MALÍCIA... MANDINGA !!!

MALÍCIA... MANDINGA !!!

"Capoeira... MANDINGA de escravo

na ânsia de liberdade" !

mestre NATANAEL (LP 1972 ?)

Na "Mãe-Capoeira" de todos nós tem muita coisa, mas falta à maioria MALÍCIA e a quase todos MANDINGA... tentar explicar Mandinga é o mesmo que justificar porque há peixes só no mar e não no solo, terra firme. Alguém sabe ?! Nas leituras que fiz nos anos 90 -- procurando (?!) sem encontrar as origens da Capoeira, a de Belém pelo menos -- me parece que somente Jorge Amado ou Waldeloir Rego conseguiriam definir algo tão BAIANO como a Mandinga... pronto, "sururu" formado, ela só estaria nos nascidos em Salvador !

O maior inimigo de quem escreve é o seu Inconsciente, que o leva a publicar o INVERSO do que pensa concretamente... então, não teríamos MANDINGUEIROS nascidos fora do Pelourinho ou da Baixa do Sapateiro, entre outros locais ?! Não é por aí ! Portanto, teriam que estar com 1 pé -- ou os dois, mais a cabeça -- no africano Candomblé ou sua "mistificação", ADAPTAÇÃO ou "deturpação", a Umbanda com seus 300, 1500 ou 3 MIL caboclos, a popular e detratada "Macumba" ?! Não posso afirmar, não ousaria fazê-lo !

"MANDINGA vem do Candomblé, só seus adeptos a possuem"... pronto, resolvi todos os problemas ! Mas, como estaria (estará, no Futuro) em "capoeiras" que nem conhecem tal prática, não são do meio, "não riscam o chão" em "pontos" ou traços invisíveis aos demais mortais ?! Faz parte DA MALÍCIA "iludir" o adversário e um "Conhecimento superior" do poderoso Candomblé, temido por todos naquela época (ainda o evitamos, a maioria) fazia parte do "mise en scene", da mímica do angoleiro para IMPRESSIONAR o oponente. A Angola atual incorporou tal prática, angoleiros até cristãos (ou agnósticos, sem crença alguma) adotam "os gestos" e essa força gestual ancestral perdeu o sentido. De minha parte, vejo como desrespeito ao Candomblé este "USO" descompromissado das suas práticas rituais milenares e, pelo Funk, de sua música, ritmos tradicionais. Mas, como ninguém fala nada... vamos "levando" !

Voltemos à MANDINGA... dos que li em tempos idos, creio que somente os mestres André Lacê (se vivo fôr) e Nestor Capoeira poderiam exemplificar de forma convincente o que seria Mandinga. Acrescentaria mestre Morais, se deixar o pedantismo de lado e escrever para que os mortais comuns o entendam. BRANCO tem mandinga ?! Epa, eis aí um terreno que não queria pisar !

Mestre "SAPO", de Belém, não imaginava o tamanho da "casca de banana" (ou encrenca) que jogou nas telas dos PCs ao propor discutir as "diferenças" -- êle pergunta, não define lados -- entre MALÍCIA e a misteriosa MANDINGA. Se calculou o tamanho do "problema"... aí, entra a malícia do "capoeira", "tocando fogo no circo" ! MANDINGA é vista por quase todos como "maldade", "mau-caratismo" na Roda, no jogo... isso é visão "cristã", influenciada pela Religião do "capoeira" e as de origem judaica ( a católica e suas "vertentes") são MASSACRANTES, condenatórias para as demais, mesmo sem (querer) entendê-las, conhecê-las a fundo !

Indiscutivelmente branco, mestre "Camisa" tem mandinga ?! O que conheci entre 1974 e 77 tinha, percebia-se a energia que vinha dele, mesmo sem sabê-lo "capoeira" ! Era do Candomblé ?! Nunca soube, a prática continuava muito perseguida, combatida e quem era do meio escondia o fato, "ocultava" até o "patuá" (patois), quando o tinha.

MANDINGA é energia pessoal, particular, de origem espiritual, o tal CARISMA (em grego, CHARME), AXÉ que poucos possuem e não é transferível por ensino ou prática. Sendo sentimento etéreo é impessoal, nem do Bem e nem do Mal, apenas ENERGIA cósmica ! Talvez o comportamento SOCIAL do portador, seu contato com a coletividade nos incline a ver a Mandinga (dele) dessa ou daquela forma. Vi em Belém, de passagem por aqui em 1993/94, jovem branco vindo da Alemanha, no qual pressenti a tal mandinga, se é que disso entendo alguma coisa ! Era Angoleiro, pra variar... não há Mandinga na "Regional" ?

E agora, José ?! José Tadeu Carneiro foi, pra mim, o "Rei da Regional" carioca, no período em que o vi, porém sendo BAIANO teria em si a tal Mandinga ! Meu Inconsciente questiona... TODO BAIANO tem Mandinga ?! Claro que não -- dentro ou fora da Capoeira -- contudo a sensação é a de que se trata de QUALIDADE (?!) do Negro, de alguns poucos negros, no Candomblé ou além dele !

Pode-se sentir a MANDINGA de alguém apenas POR VÊ-LO pela telinha do PC ?! (*1) Sendo ela ENERGIA universal, sem barreiras físicas, diria que sim ! Essa é a minha "casca de banana"... "escorregou, caiu / na ladeira e ninguém viu" ! RESPONDAM... se puderem !

"NATO" AZEVEDO (em 16/abril 2021, 4hs)

OBS: (*1) - nas missas e cultos VIA TV tanto padres como pastores ABENÇOAM (?!) seus fiéis ! Esta ENERGIA invisível "é percebida / pressentida" por êles, por boa parte deles.