Capoeira: Toques! (de Waldeloir Rego)
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Há no acompanhamento musical toques que se poderia chamar de gerais, porque são comuns a todos os capoeiras, os quais são executados ao lado de outros que são particulares de determinada academia ou mestre de capoeira. Também acontece, e não raro, um mesmo toque, apenas com denomi nação diferente entre os capoeiras. Para que se tenha uma idéia, recolhi o nome dos toques de alguns capoeiras, que ainda atuam com freqüência na Bahia, como: —
Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado)
São Bento Grande
Benguela
Cavalaria
Santa Maria
Iuna
Idalina
Amazonas.
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Santa Maria
Dobrada
Samba de Angola
Ijexá
Panhe a laranja no chão tico-tico
Samongo
Benguela Sustenida
Assalva ou Hino.
Canjiquinha (Washington Bruno da Silva)
Angola Angolinha
São Bento Grande
São Bento Pequeno
Santa Maria
Ave Maria
Samongo
Cavalaria
Amazonas
Angola em gêge
São Bento Grande em gêge
Muzenza
Jôgo de Dentro
Aviso
Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha)
São Bento Grande
São Bento Pequeno
Angola
Santa Maria
Cavalaria
Amazonas
Iuna
Gato (José Gabriel Goes)
Angola
São Bento Grande
Jôgo de Dentro
São Bento Pequeno
São Bento Grande de Compasso
São Bento de Dentro
Angolinha
Iuna
Cavalaria
Benguela
Santa Maria
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Waldemar (Waldemar da Paixão)
São Bento Grande
São Bento Pequeno
Benguela
Ave Maria
Santa Maria
Cavalaria
Samongo
Angolinha
Gêge
Estandarte
Iuna
Bigodinho (Francisco de Assis)
São Bento Grande
Cinco Salomão
São Bento Pequeno
Cavalaria
Jôgo de Dentro
Angola
Angolinha
Santa Maria
Panhe a laranja no chão tico-tico
Amol (Amol Conceição)
São Bento Grande
Angola
Jôgo de Dentro
Samba da Capoeira.
Traíra (João Ramos do Nascimento)
Santa Maria
São Bento Pequeno
São Bento Grande
Jôgo de Dentro
Angola Dobrada
Angola
Angola Pequena
Santa Maria
Regional
Iuna
Gêge-Ketu.
Comò se vê, em todos êles há uma constância nos toques Angola, São Bento Grande, São Bento Pequeno, Cavalaria, Iuna e Benguela. Como já tive oportunidade de dizer, os to ques divergentes dos comuns raramente constituem um toque totalmente diferente dos demais. Via de regra, é um já exis tente, apenas com outro rótulo ou então uma ligeira inovação, introduzida pelo tocador, fazendo com que se dê um nome nôvo. A denominação de alguns toques da capoeira está ligada a determinados povos ou regiões africanas pura e simples mente pelo nome, ou são toques Litúrgicos ou profanos de que a capoeira se valeu, como Benguela, Angola, íjexá e Gêge, isso sem se falar nas combinações Angola em Gêge e GêgeKetu.
Antigamente, segundo capoeiristas idosos, o toque cha mado na capoeira de Gêge era o toque dos povos gêges (Dahomey) chamado bravun, toque Litúrgico, específico do deus Oxumarê, o Arco-íris e que na capoeira era tocado em ataba que, conforme a ilustração de capoeira existente em Rugendas.
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No toque Ijexá, na capoeira de Gato (José Gabriel Goes), o nome é apenas um rótulo, pois o toque em si é uma alteração dos já conhecidos. Entretanto, em Caiçara (Antônio da Conceição Morais), quando em exibição para turistas, é o toque Litúrgico característico dos povos ijexás, tocado para alguns deuses, que Caiçara toca no berimbau e aplica na capoeira.
Quanto às combinações nada têm a ver senão nas denominações. O toque chamado aviso, usado pelo capoeira Canjiquinha (Washington Bruno da Silva), segundo seu mes tre Aberrê era usado por um tocador que ficava num oiteiro, vigiando a presença do senhor de engenho, capitão do mato ou da polícia.
Fonte:
https://pdfcoffee.com/waldeloir-rego-capoeira-angola-pdf-free.html