Capoeira: Celeiro de Bambas! Angola em Terra Firme!

"...há um limite para o número de vezes que uma pessoa pode deixar-se enganar sem comprometer a autoimagem. E, no caso dos admiradores do mito, esse limiar já ficou para trás em qualquer análise objetiva".

HÉLIO SCWARTSMAN - in "Diário do Pará, 2/fev. 2021, pag. B10

x-x

Ia muito no grupo Quilombo do Quariterê e justamente quando parei, soube que Bira Marajó estava desenvolvendo um trabalho de Capoeira Angola lá. Quando voltei ele já não estava, mas o resultado eu vi:

duas grandes promessas, uma delas, Léozinho!

Perto dali o jovem Figueiredo dava o ponta pé inicial do que seria no futuro o Celeiro de Bambas!

A pedra fundamental foi posta com a chegada da Maravilha Maravilhosa! Não demorou, mas deu tempo de aparecer 4 nomes (seriam grupos?) no cenário capoeirístico: Vertente de Angolas, Festa de Angoleiros, a Fundação Roda de Capoeira e o NUCAAL (Núcleo de Capoeira Angola Arte e liberdade) !

Foi substituído pelo Bem Amado que deu sorte pois contou possívelmente com estagiários de outros estados (com algum conhecimento da Arte) e com isso amealhou vários certificados que balança na cara de quem duvida de seus conhecimentos. Demorou mas saiu e entrou no seu lugar Bira Marajó. Nessa época recebo espantoso convite de um tal Marcola (também de lá) para ser Monitor de Angola no seu grupo (?) e espalhar a epidemia de Angola por toda Belém.

Nesse ano (2020) tirei a sorte grande pois conheci um jovem que está resgatando a estória/história da Capoeira no Pará. A associação dos Irmãos AZ e o CTC (Canal Transmissor de Capoeira) trará a imperdível apresentação de Marcola no Sem Censura Pará, é só esperar! No mais é apreciar aquele que "vadiou" muito no Vadião, vadiando agora na NET para deleite dos que apreciam uma Capoeira Angola bem jogada no chão!!!

Só posso desejar longa vida a verdadeira Capoeira Angola, pois tudo indica que a próxima geração não a conhecerá!

Evento Salvagurarda da capoeira no Pará.

( bota gurarda nisso)

https://www.youtube.com/watch?v=OGw-0U0_QoM