...COM A LUZ DO SABER !
...COM A LUZ DO SABER !
"...como a Terra desperta
com o Sol a nascer,
despertamos nós todos
com a luz do Saber" !
(trecho de canção, anos 60)
De repente, viramos todos "CRINGES", "coroas quadrados", "caretas", "cafonas"... assim falávamos em 1970 sobre os mais velhos que nós, rapazes amantes da Jovem Guarda, dos hippies e do rock'n roll que fomos, éramos. Chegou a nossa vez de sermos vistos pela garotada atual da mesma forma como víamos nossos pais, tios, avós, professores e vizinhos. "Atrasado no Tempo" é como me sinto hoje, com celulares que são quase computadores e com PCs que só faltam voar, cujo manual do programa Windows tem 900 PÁGINAS... e eu que tremo cada vez que preciso acessar o Word para montar um texto qualquer !
Ainda escrevo à mão em papel sem linhas, elas me irritam, digitar qualquer coisa "empata" minha inspiração, exceto as respostas (no Messenger) para questões e dúvidas com amigos e parentes.
Maravilha maravilhosa é não ter mais a folha de Carbono para fazer cópia do seu texto ou ter que procurar Xerocopiadoras para isso. Hoje, "azuleia-se" o escrito com o "rato" (mouse, em Portugal) e podemos reproduzí-lo onde quisermos. Nos basta relacionar o amigo num email !
O "Saber", o pouco Saber que temos sobre determinado tema -- alguns o creem muito -- segue em milisegundos até o destinatário, mas o prazer da carta em suas mãos se perdeu para sempre. Agora em papel somente contas, dívidas, cobranças diversas ! Qualquer Saber "não cai do céu", é preciso aplicação, estudo do assunto ou dedicação do professor que irá ensiná-lo ! De graça ou pago, esse Conhecimento adquirido só fará sentido NO MUNDO se fôr repassado... se morrer conosco, com quem o tem, o aprendizado terá sido inútil. Ainda que por vaidade, "quem escreve o faz para ser lido" e o círculo se completa, se amplia, evolui, "se reproduz".
Todo pesquisador sonha em publicar o resultado de seu trabalho, obra de meses ou anos e quer SER LIDO. O Destino sempre age a favor de quem procura algo e, como "um pé de coelho" -- adereço usado nos cintos por homens dos 1960, como a "figa" pelos baianos -- traz o Saber almejado às mãos de quem pesquisa, a fim de que divulgue a MEMÓRIA do Passado. Escrevendo ou cavando, pesquisadores recuperam a História e a "reescrevem" de forma correta.
Nesse "estranho" Século 21 que regride aos 1600 de intolerância e prepotência talvez nem seja mais possível contar a História -- de qualquer atividade humana -- como esta sucedeu, pois a Verdade dos fatos é vista agora como difamação e todo "poderoso" tem meios para punir o "transgressor", quem revele um Passado que não interessa aos que dele fizeram parte.
A antiga LUZ DO SABER que iluminava "como um Sol" toda a trajetória da Humanidade, dos vários povos nos mais diversos países e regiões, transmutou-se em mera "lanterna" -- manipulada por alguns, por Governos e presidentes, mas não só por êles -- e os mais jovens terão uma História que só abrange alguns elementos, aspectos e momentos, ocultando, ignorando ou mesmo "excluindo" outros, que não interessa ao Grupo, facção, Partido, etc, REVELAR.
O "Saber" do Século 21 é "capenga", parcial, tendencioso, injusto para alguns e FALSO para outros, camuflado ou "maquiado" de acordo com interesses, fanatismos e/ou vaidades... nem a Capoeira foge disso ! Quem viveu antigos tempos -- de LIBERDADE de expressão, inclusive -- só tem a lamentar essa "Era da Comunicação" !
"NATO" AZEVEDO (em 25/agosto 2021, 17hs)
EM TEMPO: texto dedicado ao escritor AUGUSTO LEAL, Sra MARIA ZENEIDE GOMES & outros mais, que PESQUISAM (espero que bem !) a Capoeira de Belém e a divulgam, assim como o c/m "SAN" e o prof. MacIver Beckman, ambos divulgando vídeos e entrevistas com mestres locais. PARABÉNS a todos !