GRAFISMO & LOGOTIPOS NA CAPOEIRA

GRAFISMO & LOGOTIPOS NA CAPOEIRA

"Uma imagem vale

por mil PALAVRAS" !

(ditado popular)

Se você está feliz com seu símbolo ou -- sendo professor ou mestre de "MegaGupo" -- não pode mudá-lo, é melhor ignorar o que segue. Meus "palpites" são úteis apenas para quem almeja ter, adiante, seu próprio Grupo ou "Associação", termo que detesto, não há "sócios" entre os praticantes da Capoeira. Ah, sim, a expressão também engloba "reunião de interessados" em determinado assunto ou atividade. Fico com o secular GRUPO, ajuntamento ou união de pessoas.

Nosso "fictício" CCCP inovou em várias áreas nos longínquos 1988-90 e, se o Museu da Capoeira e, se o Museu da Capoeira não saiu do papel, criamos Concurso de símbolo para o Centro, além de 3 Exposições, a MELHOR delas a completar 30 ANOS em junho desse "ano da (des)graça de 2021". Dentro de uma série de análises que fiz na época para embasar meu futuro livro "O CRIME QUE VIROU MANIA" -- título de reportagem em revista, que me irritou -- tinha eu curiosidade em saber como os "capoeiras" reagiriam a símbolos quebrando a "ESTÉTICA" do manjadíssimo círculo, mais velho do que a Arca de Noé. Há mensagens implícitas na tal "milenar bola" (eternidade, coesão, perfeição, sol, lua, etc) porém graficamente é de uma pobreza franciscana.

Nas primeiras semanas do CCCP propuz que todo "capoeira" que assim quizesse poderia concorrer com seu desenho. Resultado: 11 obras de meu irmão, 1 de moça que nunca vi em Roda alguma -- mas se diz "capoeira" -- duas "colagens" minhas, já que nunca fui desenhista, além de outra mais. Optei por não interferir nem nas de meu irmão, feitas em casa, morando nós ainda numa casa. (Logo depois findaríamos numa garagem e, de lá, em 1989 fomos para uma "invasão" !) Nem toquei no tema CORES, não influí em NADA ! P ara evitar surpresas -- e a vergonha de não ter desenho meu votado -- decidimos que se poderia votar em até 3 OBRAS, quem assim desejasse, o que a maioria dos 23 "eleitores" fez, fato que me permitiu avaliar as preferências gerais.

CONCLUSÃO: dos 3 desenhos EM CÍRCULO, dois foram os mais votados, ambos de meu irmão. Meus trabalhos, graficamente bons, não receberam 1 voto sequer. Venceu um desenho que NÃO ERA REDONDO, dois angoleiros "meio deitados" sobre o mapa do Pará, o vermelhão e o azul predominando. Hoje vejo que muitos dos nossos objetivos estavam "muito além daquele tempo"... atualmente seriam melhor compreendidos ! Não cheguei a usar o símbolo vencedor, era mal desenhado... solicitei ao hoje mundialmente famoso JOE BENNETT, quadrinhista do bairro, uma "versão pop" do desenho, mas nem essa me agradou.

A Capoeira como um todo levou uns 20 ANOS para quebrar esse "costume", quase diria tradição, de representar-se com símbolo redondo. Ora, se há mudanças NA PRÁTICA dela -- que nem devia e com as quais não concordo -- porque não as temos NA IMAGEM, circulando no corpo dos alunos, em ofícios, convites e em cartazes ?! Só que é preciso priorizar A MENSAGEM, o nome do Grupo, mais do que o do mestre, mania incomum em qualquer atividade, só as lutas fazem isso. Alguém já viu o nome do presidente na camisa do Flamengo ou no símbolo da Coca-Cola ? (Por "acá", o jovem que substituiu o mestre falecido precisa explicar a todo instante... que não se chama WALTER !)

Todo cuidado é pouco: imagens demais em cartazes ANULAM o texto, letras demais nos símbolos O ENFEIAM ! Evite-se "cópias" do que já existe... temos Grupo em Belém que parece ter usado "como base" o logotipo do Chiclette ADAMS. A associação é inevitável e, para piorar, encheu-se de letras, que mal se consegue ler. As CORES são outro problema, algumas "se fundem" ao fundo de outra cor, "desaparecendo"... é preciso CONTRASTE ! Mestre é para ensinar CAPOEIRA... para fazer logotipo se recorre a desenhista !

Contudo, se por economia -- nem sempre é barato -- vais fazer teu próprio logotipo, crie 3 ou 4 modelos e exponha para que seus alunos possam ESCOLHER o que vão levar no peito, daí por diante. A Capoeira ainda precisa AVANÇAR em vários setores e os dos símbolos é um deles ! Nada mais constrangedor do que ver (ou USAR) logotipos pavorosos, verdadeiros "garranchos" e o mestre cheio de si porque o criou. Há cores que "brigam" entre si, há cores que se anulam... usar berimbau ou pandeiro no símbolo não é mais necessário, nossa Capoeira já é conhecida no Mundo inteiro !

Em 1990 recebi de Aracaju cartaz em silkscreen (serigrafia) com uma grossa corrente partida por um pé, vindo de mestre "Alvinho Sucuri". Desenho parecido vi em antiga revista de Capoeira, creio que a "DÔ", da Ebal, de 1974. Querem algo mais representativo da Capoeira do que isso ? Hoje, basta a imagem de um jogo, de um movimento... caxixi ou atabaque, cabaça ou berimbau estão meio ultrapassados, defasados, óbvios demais.

Quando pedi ao Júlio César -- diagramador do jornal BALCÃO, onde trabalhei -- símbolo para o time de futebol mirim "Força Jovem", êle não usou bola, troféu ou chuteira... entrelaçou o F e o J num meio retângulo, cores vermelho e preto para cada letra, dentro de um escudo triangular, muito usado no futebol. Simples, CLARO e direto... isso é um LOGOTIPO !

"NATO" AZEVEDO (em 7/março 2021, 9hs)

***************

OBS: naqueles tempos se XEROCAVA foto de golpe, bem ampliada e marcava na cópia os contornos de cada jogador, caneta vermelha, inclusive as partes sombreadas. Com a ajuda de papel carbono produzia-se imagem EM TRAÇOS, como esse rosto de um cordelista mineiro (ver anexo). Hoje, programas de PC fazem isso mecanicamente !