A ALMA DA CAPOEIRA

A ALMA DA CAPOEIRA

"Ô, yayá, / Salomão mandou

chamar, yayá... / ô, yayá, vá

depressa que eu vou já" !

me. "BOCA RICA & BIGODINHO)

Com certeza não atravessei meio Brasil para vir ao Pará graças a Capoeira... outras premências me motivaram, mas convite de um irmão bem-sucedido aqui eu já recebia 5 anos antes. A "compra" de meio Morro em 1982 através da prefeitura por uma construtora -- apenas "pagaram o IPTU" (?!) da pedreira imensa -- foi a razão definitiva para a mudança, em dezembro de 1983. Certamente grande parte dos mestres dos anos 70 que aportaram em países da Europa foram parar lá por motivos diferentes do fato de serem "capoeiras", porém quero crer que pelo menos 1/3 deles foi pelas "mãos" da ex-N'Golo !

A Capoeira por si só tem uma AURA que outras Lutas Marciais não conseguiram... talvez por seus 3 séculos -- há no brasileiro a noção, errada, de que lutas orientais são criações recentes -- ou pela conhecida noção de "luta pra matar" que barões e as leis antigas fizeram questão de reforçar, o fato é que a Capoeira é vista (e sentida) como prática especial. E, quem acaba de entrar nela, já na ginga inicial percebe por sinal essa energia transcendente.

Ainda que seja em região ou país onde nunca pisou um "capoeira" antes, seus habitantes pressentem no praticante algo além do fato de ser brasileiro. A "alma" da Capoeira se expande, é percebida até por quem nunca viu a prática... coisa inexplicável ! Se o conhecedor fôr um belo "mau caráter" -- felizmente fato pouco comum -- a sensação de PERIGO que o sujeito representa aumenta. Nem o boxe, perigosíssimo, é visto assim, tampouco Karatê ou Judô ! Nesse nível creio que só o Muai Thai !

Capoeira é para a vida toda, quem não tiver CERTEZA do que quer, nem entre ! ENTRANHA-SE nas células, inunda o coração e cérebro, sobrepõe-se a outros gostos e vontades, lhe tomando os pensamentos o dia inteiro. Cheguei a tocar berimbau por horas, num barraco, para desespero dos vizinhos. A força do Folclore, das canções e ladainhas, impõe-se sobre rock, funk, blues, sertanejo ou qualquer outro ritmo... você nunca mais será o mesmo !

Não tenho reclamações, o saldo dos prazeres, da satisfação pelos momentos vividos nela (e para ela) compensam as poucas queixas por situações das quais não tivemos controle. Me agrada ver a Capoeira no Mundo graças aos mais jovens, pois mestres antigos acomodaram-se em suas famas e importância. Que cada novo professor a leve (e ENSINE) com o carinho e o RESPEITO que essa Capoeira que nos deu tanto -- em alegrias e SAÚDE, principalmente -- precisa e MERECE. Deus me ouça !

"NATO" AZEVEDO (em 4/abril 2021, 11hs)

******************

CAPOEIRA MANDOU ME CHAMAR...

I

-- "Me desculpe, camarada,

agora não posso falar !

Tem uma Roda formada...

Capoeira mandou me chamar" !

I I

-- "A ida é gingar constante,

não se pode vacilar

e o erro de um só instante

muito caro vai custar" !

I I I

-- "Esse Gunga é muito antigo,

me desculpe, meu amigo,

eu vou pra Roda jogar" !

I V

O meu coração reclama,

o meu peito se inflama...

Capoeira mandou me chamar" !

"NATO" AZEVEDO

(em 4/abril 2021, 12hs)