Capoeira: BERIMBAU NA BERLINDA!
(dedico a Miss Prancheta e seus admiradores)
"Quem nunca viu venha ver licuri partir dendê"! (Capoeira)
"Aí, conhece"! (meus admiradores)
"Vê se morre logo, peste"! (os admiradores dela)
análise
s.f. Ação ou efeito de analisar, de fazer um exame detalhado de algo; exame: análise de um texto, de uma planta, de uma...
analise
s.deverbal. Ação de analisar, de realizar um exame detalhado sobre algo ou alguém. Ação de averiguar, de estudar ou de...
reanálise
s.f. Ação de reanalisar, de analisar novamente ou de refazer um exame detalhado sobre algo ou alguém; reavaliação ou reexame:...
Uma foto vale mais que mil palavras!
Não vamos exagerar, mas essa foto diz muito: de primeira, o que chama atenção nela é a baqueta ou vareta, pelo tamanho e grossura. Só os antigos usavam essa, do tipo "pau pra matar cobra", já que eram fortes e possivelmente só tocavam na hora da Roda.
Como é foto posada não houve preocupação do mesmo com a empunhadura (pegada) correta. Ele pega-a pelo início (parte que bate no arame) como se vê, pela ponta. Pra uma vareta desse porte o ideal é empunhá-la de 2 a 3 dedos antes do fim, deixando-a (como um pêndulo) mais leve. A pegada correta é com a ponta dos dedos polegar e indicador, deixando o terceiro dedo para recuar a vareta, diminuindo a possibilidade de uma L.E.R. (lesão por esforço repetido)!
A CABAÇA
Desconheço quem foi que definiu o formato das 3 cabaças (gunga, médio e viola) mas em 1980 isso era oficial. Já em relação a Bimba, ele preferia o mesmo que 9 entre 10 tocadores: o médio! Esse "violão" na foto não serve pra Roda oficial, mas pode ser usado por principiante. Na real é berimbau de parede, pois seu formato "moranga" dificulta ao principiante e empunhadura.
São poucos os tocadores de gunga que tocam no abdômem (pois o punho desloca a cabaça), e os que estão por dentro da sonoplastia tocam com o "braço engessado"!
Na foto a posição do berimbau criou um falso efeito "olho de peixe" dificultando calcular a altura que está a cabaça, mas dá para arriscar dizer que o ideal seria 2 a 3 dedos acima. Para isso é necessário uma abertura maior no barbante (deixando a empunhadura mais confortável para qualquer tamanho de mão), porém essa é uma de suas marcas registradas.
A segunda vi na sua barraca na Feira, há uns 30 anos: (1990 por aí)
a cabaça de 3 furos!
O CAXIXI
Se ele aparecesse lá no Rio de Janeiro com esse caxixi, o carioca que quase não gosta de zoar, diria na lata:
Ô, portuga, onde vais com este cai xixi ?
É um instrumento de origem africana, sendo um dos remanescentes da cultura bantu (proveniente da região do Congo e Angola). Possivelmente entrou na Capoeira através da Regional, por ser o seu som mais próximo do reco-reco usado na Angola.
O caxixi para berimbau tem que ser pequeno para não fazer muito barulho e um segurador (alça) que caiba no máximo nos 3 últimos dedos.
Estou fora da Capoeira há muitos anos, portanto não acompanhei, acompanho esta estranha inovação do fundo do caxixi "tipo cuia", já que as "lágrimas" (bolinhas) têm que bater no fundo de cabaça arredondado para cima (para dentro do caxixi), ricocheteando na cestaria, produzindo o som.
Já a alça "para polegar" é para inglês ver ?
x-x
Palma, palma, palma, não criemos cânico!
(Chapolin Colorado)
Fonte:
https://www.romanews.com.br/cidade/memoria-viva-e-precursor-da-capoeira-em-belem-mestre-bezerra-busca/82019/