Capoeira: O Mestre e o Direito de Imagem!

O Mestre e o Direito de Imagem!

Andem Meninas

deixem de besteira

peguem o berimbau

e vem jogar a Capoeira

E e L;

Só damos permissão de postar nossa foto em seu blog se deres o crédito, local e o nome da pessoa que aparece ao lado do Lua!

Leiteiro:

Que pena!

O Lua (quando o conheci em 1977 era só Lua) hoje o Famoso Lua Rasta, não me ensinou a ganhar dinheiro com Capoeira! Me ensinou simplesmente a Ama-la e divulga-la em todas as oportunidades possíveis! Assim aprendi, assim faço! Não almejo créditos nem fama, mas sim deixar Nossa contribuição para Nossa Bela Arte Capoeira!!! Façamos nosso mea-culpa:

O Lua não merece isso! ou O Lua não merece isso?

Que burrice, num mundo de tecnologia tão avançada é impossível não se ver/ter o crédito de uma foto! È so clicar no lado direito do mouse em cima da foto que aparecerá as opções (propriedades) e quem quiser poderá ver/ler e copiar/colar as mesmas!

L:

Que pena, digo eu. Mestre Lua não tem nada a ver com isso! É um cuidado meu com o trabalho dos outros. Se vc for coerente mesmo com a sua época, essa aí que vc fez questão de nos indicar ter vivido, foto era uma coisa rara. O capoeira guardava as coisas que testemunhou na mente. Não tinha essa de ficar postando fotos atrás de fotos, não tinha blog, não tinha auto-divulgação!!!!! Siga em paz! Tem tanta foto por aí...

E:

Caro Leiteiro, não é questão de merecimento muito menos de ganhar dinheiro- o que jamais fiz com a capoeira é apenas uma questão de dar o crédito da fotografia- muito simples, de quem foi, quem está e onde foi tirada!

Leiteiro:

Meiga E!

Este fim de ano sairei do Facebook ($) porque ja perdi 2 amigos por causa de meus comentários! Torço para que minha opinião aqui não a incomode, mas creio que direito de imagem caberia também ao fotografado!

Entendo que se o Lua Rasta nada pediu a Autora, "permitiu" automáticamente que Ela possa vender, dar ou Postar num Site?

Sim ou Não?

È isso Meninas: ou o Lua assinou alguma coisa, ou então voçes não deveriam exigir nada de ninguém, ja que nada ele exigiu de voçes, correto?

Se perguntares a ele, se ele quer ou não esta foto no meu blog, estaria fazendo o mínimo, porque quando me fotografam, eu peço apenas uma cópia! Tem pessoas que sacrificam a beleza da foto colocando o seu nome na mesma, com isso mesmo que eu não peça, estará lá resguardado seu direito! Mas e o direito do Lua?

AH, sim: Mestre Lua não tem nada a ver com isso!!

Que pena, mas ficará meu Professor sem mais esta bela Homenagem, mas é só para não ProMOVER a L, pois afinal:

Quem é L mesmo?

Eu vou cometer um mico ao dizer: Possivelmente eu sou mais famoso (mas não conhecido) que meu Mestre!

Calma, eu explico: Sou eu que estou na contracapa do Pequeno Manual do Jogador de Capoeira do Nestor Capoeira levando um martelo! Ja são mais de 8 edições e mais de 50 mil livros em mais de 8 línguas! Ja pedi ao Nestor, a Editora Ground e a Editora Record que coloquem meu nome la e neca de pitibiriba! Estou triste por isso? Não! Me lembro de um capoeirista Bahiano famoso em 1980 que dizia que tomava a máquina de turista que tirasse foto sua e não pagasse! Hoje ele está morto e quanto tempo dura uma foto? ! 10, 20, 100 anus!!!

L:

Mestre Lua sabe quem sou eu, eu sem quem é mestre Lua.

Essa foto é um Presente de E para mim. Nem é pro mestre Lua...Pois sou eu que me sinto honrada de estar ao lado dele. Eu sei o que estava acontecendo quando essa foto foi tirada.

E Ele não tem nada ha ver com isso!!!

Não sei quem é vc e vc não sabe quem sou eu. Essa foto tão importante pra vc? Deixa ela pra lá...

E:

olha só leiteiro, eu não te conheço e nem gostaria, você chegou a facebook pegando uma fotografia minha, en†ão acho que mínimamente você deveria me respeitar, ok?

Não use a fotografia no seu blog porque ela pertence ao meu acervo ok? Só para te constar isso pode dar um processo juridico, sou fotografa profissional e nem um pouco meiga caso queira saber

obrigada, sem mais E.

