DIVAGANDO SOBRE O VÍDEO

DIVAGANDO SOBRE O VÍDEO

"Dessa Arte eu sei um pouco, / um mestre

me ensinou... / (...) me orgulho dessa Arte, /

foi Deus que me ajudou" !

(me. PAULO DOS ANJOS - trecho/ladainha)

O recente vídeo de uma entrevista do mestre Bezerra em 1996, em Belém, nos traz conclusões curiosas: porque a Confederação-CBC levaria um Congresso sobre Angola para... Salvador ?! Sempre se soube que a Angola praticada pelas Federações (desde 1974) seria na verdade uma "Regional em câmera lenta", nada a diferenciava do jogo normal nos toques de São Bento. Teria esse I Congresso Brasileiro de Capoeira Angola em 27-28 e 29 de Setembro de 1996 a intenção de aproximar as 2 práticas, talvez até "unificá-las" ?

Será que a citação de mestre Paulo dos Anjos -- lembrada na entrevista -- de que fazia "apenas Capoeira", nem Angola e nem Regional, não seria uma "indireta" dirigida a algum presente no evento ? Mestre Bezerra levara um vídeo de seu trabalho aqui -- muito elogiado, segundo êle -- e que lhe valeu até medalha. Se estava nele, mestre Paulo dos Anjos não reconheceu seu jogo "como de Angola" ?! (*1)

A estranhar a pesquisa (?!) feita para a escolha do nome dele para presidir a recém-criada FEPAC, em fev./95... até onde sei 4 Grupos a formaram: 2 de ex-alunos seus, 1 grupo dele próprio e o último de me. Fernando Rabelo, que já o conhecia desde 1981, até providenciou filmagem de Batizado no qual o mestre participava, no citado ano. Da forma como fala, Belém quase inteira teria sido consultada !

O vídeo é um registro histórico, com uma ou outra "abobrinha": a de que a Capoeira influenciou a MPB - música popular brasileira (raramente isso sucedeu) ou de que a Mulher tem presença expressiva nela. Se hoje ainda não tem, quem dirá em 1996 ! O mestre "foge" de algumas questões ou pelo menos "desconversa"... "Bimba" era músico exímio, teria criado os toques de Idalina e Amazonas, além do próprio da Regional, não sei se com o nome de São Bento. Já de Pastinha pouco se sabe ! O que os alunos no vídeo demonstram -- tocando com pedras grossas demais -- não dá para se distinguir, os 2 tons do berimbau são praticamente iguais, embora a cabaça oval os tornaria bem distintos. Ela teve um corte excessivo do bojo, transformando-a em "viola". Creio que o outro berimbau também !

O ritmo, tempo, o "compasso" lento da Angola se perdeu, foi tocada no "ritmo" (velocidade) de São Bento Pequeno. No Pará dá-se preferência à "cabaça" da CUEIRA, um arbusto, cujas "bolas" demoram a amadurecer. Quase sempre são colhidas "meio verdes"! Além disso, têm parede interna lisa e rija, que aumenta as notas agudas, que os microfones sensíveis ampliam ainda mais. Vivendo e aprendendo... mas, foi uma boa entrevista !

"NATO" AZEVEDO (em 1º/junho 2021, 21hs)

OBS: (*1) bem curiosa essa estória, se não fôr FANTASIA... quem teria a audácia de indagar de mestre PAULO DOS ANJOS, já conhecido e em evento DE ANGOLA, se êle PRATICAVA REGIONAL ? E porque o tal vídeo premiado não teve nenhum momento exibido no próprio programa ? Onde está o tal VÍDEO ?

****************

Abaixo, trechos da extensa entrevista, cujo vídeo pode ser acessado pelo YOUTUBE, no canal do contramestre SAN, da MUZENZA. Confiram o link no final do RESUMO.

ENTREVISTA COM MESTRE BEZERRA NO SEM CENSURA PARÁ - 1996

00:1 (...) êles praticavam um tipo lá que era o "Jogo da Zebra", então uma coisa interessante era como era a dança. Êles ficavam gingando, soltando golpes de Capoeira... não era Capoeira, que nem tinha esse nome ! Capoeira é DANÇA, quando alguém se aproximava êles "dançavam" ! Depois que êle se afastava, continuavam lutando !

1:55 - (jornalista JOÃO CARLOS PEREIRA) "A Capoeira -- quando veio para o Pará -- ganhou algum traço particular, diferente da sua origem" ?

Interessante... na realidade ela é só uma... é que cada Mestre de Capoeira muda um pouco, a maneira de ensinar está na criatividade, às vezes mesmo por falta de um Conhecimento atual pra desenvolver a Capoeira. É por isso que o pessoal diz até que tem outros tipos de Capoeira. Capoeira só tem duas, a Regional e a Angola.

3:20 - (...) Então nós estamos realizando congressos como esse aqui, agora entre 27 e 29 de setembro (de 1996) em Salvador, foi o I Congresso Nacional (obs: Brasileiro) de Capoeira Angola... mas eu fui lá pra receber o Certificado e essa Medalha (...) e chegando lá apresentei um trabalho muito bonito, uma fita de vídeo, mais precisamente o trabalho da UFPA, que eu 'tô trazendo aqui. Por esse trabalho desenvolvido em Belém eu recebi um troféu, tem esses alunos !

