"ESTÓRIA DO ARCO... DO VELHO" !

"ESTÓRIA DO ARCO... DO VELHO" !

Há expressões que ninguém sabe como surgiram, que fatos ou motivos as criaram, lhe deram vida e a tal "história do arco da velha" é uma delas. Quem foi essa velha ? Que raios de arco seria aquele ? Ninguém poderá responder ! O genial Genival Lacerda nos lembra em curioso xote que "arco", no linguajar popular, é também "álcool"... "dá álcool pra êle", canta, cheio de "más intenções" !

Mestre "Rai" me incentiva escrever 1 livro com minhas lembranças "capoeirosas"... não dá, sem poder identificar o sujeito do texto muita gente pode se ver retratada nos fatos citados e aí os problemas aumentam. Entretanto, justo nesta semana alguém me sugeriu procurar a Secretaria "de Cultura" do nosso município, haveria "um prêmio" para mestres de Capoeira. Faz muito tempo que essas Secretarias deixaram de tratar DE CULTURA, entendendo-se por Cultura não o dispendioso e vazio Carnaval ou equívocos como bailes de debutantes, casamentos em grupo, Garota Camiseta Molhada, Miss Caipira Gay e eventos semelhantes. Mas, com o título de SECELJ, nossa Secretaria -- querendo tratar de tudo -- parece não ter se ocupado de coisa nenhuma. No seu espaço no Facebook NÃO HÁ FOTO de um evento sequer em 8 ANOS dessa Administração que ora finda. Que milagre a faz ocupar-se da Capoeira ?! Não tenho respostas porém, como não creio em milagres, vou aguardar "novos ventos", novo prefeito. Já fui de andar atrás de Secretarias, enquanto escritor... não o faço mais !

Por volta de 1989/90, com 10 ou 12 coletâneas em mãos, tentei vendê-las aqui, quando a SECULT local (depois SEMCULT) era no recém-construído "Abacatão", o Ginásio Almir Gabriel. (Não mudaram de nome, ainda ?!) O Secretário (?!) na época, um jovem em cuja casa "acharam" 2 carros desmontados -- estavam "desaparecidos" há dias -- era também chefe de Quadrilha, a junina no caso, que virava "Bloco" carnavalesco de outubro a fevereiro. Achou muito ?! Dirigia comitê de um Partido qualquer e sabe-se lá mais o quê ! Andou até por Santa Bárbara, deixando lá a sua "marca" ! Quanto aos meus livros... não havia verba !

Todas as Secretarias, Brasil a fora, gastam em meia semana "de Carnaval" um valor que jamais irão investir em eventos realmente culturais nos seus 4 ANOS de Governo. Músicos, pintores, artesãos, fotógrafos, escritores, grupos de dança (folclórica e outras) SÃO IGNORADOS por prefeitos e seus Secretários "de Cultura". Agora, atendem a juventude, o tal J da logomarca ! Me poupem desse cinismo... centros ditos comunitários, ONGs e OSCs de todo tipo não têm olhos nem ouvidos para a garotada, vejo 30 ANOS DEPOIS os antigos Centros -- hoje com o título de CRAS -- sem NADA para divertir a meninada. Cinema NAS PRAÇAS é baratíssimo, exige apenas um projetor moderno de 1.500 reais, microsystem de 350 "paus" e uma parede branca. Nem isso Prefeitura alguma providencia !

Torneios de futebol infantil não têm despesas, as crianças conseguem sozinhas de camisas a bolas. Na Vigia, em 1984/85 fiz 32 Torneios, com o prefeito da época -- doutor Nonato Vasconcelos, depois deputado -- patrocinando somente os troféus, 2 ou 3 por evento, "produzidos" por um marceneiro vigilengo, a "transmutar" as tacinhas de 1 palmo e pouco num "monstrengo" de 40 ou 50 cm. Bailes e bingos são só para adultos, viagens às praias também... para a criançada sobra soltar pipa, onde menina não entra ! Ai de quem tentar MUDAR essa "realidade" mesquinha... será execrado !

Me parece que a Capoeira atual não interessa mais ao público infantil, em fotos de Grupos locais só vejo adultos. Pois se é VIDEOGAME que os atrai, que as Prefeituras todas -- em cada bairro -- criem um Centro gratuito de prática (lanhouse ou cyber público), com inscrições e horários. O que é inadmissível é SE FINGIR que no município não há crianças. TEM DINHEIRO para isso... tirem da Política, que não serve para nada !

Voltemos ao tal PRÊMIO para os professores de Capoeira daqui de Ananindeua... de qual Mestre traz o nome ?! DE NENHUM ! O homenageado é um radialista local que, até onde sei, jamais tocou em seu "sistema de som" ("rádio-bairro", com alto-falantes nos postes) música de Capoeira, nunca entrevistou mestre algum nem divulgou "Batizados" ou eventos dela. Essa pessoa foi cerimonialista de 2 ou 3 prefeitos, Fernando Correa e Rufino Leão entre êles, se não me falha a memória. Passava-se por êle antes de se chegar ao prefeito. Por volta de 1995/96 propuz à Prefeitura "patrocinar" minha presença em antologia lá no RS, 200 ou 300 reais -- não lembro mais -- em troca do logotipo da PMA no final de meu conto, com tiragem de mil exemplares da obra, a ser distribuída para vários Estados. "Me cozinharam" por 103 dias e eu era "impedido" da falar com o prefeito. Recorri a um amigo, escritor conceituado na área, "Eron" Carvalho, que contactou o chefe de Contabilidade e recebeu êle mesmo (em meu nome) a quantia aguardada.

Adiante, com os livros em mão, 8 ou 10 somente, tentei convencer a PMA a comprá-los, por uma ninharia... o "secretário" do prefeito -- não lembro se existia a tal SECULT -- me fez assistir longa reunião dele com gerente de cervejaria para produzir CARTAZES, a 150 reais cada, com o logotipo da PMA embaixo, que ficariam nos postes da avenida Arterial 18, ponto final dos blocos. Claro que não havia verba alocada para compra de livros... o prefeito gastara TUDO com o Carnaval. Trouxeram Banda nacional (talvez o "É O TCHAN") por uma fortuna (*1) e nos tais cartazes ninguém reparou. Apenas com o preço de 1 pagavam-se todos os meus livros !

Como o Destino adora "aprontar", eis que agora a Capoeira presta reverência a um sujeito que nunca gostou de povo, não se via nem na "Feira do 4", ao lado da qual teve por muitos anos o seu estúdio. Na praça Tancredo Neves o Grupo BERIMBAU DE OURO se apresentou toda sexta-feira, entre 1988 e 91, após perder o espaço que tinha, tomado "na marra" pelo Corpo de Bombeiros em fins de 1987. O estúdio da Rádio dele ficava bem no canto da praça ! Isso é... HISTÓRIA !

"NATO" AZEVEDO (em 22/dez. 2020, 21hs)

OBS: (*1) - mal começado o show, ouviu-se 1 tiro no meio da multidão, com confusão geral e o evento findou em 20 minutos.

Abaixo, fotos da praça T. NEVES, no local exato da Roda noturna. Registro magnífico de CARLOS RAUDA, o fotógrafo nº 1 da Capoeira.