História do Futebol no Mundo

Futebol pelo mundo antigo

Esportes com bola já são praticados desde a antiguidade.

Na China, o Tsu Chu era um treino militar onde formavam-se equipes para chutar a cabeça dum inimigo e acertá-la numa cesta. Ele inspirou o kemari japonês, um jogo não competitivo onde duas equipes tentavam manter a bola no ar utilizando somente os pés. Os mesoamericanos pré-colombianos desenvolveram um jogo existente desde a civilização olmeca (1400ac-400ac), chamado de pitz na língua maia, de tlatchtli na língua nahuatl e de pock-ta-pock na língua iucateque. Esse jogo se dava num campo composto por uma faixa central gramada flanqueada por duas grandes paredes de pedra em forma de ladeiras ou escadas. Em cada uma destas havia um aro, um pra cada time, e o objetivo era acertar a bola no aro do time adversário sem deixa-la cair no chão e sem agarrá-la com as mãos. Por vezes eram usados bastões ou raquetes. Os jogadores vestiam máscaras nesse espetáculo dramático que sempre terminava com alguns jogadores sendo sacrificados aos deuses.

Civilização Ocidental

Na antiga Grécia, duas equipes, de mais ou menos 13 jogadores cada, se enfrentavam num campo retangular, com uma linha divisória no centro as separando e outra atrás de cada uma delas. O objetivo era levar a bola até o campo adversário. Esse era o jogo chamado de epískyros, que veio a inspirar o harpastum romano, o qual também é parecido com o rugby atual.

Avançando para o século XVI, na Piazza Santa Croce, em Florença, surgiu o esporte chamado giuoco del calcio florentino (jogo de chute florentino), ou só calcio. Este é um ancestral bem próximo do futebol e do rugby, tanto que hoje em dia na Itália o futebol é conhecido como calcio, e o jogo da Renascença em questão é nomeado calcio storico, ou seja, o futebol histórico. Provavelmente foi um revivamento do harpastum, e tal como ele foi amplamente jogado pela Europa, não é sem motivo que tem “histórico” como predicado. Foi jogado por papas no Vaticano, e quando Carlos V do Sacro-Império-Romano-Germânico enviou suas tropas imperiais para sitiar Florença, os habitantes de lá as desafiaram para uma partida. Apesar de ser o primeiro jogo parecido com o futebol com regras escritas, e de ser jogado até hoje na dita piazza no mês de junho, não vou me delongar muito sobre as elas. Mas devo mencionar a violência como uma característica marcante, pois as tais regras, inicialmente, não diziam nada a respeito disso, e atualmente são proibidos apenas socos e pontapés na cabeça, tornando recorrentes os murros, as cotoveladas, mata-leões e etc...