Capoeira: Toques e Golpes!!! (de Waldeloir Rego)

O jôgo da capoeira é algo difícil, complicado è requer uma atenção extraordinária, senão poderá ser fatal para um

56

dos jogadores. O capoeira tem que ser o mais possível leve, ter grande flexibilidade no corpo e gingar o tempo todo du­rante o jôgo. A ginga é elemento fundamental. Da ginga é que saem os golpes de defesa e de ataque, não só golpes comuns a todos os capoeiras, como os pessoais e os improvisados na hora. Durante o jôgo uma coisa importante a ser observada é o comportamento do capoeira, onde os mesmos não se ligam uns aos outros e nem se arreiam no chão. Apenas tocam o chão e a si mutuamente. Sòmente na capoeira regional é que os jogadores se ligam, devido aos golpes ligados ou cinturados, provenientes do aproveitamento de lutas estrangeiras na capoeira.

Toques e Golpes

Não conheço documentação fidedigna que afirme taxati­vamente que no princípio, no jôgo da capoeira só havia gol­pes. Entretanto, uma observação dos fatos me leva a crer que o acompanhamento musical não existia, conseqüentemente os toques teriam vindo depois e se adaptado aos golpes e a êles ficado intimamente ligados, a ponto de haver hoje golpes com nome de toques e vice-versa. Em principio, até que não se tenha conhecimento de documento em contrário, o que me levou a pensar num jôgo de capoeira sem toques foi, de um lado, o fato de ainda hoje, se bem que mui raro, se jogar ca­poeira sem acompanhamento musical.

Mestre Bimba, por exemplo, não admite o berimbau no começo do aprendizado, isso só acontecendo na terceira fase, a que chama seqüência com berimbau, sem se falar nos discípulos já formados, que jogam durante um tempo enorme, usando todos os golpes ne­cessários, sem que se ouça uma nota musical qualquer, partida de um dos instrumentos musicais da capoeira. Por outro lado, temos as escassas informações deixadas pelos cronistas e viajantes que por aqui passaram. Todos êles, quando se referem à capoeira, são unânimes em falar isolada­mente do jôgo sem o toque; ou do berimbau, hoje instrumen-

58

to principal da capoeira, mas sem a ela se referirem. Rugendas, por exemplo, embora traga uma ilustração do jôgo de capoeira, acompanhado por atabaque, no texto se restringe exclusivamente ao jôgo, que chama âe Kriegsspiel (brinquedo guerreiro), como se vê neste lance:

— 115 A mesma coisa aconteceu com Debret que descreve o berimbau sob o nome de urucungo, mas sem se referir ao jôgo da capoeira.

Fonte:

https://pdfcoffee.com/waldeloir-rego-capoeira-angola-pdf-free.html

Leiteiro e Waldeloir Rego
Enviado por Leiteiro em 21/05/2021
Reeditado em 21/05/2021
Código do texto: T7260972
Classificação de conteúdo: seguro