TESTE COMPARATIVO ENTRE AS SUPER MÁQUINAS DE DUAS RODAS

PARA QUEM AMA MOTOS ESPORTIVAS... UM TESTE COMPARATIVO...

COMPARATIVO: KAWASAKI Z650 X HONDA CB 650F X YAMAHA MT-07

O estilo naked é sem dúvida um sucesso entre os brasileiros. Reúne em uma única motocicleta a fundamental agilidade em ambiente urbano, motores com rápidas respostas que empolgam em uso rodoviário, esportividade que permite se divertir em track days... Neste comparativo temos os principais modelos que são porta de entrada para as nakeds de alta cilindrada, com motores a partir de 650cc e preços começando na faixa de R$ 32 mil: Honda CB 650F, Yamaha MT-07 e Kawasaki Z650.

As imagens deste comparativo foram produzidas em nossa pista de testes, mas a avaliação incluiu diferentes situações, desde o trânsito congestionado até o uso extremo em autódromo, passando por grandes rodovias e estradas sinuosas. Na cidade as bicilíndricas MT-07 e Z650 sobressaem pela leveza (até 26 kg a menos que a CB) e pelo vigor do motor em baixas rotações, para respostas imediatas em saídas de semáforo e retomadas em baixa velocidade sem necessidade de redução de marcha. Menor largura e centro de gravidade, por causa do motor de 2 cilindros, também ajudam bastante.

As respostas na MT são mais fortes, até bruscas no comando do acelerador (tipo “on/off”), enquanto a Z ganha ímpeto progressivamente. Manobrando em espaços apertados entre os carros a Kawasaki mostra uma limitação de grau de esterçamento. Já a CB é dócil, algo lenta em baixas rotações, o motor de 4 cilindros só entregaria seu melhor em altos regimes na estrada (veja as diferenças de comportamento dos motores no gráfico do dinamômetro).

Partindo para a estrada

Os pacotes destas três nakeds é equivalente, com assistência eletrônica limitada ao ABS – nada de controle de tração ou modos de pilotagem – e suspensões ajustáveis somente na pré-carga da mola traseira. A Honda se diferencia pelo farol de LEDs, que foi um tremendo auxílio quando retornamos do teste à noite, na estrada; mas por outro lado ela perde em facilidade de leitura e quantidade de dados fornecidos pelo painel, como a marcha engatada.

Foi na rodovia que a situação mudou para a CB 650F, com o banco largo e o 4 cilindros rodando suavemente – a Z650 é a que mais transmite vibração no trio. O motor também é mais fácil de administrar quando se quer uma pilotagem suave com garupa, sem trancos ou retomadas capazes de desequilibrar o passageiro. Seu ponto fraco está justamente na necessidade de redução de uma ou duas marchas para retomadas rápidas, em busca de desempenho.

O fraco da Honda na estrada é o ponto forte da Yamaha. Em contrapartida, as paradas para abastecimento são mais frequentes com a MT-07 por causa do tanque de 14 litros (contra 15 da Z e 17,3 da CB). A Kawasaki perde fôlego em altas rotações, seu pico de potência se dá a 8.000 rpm e a partir daí começa a cair, enquanto na Yamaha a potência nessa mesma faixa não só é maior como segue crescendo até 9.000 rpm – somente a partir deste ponto a Honda supera a Yamaha; até 9.000 rpm a MT entrega mais potência e torque.

Nos trechos mais sinuosos de estrada, na serra que leva à pista de testes, e depois já no autódromo testando os limites nas curvas as suspensões da CB sobressaem. Entregam mais estabilidade e confiança, copiam melhor o asfalto e oscilam menos que os conjuntos de Kawasaki e Yamaha. A MT-07 retoma velocidade rapidamente nas saídas de curva, já a CB ganha vantagem de volta nas retas longas. Briga boa, questão de estilo de pilotagem para determinar a preferida.

