​​​​ Atleta são-bentense vai nadar em clube de Curitiba

ZUCIANE PERES / A GAZETA

maria-eduarda-zuciane-peres-1-19232.jpg

 

Atleta são-bentense vai nadar em clube de Curitiba

Atleta irá integrar uma das principais equipes de natação do país

Zuciane Peres - zuciane@gazetasbs.com.br | São Bento do Sul

26/01/2024 - 16:00

 

Maria Eduarda Krupacz vai começar o ano com novas oportunidades de crescimento. A atleta de natação agora integra o Clube Curitibano, em Curitiba, considerada uma das melhores equipes da América Latina.

Por lá, além de ter melhores condições, ela estará treinando ao lado de atletas olímpicos, como Felipe França. "Ela vai ter muito mais coisas que vão agregar na vida dela no esporte. Também vai conseguir melhorar muito mais o seu tempo", conta a mãe, Vanessa Schreiner.

A são-bentense começou na natação quando tinha apenas sete anos, com a treinadora Marilene Segatta, na Piscina Municipal Morgana Clement. No início, a intenção era apenas para cuidados médicos, já que a jovem estava com bronquite e pneumonia. Mas o que era apenas para ser uma atividade extracurricular para criança, acabou se tornando cada vez mais sério.

No seu primeiro ano, ela conquistou quatro medalhas no Campeonato Sul-Brasileiro, em Porto Alegre. "Até a Mari (treinadora) ficou surpresa, porque pensamos que ela ia somente pontuar, pois seria a primeira competição, e ela chegou lá e ganhou quatro medalhas", orgulha-se Vanessa.

Destaque municipal
A partir dos 13 anos, a jovem começou a ser treinada pelo técnico Gabriel Costa, onde também conquistou diversas medalhas, ganhando visibilidade como uma das promessas da natação de São Bento do Sul.

Foi recordista na Olímpiada Estudantil Catarinense (Olesc), nadando 50 metros costas em apenas 31,72 segundo e também no Sul-Brasileiro, com o recorde de 2min34 segundos na prova de 200 metros. Aliás, a jovem de 15 anos sempre se destacou justamente em provas de costas.

Mas apesar de conquistar vários títulos importantes, os desafios para atletas do município são diários. Uma das questões que mais impactam a rotina dos nadadores é que, na piscina municipal, o tamanho é de 25 metros de comprimento, sendo que em todas as provas oficiais é 50 metros.

No Clube Curitibano, ela irá treinar numa piscina tamanho olímpica para nadadores, além de ter o suporte necessário para o seu desenvolvimento, como atendimento com fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e médico, a qualquer hora, sempre que precisar.

"Ela vai passar a maior parte do tempo dentro do clube, pode estudar de manhã, lá tem tudo, restaurante, tudo que ela precisar, o clube vai oferecer para ela", destaca a mãe. O convite para integrar o clube de Curitiba surgiu no ano passado, mas como Maria Eduarda defendia o São Bento Clube de Natação/FMD/Buddemeyer, ela precisou esperar mais um ano.

Além disso, no Curitibano, eles oferecem auxílio moradia para atletas a partir dos 17 anos, mas como a são-bentense ainda tem 15, ela vai dividir aluguel com outro atleta.

Agradecimento
Maria Eduarda se mudou para Curitiba nesta semana e já começou a treinar no novo clube. Ela e a família agradecem aos treinadores Marilene e Gabriel por todos os ensinamentos nos últimos anos, além de todo apoio à equipe São Bento Clube de Natação/Buddemeyer e a Fundação Municipal de Desportos (FMD).

"Eu digo que é a cria deles, eles ajudaram, ensinaram, prepararam para ela ir para um clube maior, agora, daqui para frente é só crescer", encerra a mãe.

Mesmo treinando no Clube Curitibano, a são-bentense ainda irá representar o munícipio em provas de Maratonas Aquáticas e no Joguinhos Abertos de Santa Catarina.