4:55 - (apresentadora) "Professor, MULHER pratica Capoeira" ?

Mulheres praticam Capoeira, quem mais pratica atualmente é mulher... existe um estudo (obs: da revista BOA FORMA, que êle exibe) que mostra que Capoeira é mais benéfica para a mulher do que para homem !

6:35 - (apresentadora) - "De onde surgiram as músicas cantadas nas Rodas de Capoeira" ?

As músicas de Capoeira dão uma grande força para a MPB - música popular brasileira. A grande maioria das músicas populares vieram da Capoeira. Tem um livro de Waldeloir Rego que dá as músicas mais antigas, as mais bonitas, que inspiram os cantores, os artistas baianos.

6:50 (exibem toques seus 2 alunos) -- 8:55 (o mestre canta trecho de ladainha antiga)

9:50 - Lá em nosso Congresso chegaram a dizer que mestre Pastinha não sabia tocar berimbau e nem ensinar Capoeira. Essa conversa apareceu por aqui (OBS: se refere a Belém) e eu digo, mestre Pastinha era um grande Mestre !

10:45 - (NELSON GUEDES - "capoeira") "Fui seu ex-aluno, (*1) como o sr. está encarando essa grande leva de mestres que está surgindo em Belém" ?!

Estou encarando como justíssima, porque fui escolhido para ser presidente da FEPAC, mas antes de ser escolhido, o presidente da CBC-Confederação mandou 1 mestre aqui (*2) e que conversou com as pessoas e houve indicação do meu nome. Isso está completando 2 anos e fui eleito, não houve um outro para concorrer com meu nome.

11:50 - (prof. "CARIOCA" / R.P.Azevedo) Para ser mestre DE ANGOLA é preciso saber o quê ? Com quem o senhor aprendeu Capoeira Angola ?

É uma boa pergunta, por isso que houve o 1º Congresso de Capoeira Angola e lá, eu conversando com mestre Paulo dos Anjos ÊLE DISSE... perguntaram pra êle e êle disse:

-- "Mestre, você pratica Capoeira REGIONAL ou só Angola" ?!

Êle disse: -- "Eu pratico CAPOEIRA" !

(me. Bezerra continua:) Meu primeiro Certificado foi de Capoeira Angola, (*3) então o que eu mais conheço é ANGOLA ! (continua, etc)

12:45 - (jornalista) "O senhor aprendeu com quem" ?!

Aprendi com... (pausa longa) o Certificado foi de mestre Pastinha mas eu aprendi com mestre Roberval, um mergulhador que morreu na construção do porto de Itaqui. (...) todos conhecem meu mestre lá.

(FIM DO PROGRAMA)

*****************

OBSERVAÇÕES: (*1) Nelson Guedes não aprendeu com me. Bezerra, um dos irmãos mais velhos dele, sim. Nunca nos contou que TREINOU com o mestre, que passou boa parte da vida "fora de Belém". Nelson ficaria com a corda do irmão e, em agosto/set. de 1990, houve um "festival", digo, uma "entrega de cordas" no ginásio do ISEP (não sei se noticiada pelos Jornais) onde êle recebeu a AZUL, de "aluno formado". Tinha Conhecimento, jogo e amor à Capoeira para garantir tal graduação e honrá-la !

(*2) - seria êle Mestre Miguel Machado, coordenando as Federações da Região Norte, segundo soube. O vimos, meu irmão e eu, na Praça da República, em Belém, em 1993/94.

(*3) - esse diploma da Academia de Pastinha rendeu polêmicas por muito tempo... não se sabe se mestre Bezerra chegou a conhecer realmente o velho Mestre e em que data isso teria ocorrido ! (É "palpite" meu isso e pode ser contestado !)

(link do YOUTUBE.COM referente ao video citado aqui...)

https://youtu.be/kBsYovcKvGc

*************

*************

RESSALVAS de mestre FERNANDO RABELO (via Facebook, 1/06/2021)

(F. RABELO) - Mestre Bezerra foi no I e único Congresso Brasileiro de Capoeira Angola organizado pelo mestre Augusto. A referência que tenho é aquela de 1996. Os outros nomes envolvidos, incluindo a esposa do mestre Augusto, mestre Jorge Satélite e Kaká Bonates ainda estão na minha memória.

O "I Cobracan", que teve participação ativa do mestre Bezerra, foi realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 1996, em Salvador - BA, oficialmente pelo DNCA - Departamento Nacional de Capoeira Angola, da CBC. Na prática os dois cabeças realizadores foram mestre Augusto, responsável pelo citado departamento e mestre Jaime de Mar Grande.

Na época do congresso, 96, mestre Bezerra brilhava dando aulas no diretório acadêmico da UFPA, com dezenas de praticantes de capoeira angola. Ele apresentou vídeo /palestra no congresso I Cobracan mostrando o trabalho dele na UFPA.

*********** (abaixo, link do Congresso - COBRACAN)

"...SILVA, A. J. P. . Relatório do I Congresso Brasileiro de Capoeira Angola. 1996...."

Fonte: https://www.escavador.com/sobre/1712002/augusto-januario-passos-da-silva