DE SONHO... A PESADELO !

DE SONHO... A PESADELO !

"Esta noite eu tive um sonho... acordei" !, cantou Raul Seixas. Freud explicava que os sonhos são "desejos reprimidos", logo, eu queria ser a pessoa retratada nas imagens sonhadas. Não sei se é por aí... não tenho afinidades com o mestre registrado em meu sonho, muito pelo contrário ! No tal sonho meu irmão e mestre "Sapo" (de Belém) discutem se aquele movimento apresentado por um mestre está correto. Pelo ponto de vista de meu irmão não estaria ! Tratava-se de uma "mistura" de "S Dobrado" com "Macaco" (ou o inverso), mas a filmagem não ajuda, foi feita numa sala de paredes brancas e o uniforme branco ("abadá") do "capoeira" some, nos impedindo de ver corretamente o movimento. Eis um dos problemas do registro de Rodas... o "muro" branco de uniformes dos participantes interfere na visão dos movimentos, principalmente em locais mal iluminados. Porém a mensagem do sonho vai além: o que pretendemos para a Capoeira ?!

Me parece que a Capoeira continua a sofrer da "síndrome de perseguição" que a acompanhou desde seus primeiros dias. Estarei negando que não foi combatida, quase exterminada ?! Explico melhor: ainda que fazendo parte do Código Penal e de "leis menores" em cada cidade ou capital, a Capoeira continuou com prestígio, requisitada por políticos e Eminências (principalmente nas eleições) e reconhecida como luta de recursos. A partir de mestre Bimba e da ampliação dos espaços por professores vindos da Regional nos anos 60/70 nas capitais -- a prática da Angola manteve-se "oculta", restrita -- o conceito da Capoeira na sociedade ampliou-se e solidificou-se. E chegamos ao século 21 com ela no Mundo inteiro... isso parece ser insuficiente, a Capoeira tenta REAFIRMAR-SE a cada dia, agora em relação (suponho) às demais práticas "concocrrentes", quero crer. O fato é que não pára de INOVAR, de adaptar movimentos de outras técnicas ("breakdance", GRD, hiphop, o que puder) ou fazendo "EVOLUIR" (?!) um movimento original dela mesma. Vai daí temos hoje no YouTube -- essa maravilha que divulga tanto o original bem feito quanto suas distorções -- videoclips com 23 TIPOS (?!) de negativa ou, pior, algo do tipo "mortal carpado" que não se sabe para que serve nem como será usado numa Roda e que põe em perigo de vida (ou de acidente e até morte) o que efetua e quem estiver por perto.

Onde vamos PARAR ?! NÃO VAMOS !!! Tais "modernidades" atendem á vaidade dos atuais praticantes com HORAS diárias de treino em academias, tempo que professor algum dos anos 70/80 tinha, já que trabalhava e o ensino dela se fazia somente DE NOITE, por hora e meia, se tanto. Segundo Freud, o que me move é a inveja "de não fazer aquilo", a esquisitice que o sonho mostra... NÃO É ! O "tripé" que sustentou a criação da Capoeira e dirigiu seu Destino por 2 séculos e meio já não existe mais: os ataque/defesa & contraataque agora fazem parte apenas do Passado dela, importa mesmo é EXIBIR movimentos espetaculares.

Estamos numa "disputa interna" para SUPERAR (?!) a GRD - ginástica rítmico-desportiva ou algo semelhante... tem mais, Diretorias modernas vão "encampando as novidades" e saímos de 16 ou 18 movimentos básicos tradicionais que a Angola-mãe originou para uns 40 nos anos 70 e 80 ou mais hoje.

-- "Valha-me Deus, Senhor São Bento... com "esse jogo" eu me arrebento" !

"NATO" AZEVEDO (em 3/fev. 2022, 4hs)