Brasileiros conhecidos espalhados pela 2ª divisão no exterior
Atuar no exterior é um sonho para praticamente todo jogador brasileiro de futebol. O pacote completo inclui defender uma das grandes equipes do planeta.
Alguns jogadores conhecidos do grande público acabam indo parar em países bem menos relevantes no cenário internacional ou em divisões inferiores dos campeonatos nacionais mais consagrados.
RAFAEL CABRAL
Goleiro
29 anos
Reading (ING)
Campeão da Libertadores de 2011 com o Santos, o ex-companheiro de Neymar era a maior promessa do gol brasileiro no começo da década e até chegou a defender a seleção principal. Depois de seis anos no futebol da Itália, onde passou a maior parte do tempo sentado no banco de reservas, Rafael Cabral decidiu dar uma reviravolta na carreira nesta temporada. Contratado pelo Reading, estreou na segundona inglesa no último fim de semana, como titular e sem sofrer gol.
JONATHAS
Atacante
30 anos
Hannover (ALE)
Centroavante com uma carreira até que interessante em times médios e pequenos do futebol europeu, teve a oportunidade de defender o Corinthians no segundo semestre do ano passado, mas não se firmou e acabou sendo uma grande decepção. Ao retornar para a Alemanha, em janeiro, não foi capaz de evitar o rebaixamento do tradicional do Hannover. Agora, precisar encarar a 2. Bundesliga para tentar retornar à elite e voltar ao melhores dias de sua carreira.
KLÉBER GLADIADOR
Atacante
36 anos
Austin Bold (EUA)
Atacante que fez sucesso com a camisa do Palmeiras também defendeu Grêmio, Cruzeiro e Vasco, Kléber deixou o futebol brasileiro no fim do ano passado, depois de falhar na tentativa de devolver o Coritiba para a primeira divisão. Nos Estados Unidos, Kléber assinou com um time que está fora da elite, o Austin Bold, equipe texana que disputa a USL (United Soccer League), liga que é reconhecida oficialmente como o segundo escalão do futebol norte-americano.
VICTOR ANDRADE
Atacante
23 anos
Estoril Praia (POR)
Lançado como uma espécie de "novo Neymar" pelo Santos quando tinha apenas 16 anos, ainda não conseguiu explodir e nem mostrar futebol digno de quem era tratado como fenômeno nas categorias de base. Victor Andrade foi contratado pelo Benfica em 2014. Dois anos depois, começou uma peregrinação de empréstimos e mais empréstimos. Nesta temporada, faz parte do elenco do Estoril Praia, que bateu na trave para subir em 2018/19, mas continua na Série B portuguesa.
GABRIEL BRAZÃO
Goleiro
18 anos
Albacete (ESP)
Uma das principais apostas para o futuro da meta da seleção brasileira, o jovem foi vendido pelo Cruzeiro para o Parma mesmo antes de estrear como profissional. Nesta janela de transferências, Gabriel Brazão mudou de clube novamente e teve seus direitos econômicos negociados com a Inter de Milão. Para que ganhe experiência internacional antes de encarar o desafio de defender uma das grandes equipes do futebol europeu, o brasileiro foi cedido ao Albacete para jogar a segundona espanhola nesta temporada.
KLÉBER
Atacante
29 anos
JEF United Chiba (JAP)
Assim como o Gladiador, também jogou pelo Palmeiras. Mas, ao contrário do xará, não teve nem lampejos de bom futebol vestindo a camisa verde. Revelado no Atlético-MG, Kléber fez praticamente toda a carreira no exterior e viveu seus melhores momentos quando defendia o Porto. Ainda hoje, permanece vinculado a um clube português (Estoril). Mas, nesta temporada, está emprestado ao JEF United Chiba e é o artilheiro do time na segunda divisão japonesa, com 11 gols.
MATHEUS PEREIRA
Meia-atacante
23 anos
West Bromwich (ING)
Conhecido como Cristiano Ronaldo brasileiros nos tempos em que se destacava nas categorias de base do Sporting, o mineiro ainda continua vinculado ao mesmo clube que apresentou CR7 ao mundo. Mas, no momento, está em seu terceiro empréstimo para outras equipes. Depois de se aventurar no Desportivo Chaves e no Nuremberg nas últimas temporadas, Matheus Pereira conseguiu chegar à Inglaterra, o mercado mais rico do futebol mundial. Mas, pelo menos por enquanto, precisa se contentar com o West Browmich e com a Championship, a segundona inglesa.