TESE ? ENSAIO... "MONOGRACINHA" ?!

TESE ? ENSAIO... "MONOGRACINHA" ?!

Sempre digo que o humorista da família é meu irmão, procuro tratar com alguma seriedade os temas envolvendo a Capoeira, contudo não resisti a usar esse trocadilho (dele) em relação a uma Monografia da qual não li uma linha sequer e que teria sido escrita antes de 2014, suponho. Tenho visto pela Internet uma considerável série de ESTUDOS sobre a Capoeira DE BELÉM, todos (ou quase isso) nascidos no seio da UFPA, a universidade maior da região. Me parece que -- por consideração aos citados -- cada Mestre ou GRUPO local que fizer parte dos textos deveria receber CÓPIA ao menos do trecho no qual os autores o citam, é o mínimo isso ! Indo mais longe, lhes apresentariam a citação, lhes pedindo opinião sobre ela e até AUTORIZAÇÃO para publicação. Não me consta que seja isso que suceda ! Há mais... ousam nem citar a presença de um sujeito em um local qualquer, valorizando a "atuação" do rival !

Agora, procurando textos antigos meus sobre Capoeira me deparo com a reclamação de futura pesquisadora (?!) em relação ao menosprezo que lhe destinara em 2014 e acrescentando que "eu já fora umas 4 VEZES à casa dela aqui no bairro e que, além disso, ela até escrevera MONOGRAFIA sobre o nosso CCCP. Na época LI a tal resposta, VI a informação cobre o Centro Cultural porém, como não a levava a sério, nem percebi a importância do que me escrevera. Retruquei que dificilmente iria 4 VEZES à sua casa -- da qual sequer lembrava a frente, quanto mais a rua -- para tratar sobre questões do CCCP porque êle "morrera" em seus primeiros dias, por desinteresse de praticamente todos. Ainda levamos tal nome até meados de 1989 e, em cartas e ofícios até fins de 1991, para poder mostrar a Exposição de fotos em EPs e colégios e respaldar a Capoeira DE BELÉM em outros Estados.

Realmente, me preocupa que entre o fim definitivo e oficial do CCCP -- no meio da praça em 25/julho de 1992, com a presença apenas do amigo e hoje mestre Dilson Costa -- e a suposta produção da tal Monografia tenham se passado DEZ ou mais ANOS sem que a ex-estagiária do SESC-Doca tenha nos feito uma só pergunta, uma uma entrevistazinha de 15 minutos, tenha consultado cartas, ofícios ou documentos, fotos, "nadica de nada". Se construiu sua narrativa baseada apenas EM JORNAIS "estamos roubados"... havia uma inclinação proposital para DETURPAR nossas declarações, torcê-las, "censurar" trechos delas. Em breve análise de duas colunas somente, de um texto DATILOGRAFADO por mim, um Jornal conseguiu apôr 35 ou 39 ERROS, já nem lembro mais, me transformando num analfabeto. (Tentei inscrever o fato no GUINNESS, mas exigiram o original !) Em outro Jornal, na conclusão dos argumentos "esqueceu-se" o NÃO, invertendo toda a lógica de meu texto.

Em página INTEIRA de 1997 -- tendo a nova Federação como "pano de fundo" -- o jornalista, que nos procurara em casa, conseguiu transformar velho mestre em amante DAS RODAS DE RUA (só o vi 1 VEZ na praça da República, entre 1990/94) e nós em VILÕES que "as combatiam (?!) e detestavam". ESTÁ LÁ no imenso texto, com a graciosa "assinatura" do jornalista. (ER) Nem tivemos "direito de resposta"... ato obrigatório ! Curiosamente, em dez./1987 eu produzira extensa crônica de defesa desta prática, em a "CAPOEIRA DE RUA, A LUTA PELA LIBERDADE", no jornal Diário do Pará, cad. D.

De minha parte, tenho textos duros que criticavam abertamente praticantes despreparados, mas eram opiniões PESSOAIS, embora talvez de forma inadvertida até me "escudasse" no CCP.

Combatemos o bom combate... quem foi criticado tratava a Capoeira de forma leviana e irresponsável ! Estou surpreso que a moça não só NUNCA tenha nos procurado para esclarecer a atuação do CCCP -- morando ambos desde 1986 aqui no bairro -- como consiga concluir uma Monografia sem ter tido acesso aos documentos oficiais do Centro, nas mãos de mestre Fernando Rabelo desde 1996 ou 97 eu acho, não si ao certo. (*1) Que SURPRESAS nos aguardam ?! Nem quero saber, somente creio que tem GENTE DEMAIS "escrevendo estorinhas" !

"NATO" AZEVEDO (em 16/março 2021, 13hs)

OBS: (*1) - na "terra do já teve" os cupins "deram um fim" NOS ARQUIVOS do CCCP, segundo mestre Fernando, 5 ou 6 pastas lotadas, umas 60 cartas de mestres de vários Estados. É o Destino !!!