Capoeira: A Indumentária! (resumo) Waldeloir Rego

Falar em indumentária de capoeira em têrmos de côres e trajes padronizados, identificando um determinado grupo, é coisa recentíssima, nascida do advento de um turismo cultu­ralmente mal orientado, surgido na Bahia, há pouco, mas já bastante responsável pela descaracterização de muitas de nos­sas tradições. Sendo a capoeira, assim como o capoeira considerados coisas marginais, jamais poderia existir algo que fàcilmente fôsse identificado pela policia, que dormia e acordava no cal­canhar dos capoeiras. O que havia era um enquadramento do capoeira no trajar de uma época e num determinado instante de sua atividade, dentro de um agrupamento social.

Fala-se que o capoeira usava uniforme branco, sendo calça de pantalona, ou seja uma calça folgada com bôca de sino cobrindo todo o calcanhar; camisa comprida, por cima das calças 3 quase que à semelhança de àbadá; chagrin e lenço de esguião de sêda, envolto no pescoço, cuja finalidade, segundo me falou Mestre Bimba, era evitar navalhada no pescoço, porque a navalha não corta sêda pura, de que eram fabricados êsses lenços im­portados. Essa indumentária não era privativa do capoeira, era um traje comum a todo negro que quisesse usá-lo, fôsse

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ou não capoeira. A título de ilustração posso citar Tio Joaquim (Joaquim Vieira), que foi um babalorixá famoso na Bahia, além de Wessa Oburô, título honorífico no Axé Opô Afonjá, segundo informação de sua neta Cantulina de Ayrá (Cantulina Pacheco), usava êsse mesmo traje, acrescido de chapéu bico de sino e no entanto não me falou e não me consta fôsse êle capoeira. O lenço de esguião de sêda de que fala Mestre Bimba não era uso privativo do capoeira. Funcionava como enfeite para proteger o colarinho da camisa contra o suor e a poeira, o que ainda em nossos dias se vê em festas de largo, quando o negro brinca, coloca um simples lenço de algodão ou uma pequena toalha de rosto entre o pescoço e o colari­nho da camisa.

Como o capoeira foi um elemento marcante em nossa sociedade, a sua maneira de ser, em seus hábitos e costumes, embora na sua quase totalidade normal como de outro indivíduo qualquer, ficou como característica sua. Ao lado dêsses detalhes, Manoel Querino fala do uso de uma "argolinha de ouro na orelha, como insígnia de fôrça e valen­tia”. 111 Isso também não era privativo do capoeira. Conheço pessoas bem idosas que ainda alcançaram negros não mais usando argolas mas com a orelha esquerda furada e que não eram capoeiras. Além do mais, Braz do Amaral se refere ao uso de uma argola minúscula na orelha esquerda, como há­bito dos negros de Angola, sem contudo especificar que eram capoeiras.

113 Havia grandes capoeiras entre os ganhadores, entretanto a maneira do traje dêsses negros era diferente, como se vê em uma fotografia antiga, reproduzida por Manoel Querino,113 trajes êsses que ainda vi em alguns que “faziam ponto” no iní­cio da Ladeira da Montanha. No Cais do Porto sempre esti­veram os mais famosos capoeiras, mas a roupa usual, na sua atividade de trabalho, era calça comum, com bainha arrega­çada, pés descalços e camisa tipo àbadá, feita de saco de açú­car ou farinha do reino, e nas horas de folga do trabalho,

111 Manoel Querino, A Bahia de Outrora, Prefácio e notas de Fredericu Edelweisi, LivTaria Progresso Editôra, -Bahia, 1955, pâg. 73112 Braz do Amaral, op. cit., pág. 120. 113 Manoel Querino, A Raça Africana e os seus Costumes. Livraria Pro­ gresso Editôra, Bahia, 1955, estampa XVIII.

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assim se divertiam jogando sua capoeira. Mais tarde essas ca­misas foram, aos poucos, substituídas pelas camisas de meia. Aos domingos, feriados e dias santos, quando todos tinham folga, a aparência do capoeira era outra. O negro sempre teve preferência pelo traje branco, daí despertar a atenção popular e ser batizado de a môsca no leite, quando assim se vestia. Não sei se houve nisso influência do clima tropical, ou certas implicações de ordem religiosa, como seja o caso de possuir um título honorífico num: candomblé, como ogan, por exem­plo, e estar obrigado a comparecer com vestes totalmente brancas, ou participar de certas cerimônias, como axêxê (ri­tual fúnebre), ciclo de festas de Oxalá e outras que exigem essa indumentária, rigorosamente branca.

O fato é que o ne­gro sempre foi amante de um temo branco, assim como sapa­to e camisa, usando-os preferencialmente nos dias já mencio­nados, quando se entregava de corpo e alma ao jôgo da capoeira. Colocava o lenço no pescoço para resguardar o cola­rinho e jogava com uma perfeição e habilidade tremendas, que não sujava, de modo algum, a domingueira. Em nossos dias, a coisa tem outra feição. Mestres capoei­ras mantêm um grupo de discípulos em torno de si reunidos, formando agrupamentos chamados Academia procurando dis­tinguir uma das outras, por meio de camisas de meia colori­das, como se fôssem verdadeiros times de futebol. Com uma preocupação eminentemente turística, escolhem camisas com côres variadas e berrantes, de um mau gôsto terrível, com a finalidade de atrair atenção para o grupo, que mais parece um bloco carnavalesco do que um conjunto de mestre e dis­ cípulos de capoeira.

Êsse afetamento, para efeito de exibição, para turistas vai desde a indumentária, comportamento pes­soal e jôgo. Para essa descaracteriza-ção, tem concorrido ativa­mente a má orientação do órgão oficial de turismo, que além de prestigiar tôda uma espécie de aventura com o nome de Capoeira, auxilia de diversos modos, inclusive financiando essas camisas amacacadas. Lembro-me bem que de certa feita uma determinada Academia de capoeira, dessas improvisadas para se exibir em festas populares mediante subvenção oficial com a preocupação de ser fàcilmente identificada pelos turistas as suas vedetes, que­riam a todo custo colocar número atrás das camisas que lhes

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iam ser concedidas. Como a coisa ficasse demasiado chocante, as referidas camisas foram entregues mediante compromisso de não se colocar os referidos números, à semelhança de ca­misa de jogador de futebol. No Rio de Janeiro, onde os capoeiras foram mais audazes e quase abalaram o ministério de Deodoro, a indumentária é a mais diversa possível. Apesar de Melo Morais dizer que êles usavam calças largas à semelhança dos da Bahia, paletó desbotado, camisa de côr, gravata de manta e anel corrediço, colête sem gola, botinas de bico estreito e revirado e chapéu de fêltro, apresenta fotografia de capoeira alfaiate e capanga eleitoral, com indumentária totalmente diversa da que descreve e diversa um do outro.

114 Em nossos dias, não tenho dados precisos de como se vestem realmente os capoei­ras nas academias do Rio de Janeiro.

Fonte:

https://pdfcoffee.com/waldeloir-rego-capoeira-angola-pdf-free.html