evento. Em 1967 fez um depoimento ao Museu da Imagem e do Som relatando sua vida!

Expulso do Pelourinho em 1973 pela Prefeitura, sofreu 2 derrames seguidos que o deixaram cego e indefeso. Morreu aos 93 anos!

Antigamente a Capoeira era perseguida pelas autoridades e classificada como luta indesejável. Hoje as autoridades reconhecem como luta útil e de grande valor! Somos registrados, temos sede, carteira, documento legalizado!

FIM

Vicente Ferreira Pastinha

Link do Texto:

https://www.capoeirashop.fr/img/cms/Manuscritos-Mestre-Pastinha-full.pdf

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No link o serviço completo:

https://capoeiraexports.blogspot.com/2011/01/biografia-de-mestre-pastinha.html

Após a morte de Amorzinho, em 1943, o centro foi abandonado por todos os mestres, mas mesmo assim Pastinha continuou.

Tristeza

Após a mudança e a perda de sua academia, Pastinha entra em uma profunda depressão e em 1979 com 90 anos é vítima de um derrame cerebral, que o levou a ficar internado por um ano em um hospital público. Após esse período foi enviado para o abrigo para idosos Dom Pedro II, onde permaneceu até a sua morte. Mestre Pastinha morreu cego, quase paralítico e abandonado. No dia 13 de novembro de 1981, aos 92 anos, o Brasil perdia um dos seus maiores mestres. Não só o mestre da capoeira angola, mas o mestre da filosofia popular. O menino fraco e magrinho que conquistou o respeito e admiração do mais forte.

Além do livro, o mestre gravou também um disco com cinco faixas. O disco intitulado “Pastinha Eternamente”, conta com depoimentos na voz do próprio mestre e músicas de capoeira, cantadas por Mestre Traíra.

Em 1964 o Mestre publica o seu livro intitulado “Capoeira Angola”,

Os mais antigos discípulos do mestre em atividade são: Mestre João Pequeno, que reabriu o CECA um ano depois da morte de Pastinha, no Forte de Santo Antônio do Carmo

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Comentários do Sumarista:

O relato nos dá a entender ter 2 Estatutos de Fundação, ( possívelmente o primeiro é o de Conceição da Praia) 23 de Fevereiro de 1941 e 1 de Outubro de 1952! Aparentemente Pastinha aceitava este de 1-10-1952 e até se vangloriava:

" ESTÁ REGISTRADO E DOU COMO RESPOSTA AOS DESPEITADOS!"

1 - Conforme relata Mestre Noronha em seu relato, possivelmente em 1941 não houve Registro Oficial, embora tendo Ata e Estatuto! Pastinha declara que... "De 1941 a 1951 muitos não acreditavam que se pudesse registrar a Capoeira na Bahia". Portanto Noronha teria Ata e Estatuto mas não o Registro oficial.

2 - Será que havia uma terceira pessoa nessa história ? .... se Eu lhe entreguei tudo já pronto para registra-lo, como o sr Paulo pode confirmar, o que está no registro e no Estatuto !

3 - Quanto ao Registro do Paulo, de 1-10-1952, resta saber se seria válido com as alterações feitas sem a concordância dos demais membros.

4 - Página 54 do Manuscrito de Mestre Noronha:

....nossa Academia é registrada em cartório a 30 anos por Mestre Pastinha! (1-8-1974)

5 - Como segundo Noronha, só entregaram o Centro Capoeira Angola para Pastinha depois da morte de Amorzinho (1943) e essas frases indicam só ter o tal Estatuto, depois de 1943.

Frases de Pastinha:

...Em setembro de 1952 convocamos uma reunião e elegemos o sr. Paulo Santos Silva, presidente, ....Eu lhe entreguei tudo já pronto para registra-lo, como o sr Paulo pode confirmar o que está no registro e no Estatuto !

Estatuto e Ata mesmo, só em 1949 com a eleição de Atalydio Caldeira Presidente e Aurelydio Caldeira Vice Presidente!

?????

