Palmeiras atropela Grêmio - Camp. Brasileiro 1999
Chocolates Inesquecíveis: Palmeiras atropela Grêmio e vê Ronaldinho mandar bola na piscina do Palestra
Palmeiras e Grêmio fizeram jogos de intensa rivalidade nos anos 90, mas um deles ficou marcado por dois motivos distintos. O primeiro por uma goleada de perder o rumo de casa e o segundo por conta de um feito nada elogiável de um dos grandes jogadores do futebol mundial.
A partida realizada em 13 de outubro de 1999 no antigo Palestra Itália colocava frente a frente o então campeão da América contra um time querendo fugir da zona de rebaixamento. A partida estava um tanto morna, sem muita empolgação até que aos 29, Wilson de Souza Mendonça (FIFA-PE) apita falta contra o tricolor dos pampas. Alex ajeita a bola e com maestria, abre o placar. Palmeiras 1 a 0.
No primeiro tempo, aos 44 ainda tivemos uma penalidade máxima apontada para o Verdão e Evair, um dos mais frios cobradores de pênalti da história fez o segundo tento palmeirense naquela noite.
No segundo tempo, logo com um minuto, Alex bate outra falta em Danrlei e ele aumentou a festa alviverde no Palestra Itália. Palmeiras 3 a 0. Cinco minutos depois, Junior apareceu livre na área e fuzilou a meta gremista para fazer o quarto tento do Palmeiras.
Acabou? Não… Zé Maria cobrou uma falta na área e muitos pensavam que ela seria um cruzamento na direção de algum atacante. Porém, a curva foi tão bem feita que enganou o goleiro gremista e fez 5 a 0 para o Palmeiras. O sexto gol aconteceu com Edmilson, aos 44 do segundo tempo, dando números finais ao marcador. Palmeiras 6 a 0.
O outro fato marcante deste jogo foi uma falta que Ronaldinho (que depois viria a ser conhecido como Ronaldinho Gaúcho), cobrou uma falta contra Marcos, no antigo gol das piscinas do Palestra Itália. A falta foi tão mal cobrada que o então camisa 10 acrescentou uma marca nada elogiosa ao seu currículo, a de ser o único a mandar a bola na piscina do clube, exigindo que algum gandula tivesse que cair na água naquela noite paulistana.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 6 x 0 GRÊMIO
13/10/1999
CAMPEONATO BRASILEIRO
Estádio: Palestra Itália
São Paulo / SP — Brasil
Horário: 20h30
Público: 8.973 pagantes
Renda: R$ 97.315,00
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (PE)
Assistentes: Cid Bezerra Cavalcante (PE), José Pedro Wanderlei da Silva (PE)
Cartões amarelos: Jackson, Edmilson (Palmeiras), Scheidt, Djair (Grêmio)
Gols: Alex (Palmeiras), 29 min, Evair (Palmeiras) (pênalti), 44 min primeiro tempo, Alex (Palmeiras), 1 min, Júnior (Palmeiras), 6 min, Zé Maria (Palmeiras), 26 min, Edmílson (Palmeiras), 44 min segundo tempo
PALMEIRAS: Marcos, Zé Maria (Jackson), Agnaldo, Roque Júnior, Júnior (Tiago), Galeano, Rogério, Alex, Zinho, Paulo Nunes, Evair (Edmílson) — Técnico: Luiz Felipe Scolari
GRÊMIO: Danrlei, Zé Carlos (Macedo), Ronaldo Alves, Scheidt, Roger, Djair, Fabinho, Luís Carlos Goiano (Capitão), Itaqui, Magrão (Agnaldo), Ronaldinho Assis — Técnico: Cláudio Duarte