Copa do Mundo 2022
As lições do Lauro Burigo para o Tite.
Texto sobre a copa do mundo 2022 de Fábio Machado, nd mais, sobre Lauro Burigo para o Tite.
email. fabio.machado@ndmais.com.br
A seleção brasileira conseguiu a proeza de ser eliminada de uma Copa do mundo, tomando um gol da Croácia no segundo tempo da prorrogação faltando quatro minutos para terminar o jogo.
Eliminação que ainda dói, ainda mais imaginando que hoje (13/12/2022)estaríamos enfrentando a Argentina, sonhando com uma vaga na final. O falecido treinador Lauro Burigo, tantas vezes campeão catarinense e que nos deixou em julho 2019, costumava dizer que depois dos "40 minutos" não tinha mais jogo. Ele queria dizer que o goleiro deveria se jogar no chão e praticar o anti-futebol ou outra atitude contra a ética do esporte?
Nada disso. O que o "Bruxo" queria dizer é que era preciso inteligência para segurar o resultado. Se posicionar atrás, deixando um rápido jogador num lado para puxar o contra-ataque, ter inteligência para alguém trocar passes em triangulação para desgastar o adversário, segurar a bola próximo da bandeira do escanteio, enfim fazer o tempo passar e garantir o resultado. Ah, se tiver que jogar a bola para o "mato pois o jogo é de campeonato" que joguem, Mas que não deixe o adversário empatar se jogando o time todo para frente, com Fred perdido na jogada, com o Casemiro evitando fazer falta em um ex-companheiro de clube, com os laterais sem dar o combate e com um treinador covarde no comando. O Tite não conheceu - e talvez nunca tenha ouvido falar - do mestre e bruxo Lauro Burigo. Azar o dele e do torcedor brasileiro.