Nossas conclusões estavam claras ao fim do dia, a Honda CB 650F sai na frente em conforto e estabilidade, a Yamaha MT-07 entrega ciclística leve e acelerações empolgantes e a Kawasaki Z650 é uma alternativa mais dócil à MT, superior na qualidade de acabamento.

Ficha técnica Honda CB 650F

Motor: 649cc, 4 cilindros, 4 válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida

Diâmetro x curso: 67 mm x 46 mm

Taxa de compressão: 11,4:1

Potência: 88,5 cv a 11.000 rpm

Torque: 6,22 kgf.m a 8.000 rpm

Alimentação: injeção eletrônica

Câmbio: 6 marchas

Chassi: diamond de aço

Suspensões: garfo telescópico na dianteira e monoamortecida na traseira, com regulagem de pré-carga da mola

Pneus: 120/70-17 na dianteira e 180/55-17 na traseira

Freios: 2 discos de 320 mm com pinças de 2 pistões na dianteira e disco de 240 mm com pinça de 1 pistão na traseira

Comprimento: 2.107 mm

Largura: 784 mm

Altura: 1.077 mm

Altura do banco: 810 mm

Entre-eixos: 1.449 mm

Distância do solo: 152 mm

Peso: 208 kg (ordem de marcha)

Tanque de combustível: 17,3 litros

Preço: R$ 33.900

Medições de desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h: 4s18

Frenagem de 100 a 0 km/h: 52,36m

Ficha técnica Yamaha MT-07

Motor: 689cc, 2 cilindros, 4 válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida

Diâmetro x curso: 80 mm x 68,6 mm

Taxa de compressão: 11,5:1

Potência: 74,8 cv a 9.000 rpm

Torque: 6,9 kgf.m a 6.500 rpm

Alimentação: injeção eletrônica

Câmbio: 6 marchas

Chassi: diamond de aço

Suspensões: garfo telescópico na dianteira e monoamortecida na traseira, com regulagem de pré-carga da mola

Pneus: 120/70-17 na dianteira e 180/55-17 na traseira

Freios: 2 discos de 282 mm com pinças de 4 pistões na dianteira e disco de 245 mm com pinça de 1 pistão na traseira

Comprimento: 2.085 mm

Largura: 745 mm

Altura: 1.090 mm

Altura do banco: 805 mm

Entre-eixos: 1.400 mm

Distância do solo: 140 mm

Peso: 182 kg (ordem de marcha)

Tanque de combustível: 14 litros

Preço: R$ 32.290

Medições de desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h: 4s26

Frenagem de 100 a 0 km/h: 51,45m

Ficha técnica Kawasaki Z650

Motor: 649cc, 2 cilindros, 4 válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida

Diâmetro x curso: 83 mm x 60 mm

Taxa de compressão: 10,8:1

Potência: 68 cv a 8.000 rpm

Torque: 6,7 kgf.m a 6.500 rpm

Alimentação: injeção eletrônica

Câmbio: 6 marchas

Chassi: treliça de aço

Suspensões: garfo telescópico na dianteira e monoamortecida na traseira, com regulagem de pré-carga da mola

Pneus: 120/70-17 na dianteira e 160/60-17 na traseira

Freios: 2 discos de 300 mm com pinças de 2 pistões na dianteira e disco de 220 mm com pinça de 1 pistão na traseira

Comprimento: 2.055 mm

Largura: 775 mm

Altura: 1.080 mm

Altura do banco: 790 mm

Entre-eixos: 1.410 mm

Distância do solo: 130 mm

Peso: 187 kg (ordem de marcha)

Tanque de combustível: 15 litros

Preço: R$ 32.990

Medições de desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h: 4s42

Frenagem de 100 a 0 km/h: 52,97m

Nossos pilotos de testes usaram capacetes Shark, AGV e Shoei e equipamentos Alpinestars, Race Tech e Tutto disponíveis na Loja Duas Rodas.

Nota do divulgador:- Gostou das três... que tal comprar as três??? $$$$$$$$$$$$$$$$$ se tiveres de sobra... aproveite!!!!