EU BAHIA... 40 ANOS !

EU BAHIA... 40 ANOS !

É tendência, tradição, costume que Grupos folclóricos mantenham o nome original vida a fora, mesmo com a morte de seus fundadores. Escolas de Samba, de frevo, pastorinhas, bois-bumbás vão levando o nome original por gerações. Apenas a Capoeira não segue a norma e, por isso, sumiram na poeira dos tempos o Centro Esportivo de mestre Pastinha -- desconheço se o atual CECA seja a mesma coisa... se fôr, ótimo -- e o grupo da Luta Regional Bahiana, para ficar só nestes. Em todos os Estados a prática se repete e cada mestre formado pelo antigo Grupo inicia novo, diferente.

Aqui em Belém, a Associação de Capoeira EU BAHIA se manteve unida por um bom tempo, embora por volta de 1994 o Antônio tenha criado (também ?) o seu, atuando creio eu pelos 2 Grupos. O nome original não era esse, nasceu por volta de 1982 como "ALIANÇA NEGRA LISTRADA" (ou algo parecido), conforme relata em vídeo recente o mestre NILTON BARNABÉ CALDAS , aluno dos mais antigos. Mestre China teria vindo da Sacramenta para o bairro Guanabara (ex-Belém) por volta de 1980, desconheço se ensinava antes disso e que nome teria seu Grupo em Belém. O nome "EU BAHIA" não parece ser escolha dele e se baseia no título de um disco incomum, que marcou época por gravar Candomblé sem os atabaques mas como "canto gregoriano", aquele dos monges. Foi um espanto, continua sendo até hoje !

Em Jornais quase não há sinais do EU BAHIA, até onde sei, fui jornaleiro entre 1987 e 2003 e jamais achei 1 nota sequer do Grupo. Suponho que o "EU BAHIA" esteja perto dos seus 40 ANOS, completando-se neste dorido 2021 ou no ano que vem... sou muito grato ao "EU BAHIA" pois, no curto tempo em que o CCCP existiu, Nilton e seus amigos (Francisco, Sady e seu irmão Marcelo) colaboraram com suas presenças em nossos eventos. Sempre admirei o respeito com que os alunos de mestre CHINA tratavam a Capoeira, mostrando sua beleza e não "baixarias" e avacalhação. No longínquo 1989 vi pela primeira vez na vida uma bolsa de couro (ou courvin) PARA BERIMBAU. O então professor Nilton Barnabé a fizera para "seu instrumento de trabalho". Ganhou minha admiração naquele instante ! PARABÉNS ao A. C. EU BAHIA e realmente mestre "CHINA" merece homenagem por ter criado um Grupo tão expressivo e importante para a Capoeira de Belém.

Embora fora dos Jornais, há vários vídeos circulando onde estão presentes professores (na época, anos 90) do EU BAHIA, entre êles o "Capoeira no ISEP 1990, partes 1 e 2" e também o "Entrega de Cordas de mestre BETO - 1990", gravado em Marituba, talvez em set./1989. Nilton e Antônio (por onde anda o Gomes ?) estão ainda em filmagem feita aqui na Cidade Nova, em junho ou julho de 1989, em evento de um certo J. Romão, cuja fita VHS acabou nas mãos de um tal de Guimarães, que a teria levado para Manaus. Se os jovens universitários paulistas -- da USP de mestre Gladson, onde praticavam Capoeira -- não ficaram com cópia perdeu-se aí magnífico registro, com Roda num sábado no belo Bosque Rodrigues Alves e depoimentos irados de uns e outros, meu irmão "Carioca" e o "sumido" mestre "Marrom", entre êles... mas, sempre providenciamos FOTOS e é só o que restou daquela época !

"NATO" AZEVEDO (em 28/abril 2021, 5hs)