Pastinha escreveu muito na Terceira pessoa, (como se não fosse Ele) daí essas estranhíssimas frases:

"...Aberrê e sua espôsa Dona Antônia Argolo foi quem chamou o velho seu Mestre Pastinha para dar o rumo que devia tomar a Capoeira."

Se não diria/escreveria: foi D. Antônia quem me chamou!

Esta pertence a parte filosófica:

A verdade bem espalha-se em nossos caminhos em favor das experiências úteis, cooperando eficientemente, preparando-se para o futuro.

Outro exemplo:

...la levantei a Capoeira e o Centro entrou no rumo que Pastinha pensava levar a Capoeira.

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Textos retirados dos Manuscritos de Mestre Noronha:

Nasceu na Baixa dos Sapateiros em 3 de Agosto de 1909 e iniciou com 8 anos!

Eu e Pastinha passando no Largo de São Miguel, Baixa dos Sapateiros em março de 1914! ( na pg 44 e Noronha teria 5 anos)

Em Janeiro de 1902 na Cidade da Sé, existia uma concentração de desordeiros, dentre eles Vicente Pastinha e o capoeirista Agustinho Ponta Lona, grande Mest. C. A (Capoeira Angola?) Avarengueiro! (possivelmente Charangueiro)

(página 23 do Manuscritos de Noronha e ele ainda não tinha nascido)

Aparentemente Noronha era super criativo em relação ao nome do Grupo como pode-se ver pelos exemplos abaixo:

Centro de Capoeira Conceição da Praia Capoeira de Origem Angola. Primeiro Centro de Capoeira do Estado da Bahia foi dirigido por Noronha e Livino Boca da Barra (*) no Maciel de Baixo número 31 (pg 64)

(*) ...aparece também como Livino Malvadeza e era irmão de Mestre Noronha!

.... e que vem alimentando esta tradição, todas as festas da Bahia, este mesmo conjunto da Conceição da Praia!

Nossa roupa é Verde e Amarelo! (pg 60)

Centro Capoeira Angola

Centro Nacional de Capoeira de Origem Angola ou Centro de Capoeira Nacional de Origem Angola.

Primeiro Centro de Capoeira Angola do Estado da Bahia na Ladeira de Pedra, bairro da Liberdade, fundado por Noronha, Livino, Maré, Aberrê e outros. (pg 48)

Página 45 do Manuscrito: ...

Bimba morava no Morro do Bogum e nos convidava para levar o nosso conjunto de Capoeira Angola Conceição da Praia para todos os domingos...

...depois Aberrê apresentou Mestre Pastinha!

Por motivo da morte de Amorzinho, entregamos o Centro para Mestre Pastinha que foi registrado pelo esforço dele!

....Pastinha fez muitos alunos e nós ficamos isolados do Centro, por que os grandes amigos dele eram os donos. Até a mulher dele era Dona e nós os donos não tivemos direito a nada! Esse foi o motivo de nosso afastamento! (pg 61)

O Centro Esportivo Capoeira Angola do Estado da Bahia veio da Ladeira de Pedra, [na] Liberdade, tendo como donos e proprietários os Srs Daniel Coutinho e Livino e Amouzinho e Totonho da Maré e por falecimento de Amouzinho, (...) [nós de comum acordo] por falta de tempo (...) entregamos ao meu amigo Vicente Pastinha, para tomar conta e registrar...

Mediante isso, como fica a declaração abaixo:

Em 23 de fevereiro de 1941, Aberrê me convida para vê-lo jogar. Fui e para minha surpresa o Sr Amorzinho, dono daquela Capoeira, no apertar das mãos, entregou-me o comando da Roda. Nascia ali no Gengibirra, fim da Liberdade, o CECA.

PS;

Amorzinho faleceu em 1943, então entende-se que lhe passaram apenas o comando daquela (ou das seguintes também) Roda!

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Radio Novela - Mestre Pastinha e Bimba - 1 e 2

Ouça/Sentindo: http//www.irdeb.ba.gov.br/educadora/cat

Dia Nacional do Capoeirista:

Lei Numero 4.649 de 7 de Agosto de 1985!

PS:

Na Capoeira quanto mais se estuda menos se sabe!