União São João Campeão Brasileiro Duas Vezes
Administrado pelo empresário da Construção Civil, José Mário Pavan, o União de Araras entrou para a história do futebol brasileiro como a primeira agremiação esportiva a se transformar em clube-empresa em 1994, com a criação da União São João S/A, controladora do União São João Esporte Clube, ainda sob o regimento da Lei Zico.
Diferente dos grandes clubes brasileiros ainda administrados por "dirigentes amadores" o União de Araras é administrado por executivos especializados em cada uma de suas áreas, sendo estes cobrados em seu aproveitamento como em qualquer empresa.
Poucos clubes do futebol brasileiro ostentam uma história de sucesso semelhante a do União de Araras. O grande investimento na revelação de novos jogadores e o trabalho desenvolvido com seriedade no futebol profissional mostram que o caminho escolhido pela administração do clube é dos melhores.
Dentro desta estrutura, o União de Araras alcançou a Série A1 do Futebol do Estado de São Paulo, ao conquistar o Campeonato Paulista da Série A2 em 1987. No cenário Nacional o União de Araras conquistou o Campeonato Brasileiro da Série C em 1988 e o Campeonato Brasileiro da Série B em 1996. O União disputou por quatro vezes a Principal Divisão do Futebol Brasileiro, nos anos de 1993, 1994, 1995 e 1997.[2]
Série C de 1988
Dirigido pelo Zé Duarte, o União conquistou o primeiro título nacional. Foram 18 jogos, com 10 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, 23 gols marcados e 13 sofridos, saldo positivo de 10.