Capoeira: Golpes e URU Capoeira ! Waldeloir Rego

Para princípio de argumentação, quero citar a capoeira de Mestre Bimba, chamada capoeira regional e tida por todos como uma outra capoeira, distinta da que geralmente se chama capoeira Angola. A capoeira é uma só, com ginga e determinado número de toques e golpes, que servem de padrão a todos os capoei­ras, enriquecidos com criações novas e variações sutis sôbre os elementos matrizes, mas que não os descaracterizam e in­terferem na sua integridade.

Apenas o que houve na capoeira dita regional, foi que o Mestre Bimba a desenvolveu, utili­sando elementos já conhecidos dos seus antepassados e enriquecendo com outros a que não lhes foi possível o acesso. Mesmo assim, os elementos novos introduzidos, são facilmente reconhecidos e distintos dos tradicionais como é o caso dos golpes ligados ou cinturados, provenientes dos elementos de lutas estrangeiras, o que não se verifica nos golpes tradicio­nais, onde os capoeiras não se ligam e mal se tocam.

Portanto, não tem o menor fundamento a afirmativa de Edison Carnei­ro, em Negros Bantos,10* repetida, vinte anos mais tarde, em A Sabedoria Popular,105 de que há nove modalidades de ca­poeira, passando em seguida a enumerá-las. O que houve foi uma bruta confusão feita por Edison Carneiro, misturando golpes de capoeira com toques de berimbau, chamando a isso modalidades de capoeira. Lastimável é que esse erro vem sen­do repetido por quantos o copiam e o mais recente foi Dias Gomes, no texto que escreveu para a gravação de capoeira da Editôra Xauã, muito embora não diga que copiou dos livros de Edison Carneiro.

Num dos diálogos que mantive com o Mestre Bimba, per­guntei-lhe por que inventou a capoeira regional, ao que me respondeu que achava a capoeira Angola muito fraca, como divertimento, educação física e ataque e defesa pessoal. Então indaguei o que utilizou para fazer a que chamou de regional, que considerou forte e capaz de preencher os requisitos que a capoeira Angola não preenche. Respondeu-me que se valeu de golpes de batuque, como banda armada, banda fechada, encruzilhada, rapa, cruze de carreira e baú, assim como detalhes da coreografia de maculelê, de folguedos outros e muita coisa que não se lembrava, além dos golpes de luta greco-romana, jiu-jitsu, judô e o savate, perfazendo um total de 52 golpes.

Logo não está fora de propósito a etimologia de ca­poeira apresentada por Nascentes,108 = 8 = tomando como base o nome de uma ave chamada capoeira, justificando a sua pro­posição no fato do macho, ao menor indício da presença de seu rival, ir de encontro ao mesmo e travar lutas tremendas, lutas essas que foram comparadas com as que simulavam os capoeiras para se divertirem. Eu vou mais adiante, dizendo mesmo que os negros poderiam muito bem ter extraído golpes ou detalhes de golpes, para a invenção do folguedo e que poderia perfeitamente chamar de capoeira a um jôgo, em fun­ção de uma ave com êsse nome, da qual lhe extraíra alguns elementos para a sua invenção.

Outro fato importante é o resultado da enquête que fiz com vários capoeiras, antigos e modernos, e verifiquei que quase todos êles possuem um ou mais golpes ou toques dife­rentes dos demais, inventados por êles próprios, ou então herdados de seus mestres ou de outros capoeiras de suas liga­ções, isso sem falar na interpretação pessoal, embora sutil, que dão aos golpes e toques, de um modo geral, e o golpe pessoal que todo capoeira guarda consigo, para ser usado no momento necessário. O texto descritivo de capoeira mais antigo que se tem notícia é o que está nas Festas e Tradições Populares do Brasil de Melo Morais Filho. Pois bem, os golpes aí referidos, são, na sua quase totalidade, desconhecidos dos capoeiras da Bahia, como é o caso do tronco, raiz, fedegoso, pé de panzina, caçador, passo a dois e outros,107 golpes êsses e muitos que

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Melo Morais Filho não teve conhecimento, ou simplesmente não mencionou, mas que foram criações de capoeiras ou mal­tas de capoeiras do Rio de Janeiro de seu tempo, extraídos da imaginação e de elementos que lhes vinham à frente. Se­gundo fui informado, existiu no Rio de Janeiro um velho mes­tre de capoeira baiano, conhecido por Sinhôzinho (Agenor Sampaio) utilizando-se de alguns dos golpes referidos por Melo Morais Filho.

Para a confecção do trabalho que é de caráter puramente técnico, isto é, preocupando-se exclusivamente com o aprendizado dos golpes, Lamartine Pereira da Costa encontrou dificuldade no que se refere à bibliografia sôbre o assunto. Então, segundo declara no pre­fácio, resolveu basear-se na tradição oral e no que pôde ar­rancar de velhos capoeiras do Rio de Janeiro e da Bahia e o resultado é que catalogou golpes, à exceção dos tradicionais, totalmente desconhecidos dos mestres capoeiras da Bahia. Há ainda outra coisa importante no desenvolvimento da capoeira — é que dentro das limitações das regras de jôgo, o capoeira tem liberdade de criar, na hora, golpes de ataque e de defesa conforme seja o caso, que nunca foram previstos e sem nome específico e que após o jôgo êle próprio não se lembra mais do tipo de expediente que improvisou. No jôgo da capoeira vai muito de pessoal.

Lamartine Pereira da.Costa, Capoeiragem./A arte d a defesa pessoal brasüeira. Rio. de Jànêiró, s/d. — Lamartine Pereira da Costa, Capoeira sem Mestre, Edições de Ouro, Rio de Janeiro, 1962.

Fonte

https://pdfcoffee.com/waldeloir-rego-capoeira-angola-pdf-free.html

= 8 =

Nome: Uru

Nome científico: Odontophorus capueira

Nomes populares: uru-capoeira.

Nome em Inglês: Spot-winged Wood-Quail

fonte;

http://avescatarinenses.com.br/animais/1-aves/546-uru/www.youtube.com

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57 Existe no Brasil uma ave chamada capoeira (Odontophorus capueira, Spix), que além de ser encontrada no Paraguai..... informa que o canto da capoeira era utilizado através do assobio pelos caçadores no mato como chama, e os moleques pastôres ou vigiadores de gado para chamarem uns aos outros e também ao gado. Dessa forma o moleque ou o escravo que assim procedia era chamado capoeira.

58 É também chamada uru, “uma espécie de perdiz pequena, anda sempre em ban­dos, e no chão.” 89 Ê mencionada freqüentemente nas obras dos viajantes, mui especial na do Príncipe de Wied-Neuwied. 60 Depois de dizer que o canto da capoeira só é ouvido ao ama­nhecer e após o anoitecer,.....

Waldeloir Rego - Capoeira Angola