Capoeira no Sem Censura Pará, 1996! Ieh, galo cantou!

ENTREVISTA COM MESTRE BEZERRA NO SEM CENSURA PARÁ, TV CULTURA-1996- BELÉM-PARÁ.

(resumo)

Fonte:

CTC Contramestre San

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=kBsYovcKvGc

Quem tiver pouco tempo vá direto ao 6:30 minuto!

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Brevemente colocarei (quase) toda essa entrevista histórica, descongelada graças ao trabalho da abnegada equipe de San da Muzenza. Imperdível é a exibição de Marcola, arrebentando na beriba!

Vale este adendo sobre o Certificado que não Certifica:

Dizem que a mulher de Mestre Pastinha resolveu vender Certificados da Academia para ajudar o Mestre. O correto seria Certificado de Ajuda ou como na época, Livro de Ouro! Corro risco ao dizer, mas é quase provável que o Mestre ja não tivesse a Academia, muitos anos antes. Difícil acreditar que tenha pessoas que "balancem" este Certificado como prova de conhecimento! Infelizmente a fita do trabalho premiado possivelmente não será vista por ninguém. Que pena!

Quando alguém que se diz angoleiro aceita ser presidir entidade, aonde terá que visitar batizados e até batizar, é preciso imaginar o quanto ele era angoleiro nesta época. (1996)

Carioca

3:20: em Salvador, foi o I Congresso Nacional (obs: Brasileiro) de Capoeira Angola... mas eu fui lá pra receber o Certificado e essa Medalha.....

3:...... e chegando lá apresentei um trabalho muito bonito, uma fita de vídeo, mais precisamente o trabalho da UFPA,....

Por esse trabalho desenvolvido em Belém eu recebi um troféu,.....

(%) As modificações que os religiosos veem fazendo na "Nossa Arte" se faz presente nesta entrevista e passa quase imperceptível:

8:55 Ele canta trecho de ladainha antiga:

Oi Meu mestre o que eu faço / para viver nesse mundo....

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Como não deu para ver o especialista tocando, coloco abaixo o link para seu deleite! (começa no 1:55 minuto)

Arte através do artesanato

Fonte:

Mestre Bezerra

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=S8bv88ulgaM

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ENTREVISTA COM MESTRE BEZERRA NO SEM CENSURA PARÁ - 1996

(resumo)

00:1 (...) êles praticavam um tipo lá que era o "Jogo da Zebra", então uma coisa interessante era como era a dança. Êles ficavam gingando, soltando golpes de Capoeira... não era Capoeira, que nem tinha esse nome ! Capoeira é DANÇA, quando alguém se aproximava êles "dançavam" ! Depois que êle se afastava, continuavam lutando !

1:55 - (jornalista JOÃO CARLOS PEREIRA) "A Capoeira -- quando veio para o Pará -- ganhou algum traço particular, diferente da sua origem" ?

Interessante... na realidade ela é só uma... é que cada Mestre de Capoeira muda um pouco, a maneira de ensinar está na criatividade, às vezes mesmo por falta de um Conhecimento atual pra desenvolver a Capoeira. É por isso que o pessoal diz até que tem outros tipos de Capoeira. Capoeira só tem duas, a Regional e a Angola.

3:20 - (...) Então nós estamos realizando congressos como esse aqui, agora entre 27 e 29 de setembro (1996) em Salvador, foi o I Congresso Nacional (obs: Brasileiro) de Capoeira Angola... mas eu fui lá pra receber o Certificado e essa Medalha (...) e chegando lá apresentei um trabalho muito bonito, uma fita de vídeo, mais precisamente o trabalho da UFPA, que eu 'tô trazendo aqui. Por esse trabalho desenvolvido em Belém eu recebi um troféu, tem esses alunos !

4:45 ...esse troféu era para os organizadores e os mestres antigos.

4:55 - (apresentadora) "Professor, MULHER pratica Capoeira" ?

Mulheres praticam Capoeira, quem mais pratica atualmente é mulher... existe um estudo (obs: da revista BOA FORMA, ele exibe) que mostra que Capoeira é mais benéfica para a mulher do que para homem !

6:35 - (apresentadora) - "De onde surgiram as músicas cantadas nas Rodas de Capoeira" ?

As músicas de Capoeira dão uma grande força para a MPB - música popular brasileira. A grande maioria das músicas populares vieram da Capoeira. Tem um livro de Waldeloir Rego que dá as músicas mais antigas, muito bonitas, que inspiram os cantores, os artistas baianos.

7:25 Marcola (ou Marcovski) toca.

7:55 Cadê Angola? pergunta o especialista.

8:55 o mestre canta trecho de ladainha antiga:

Oi Meu mestre (%) o que eu faço / para viver nesse mundo....

9:50 - Lá em nosso Congresso chegaram a dizer que mestre Pastinha não sabia tocar berimbau e nem ensinar Capoeira. Essa conversa apareceu por aqui (OBS: se refere a Belém) e eu digo, mestre Pastinha era um grande Mestre !

10:18 (apresentadora) Seu trabalho na UFPA que o Senhor falou, como é que são as aulas, é toda semana?

É de terça a sexta e agora nós estamos trabalhando também no sábado.

Terça feira de manhã, de tarde e de noite. Terça e quinta das 19:00 as 21:00!

10:45 - (NELSON GUEDES - "capoeira") "Fui seu ex-aluno, (*1) como o sr. está encarando essa grande leva de mestres que está surgindo em Belém" ?!

Estou encarando como justíssima, porque fui escolhido para ser presidente da FEPAC, mas antes de ser escolhido, o presidente da CBC-Confederação mandou 1 mestre aqui (*2) e que conversou com as pessoas e houve indicação do meu nome. Isso está completando 2 anos e fui eleito, não houve um outro para concorrer com meu nome.

11:50 - (prof. "CARIOCA" /

Para ser mestre DE ANGOLA é preciso saber o quê ?

Com quem o senhor aprendeu Capoeira Angola ?

É uma boa pergunta, por isso que houve o 1º Congresso de Capoeira Angola e lá, eu conversando com mestre Paulo dos Anjos ÊLE DISSE... perguntaram pra êle e êle disse:

-- "Mestre, você pratica Capoeira REGIONAL ou só Angola" ?!

Êle disse: -- "Eu pratico CAPOEIRA" !

(me. Bezerra continua:) Meu primeiro Certificado foi de Capoeira Angola, (*3) então o que eu mais conheço é ANGOLA ! (continua, etc)

12:45 - (jornalista) "O senhor aprendeu com quem" ?!

Aprendi com... (pausa longa) o Certificado foi de mestre Pastinha mais eu aprendi com mestre Roberval, um mergulhador que morreu na construção do porto de Itaqui. (...) todos conhecem meu mestre lá.

(FIM DO PROGRAMA)

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