Leiteiro:

Normalmente quando gosto de uma foto faço uma cópia no meu email! Desconheço se isto é crime, ja que o Facebook permite compartilhamento! È uma pena que um pedido para uma homenagem chegue a tanto! Sem dúVida, estamos todos (os 4) decepcionados! Essa mal dita foto eu não usei, mas se tens outra que eu possa ter usado, me indique que tirarei imediatamente! Não considero desrespeito copiar uma reprodução, (o original ainda está contigo, na máquina ou no chip de memória) mas aceito com tristeza sua reclamação!

100 mAIS!

Leiteiro comenta:

Para quem não me conhece mas gostaria de conhecer, eu me apresento:

gastei oque ganhei, divulgando e visitando academias, fiz exposições de fotos e cartazes, em praças e colégios, centros culturais, ( tive 8 cartazes roubados num deles) levei 2 tiros (de festim) de um policial que não conseguiu levar minha máquina, mas levou o filme e ainda me processou. Fui quase assassinado a pauladas (essa touca de oncinha é para disfarçar o curativo, ja que minha orelha levou mais de 10 pontos) dentro da academia do aluno deste policial e ainda saí de covarde, pois o incompetente combinou com seus alunos a mentirem e dizerem que ele me tomou o pau que eu (teria levado) levei! Ja fui caluniado várias vezes!

São muitos os que dizem que eu não presto!

Ja passei fome e frio pela Capoeira e em qualquer hora que marque o ponteiro do relógio, eu ja joguei, toquei ou cantei Capoeira!!!

Está bom ou quer mais?

Link do texto com fotos:

http://professorleiteiro.blogspot.com/search?q=lua

PS:

Entendo que se o Lua Rasta nada pediu a Autora, "permitiu" automáticamente que Ela possa vender, dar ou Postar num Site?

Sim ou Não?

Embora conhecedores dos Direitos no Brasil, quando participarmos de alguma promoção da Plim-Plim, temos que abrir mão de todos esses direitos!

A Plim-Plim não precisa respeitar as Leis Brasileiras?

È isso Meninas, ou o Lua assinou alguma coisa, ou então voçes não deveriam exigir nada de ninguém, ja que ele nada exigiu de voçes, correto?

Esses 2 magníficos desenhos foram baseados em fotos!

Os autores das fotos deixam de ter o mesmo direito sobre esses desenhos?

Rugendas, Debret, Franz Post, Carybé e uma dezenas de outros artistas, retrataram em tela a História do Brasil a mando de Academias Estrangeiras e não ganharam um tostão a mais por isso, pois esta era sua profissão:

Retratar a Vida Humana para a posteridade!!!

Putz, que lindo isso!!!

Essas duas pobres Criaturas acima, estão lamentando uma foto enquanto eles nos deixaram centenas!!!

Esta é uma inversão da foto original feita por um programa de computador!

Possivelmente esta pintura (retirei de um Site alemão ha muitos anos atrás) também é fruto de um programa!

Quais são nossos direitos neste caso?

Mais acima tem um Postal e uma folha do Jornal Diário, duas pequenas amostras, junto com minha colagem sobre Mestre Boneco, (retirada da Revista Caras) da complexidade que é o Direito de Imagem!

São feitas milhares de cópias, (do Jornal e a revista Caras) no entanto só ocorre um pagamento!

Quando o fotógrafo de O Globo, Aníbal Phillot me deu uns 30 slides, (esse acima é um deles) me pediu sómente que eu citasse a autoria das fotos! Sempre que posso, faço! Ele também ja faleceu e possivelmente o O Globo não publica mais nada dele, só eu!

Valeu ele me dar ou não???

Grato aos que compreenderem esse relato acima!

Leiteiro

PS: Facebook ($)

Vi o filme do criador/plagiador do Facebook 3 x, aonde o brasileiro é retratado como apenas o financiador! Mesmo assim o juiz americano exigiu que o brasileiro recebesse (ele recusou) 3% de lucro do Facebook.

Esse filme é uma aula de como nós somos burros, pois se exigissemos 3% de todo os financiados/financiamentos de sudam, basa, sudene, sebrae, etc, (ou de programas de tv que ajuda a realizar sonhos,) o Brasil recuperaria milhões. Lembram dos irmãos da JBS?

Quando voçe compartilha no Face a pessoa recebe o recado:

Fulano compartilhou sua foto!

Então isso aí embaixo é o quê?

x-x

Só damos permissão de postar nossa foto em seu blog se deres o crédito, local e o nome da pessoa que aparece ao lado do Lua!

...é apenas uma questão de dar o crédito da fotografia- muito simples, de quem foi, quem está e onde foi tirada!