O GP Do Brasil De 1994
O circuito de Interlagos abria a temporada da F-1. Foi a estreia de Ayrton Senna na equipe Williams-Renault. Ayrton Senna largou bem e manteve a pole, Jean Alesi (Ferrari) arrancou e tomou a segunda colocação de Michael Schumacher (Benetton-Ford), Damon Hill (Williams-Renault) em quarto, a Sauber de Karl Wendlinger em quinto e Mika Hakkinen (Mclaren-Ford) em sexto. Michael Schumacher retomou a segunda colocação e deixava Alesi em terceiro.
Ayrton Senna permaneceu na liderança até o primeiro pit stop, realizado na 21ª volta. A parada de Michael Schumacher, que também aconteceu na mesma volta, foi mais rápida e o alemão voltou na frente. A demora da Williams aconteceu no reabastecimento, item que voltava ao regulamento após 10 anos.
Em Interlagos, a Williams-Renault derrapava nas curvas de baixa velocidade e pulava demais nas ondulações, desgastando rapidamente os pneus. O motor Renault consumia mais combustível do que os outros motores, o reabastecimento era mais demorado.
A partir da parada nos boxes, Michael Schumacher assumiu a liderança e abriu uma boa vantagem na liderança para Ayrton Senna.
Na 35ª volta, um acidente envolveu quatro carros: Jos Verstappen (Benetton) colidiu com a Jordan de Eddie Irvine, tocou na Ligier de Eric Bernard e ainda subiu na McLaren de Martin Brundle, que por pouco não foi atingido com um pedaço de carro em sua cabeça. Verstappen capotou, mas todos saíram bem de seus carros.
A culpa do acidente acabou ficando para Irvine, que literalmente jogou Verstappen para grama antes da colisão.
Ayrton Senna tentava se aproximar de Schumacher. O brasileiro era o único piloto que permanecia na mesma volta do alemão. Na 44ª volta, Senna vai para os boxes antes de Schumacher para tentar um pulo na parte final da corrida. A Benetton consegue fazer o pit em 1s1 mais rápido que a Williams na volta seguinte e o líder mantém a ponta.
Após a volta 47, a diferença era de 7s9 entre Schumacher e Senna.
Ayrton foi diminuindo a desvantagem aos poucos, mas na volta 56 o pódio garantido acabou escapando, assim como a possibilidade de vitória.
Ayrton Senna rodou na curva da Junção, quando estava menos de 5s do rival. Ayrton Senna tinha problemas no câmbio e não conseguiu engatar a marcha certa. Insistiu em terceira e quarta, mas o motor apagou. Era o fim de prova.
A vitória ficou para Schumacher, a terceira dele na carreira. O pódio foi completado por Damon Hill e Jean Alesi.
“Foi frustrante sentir o motor apagar por um erro meu, justamente na minha casa, na abertura da temporada, largando na pole e estreando na Williams. Perdi um pódio que estava garantido com uma volta à frente dos demais pilotos. Eu queria vencer e o segundo lugar quase não me interessava. Assumi o risco e fui pego de surpresa”. Declarou Ayrton Senna em 27 de abril de 1994.