Entenda o que a torcida quer dizer quando tacha o time de "sem vergonha"!

ENTENDA O QUE A TORCIDA QUER DIZER QUANDO TACHA O TIME DE "SEM VERGONHA".

A reação da torcida é proporcional ao desempenho do time num determinado momento.

Ao ser derrotado dentro de casa pelo Avaí em jogo pela Rodada 11 do Brasileirão Série A , a torcida do Botafogo gritava em coro ao final do jogo:

- Time sem vergonha, time sem vergonha , time sem vergonha...

Como interpretar essa reação?

Entendo que a torcida quer dizer que naquela derrota, o Botafogo jogou de uma maneira que envergonhou sua torcida, que fez um jogo sem inspiração, sem o empenho necessário , que deu moleza...

Então, eles não estão querendo dizer que o time é "sem vergonha" em toda sua história ou nos jogos em que o time jogou com bravura, inspiração e dignidade.

A mesma interpretação pode ser dada à insatisfação de parte da torcida do Fortaleza com o técnico Voyvoda e com o desempenho do time no Brasileirão Série A.

Obviamente , a torcida reconhece o bom desempenho do time na Libertadores e Copa do Brasil , mas quando vaia o time , ela está limitando as vaias ao péssimo desempenho do time no Brasileirão, ou seja , em jogos do Brasileirão a equipe tem jogado de uma maneira "sem vergonha" : sem bravura, com displicência , perdendo muitos gols , dando a entender que se empenha mais em jogos de outras competições...

A crítica ao técnico também é aceitável e racional. À medida que ele volte a fazer com que o grupo produza um futebol de qualidade , eficiente , de modo a trazer de volta as vitórias, obviamente a torcida voltará a incentivar e elogiar o trabalho dele.

Considero uma atitude inteligente de parte da torcida, pois seria irracional apoiar plenamente , elogiar e se alegrar com um time que de 33 pontos disputados conquistou apenas 7.

Além do mais , é preciso levar em conta que o fato de um profissional ter conseguido realizar bom trabalho no ano anterior não significa dizer que continuará realizando nas temporadas posteriores.

Há uma série de fatores que contribuem para queda de rendimento do técnico: desgaste com jogadores, substituições equivocadas ou que não produziram o esperado, formação de "panelas" por grupos de jogadores, "bichos" prometidos e não pagos, salários atrasados , jogadores participando de "baladas" dentre outros fatores.

A torcida é inteligente e tem um coração sempre disposto a perdoar .

Basta o time demonstrar pequenos sinais de reação que rapidinho ela troca a crítica pela compreensão , a vaia pelo apoio. A descrença pelo "Eu acredito".

A torcida nunca foi e nunca será "um louco momentâneo" , como afirmava um ex-árbitro e comentarista cearense já falecido.

Marcos Antonio Vasconcelos

Rodrigues - Acompanha futebol desde os anos 1970 - autor do livro "Palavras do meu sentimento:

Texto publicado no Recanto das Letras

Marcos Antonio Vasconcelos
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 14/06/2022
Reeditado em 14/06/2022
Código do texto: T7537886
Classificação de conteúdo: seguro