Grande Prêmio da Alemanha de 1989
13º GP da Alemanha realizado em Hockenheim
Data 30 de julho de 1989
Nome oficial LI Grosser Mobil 1 Preis von Deutschland
Local Hockenheimring, Hockenheim, Baden-Württemberg, Alemanha Ocidental
Total 45 voltas / 305.865 km
Condições do tempo Quente, nublado
Pole
Piloto
Brasil Ayrton Senna McLaren-Honda
Tempo 1:42.300
Volta mais rápida
Piloto
Brasil Ayrton Senna McLaren-Honda
Tempo 1:45.884 (na volta 43)
Pódio
Primeiro
Brasil Ayrton Senna McLaren-Honda
Segundo
França Alain Prost McLaren-Honda
Terceiro
Reino Unido Nigel Mansell Ferrari
Resultados do Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1 realizado em Hockenheim à 30 de julho de 1989. Foi a nona etapa da temporada e teve como vencedor o brasileiro Ayrton Senna.
Ayrton Senna chegou a Hockenheim muito alegre. Até soava estranho aquele bom humor para o piloto que não havia terminado as últimas quatro corridas. O seu McLaren MP4-5 tinha quebrado nos GPs dos EUA, Canadá e França e ele rodou na Inglaterra, permitindo a Alain Prost uma recuperação excepcional na briga pelo título. Mas ele não parecia sob pressão. Ao contrário, exibia um ar maroto.
Mal o treino iniciou e Senna cravou a pole provisória e depois ratificou com a definitiva. Liderou por 19 voltas mas quando parou para o pit stop de pneus, sua equipe atrapalhou-se, gastou oito segundos a mais do que com o francês, possibilitando a este abrir vantagem na liderança. Senna voltou à pista possesso. Pisou fundo e foi à caça do francês até que, na penúltima volta, fez a ultrapassagem.
Depois do pódio, quando recebia as honras da vitória completa, com pole e volta mais rápida, não parecia tão feliz como na véspera. Inquirido sobre a mudança ironizou: "Foi um passarinho que me disse que eu ia vencer. Só espero que ele venha cantar de novo".
Classificação
Pré-classificação
Pos. Nº Piloto Chassi/Motor Tempo Dif
1 37 Bélgica Bertrand Gachot Onyx-Ford 1:47.283 —
2 36 Suécia Stefan Johansson Onyx-Ford 1:47.700 + 0.417
3 30 França Philippe Alliot Lola-Lamborghini 1:47.746 + 0.463
4 29 Itália Michele Alboreto Lola-Lamborghini 1:47.919 + 0.636
5 41 França Yannick Dalmas AGS-Ford 1:47.920 + 0.637
6 17 Itália Nicola Larini Osella-Ford 1.48.301 + 1.018
7 40 Itália Gabriele Tarquini AGS-Ford 1:48.558 + 1.275
8 18 Itália Piercarlo Ghinzani Osella-Ford 1:48.564 + 1.281
9 31 Brasil Roberto Moreno Coloni-Ford 1:48.567 + 1.284
10 32 França Pierre-Henri Raphanel Coloni-Ford 1:48.780 + 1.457
11 33 Suíça Gregor Foitek Eurobrun-Judd 1:49.458 + 2.175
12 35 Japão Aguri Suzuki Zakspeed-Yamaha 1:49.527 + 2.244
13 34 Alemanha Ocidental Bernd Schneider Zakspeed-Yamaha 1:50.455 + 3.172
Treino classificatório
Pos. Nº Piloto Construtor Tempo Q1 Tempo Q2 Diferença
1 1 Brasil Ayrton Senna McLaren-Honda 1:42.300 1:42.790 —
2 2 França Alain Prost McLaren-Honda 1:43.306 1:43.295 + 0.995
3 27 Reino Unido Nigel Mansell Ferrari 1:44.020 1:44.076 + 1.720
4 28 Áustria Gerhard Berger Ferrari 1:44.467 1:44.509 + 2.167
5 6 Itália Riccardo Patrese Williams-Renault 1:45.062 1:44.511 + 2.211
6 5 Bélgica Thierry Boutsen Williams-Renault 1:45.520 1:44.702 + 2.402
7 19 Itália Alessandro Nannini Benetton-Ford 1:45.033 1:45.040 + 2.733
8 11 Brasil Nelson Piquet Lotus-Judd 1:47.316 1:45.475 + 3.175
9 20 Itália Emanuele Pirro Benetton-Ford 1:46.521 1:45.845 + 3.545
10 4 França Jean Alesi Tyrrell-Ford 1:47.551 1:46.888 + 4.588
11 26 França Olivier Grouillard Ligier-Ford 1:47.408 1:46.893 + 4.593
12 7 Reino Unido Martin Brundle Brabham-Judd 1:47.216 1:47.796 + 4.916
13 23 Itália Pierluigi Martini Minardi-Ford 1:48.222 1:47.380 + 5.080
14 15 Brasil Maurício Gugelmin March-Judd 1:47.387 1:47.578 + 5.087
15 30 França Philippe Alliot Lola-Lamborghini 1:47.486 1:47.566 + 5.186
16 8 Itália Stefano Modena Brabham-Judd 1:47.511 1:47.552 + 5.211
17 9 Reino Unido Derek Warwick Arrows-Ford 1:47.756 1:47.533 + 5.233
18 12 Japão Satoru Nakajima Lotus-Judd 1:48.782 1:47.663 + 5.363
19 3 Reino Unido Jonathan Palmer Tyrrell-Ford 1:47.836 1:47.676 + 5.376
20 21 Itália Alex Caffi Dallara-Ford 1:48.671 1:47.679 + 5.379
21 22 Itália Andrea de Cesaris Dallara-Ford 1:47.879 1:48.005 + 5.579
22 16 Itália Ivan Capelli March-Judd 1:48.239 1:48.078 + 5.778
23 25 França René Arnoux Ligier-Ford 1:48.266 1:48.598 + 5.966
24 36 Suécia Stefan Johansson Onyx-Ford 1:49.935 1:48.348 + 6.048
25 10 Estados Unidos Eddie Cheever Arrows-Ford 1:48.396 1:48.553 + 6.096
26 29 Itália Michele Alboreto Lola-Lamborghini 1:48.670 1:48.726 + 6.370
27 24 Espanha Luis Pérez-Sala Minardi-Ford 1:49.587 1:48.686 + 6.386
28 37 Bélgica Bertrand Gachot Onyx-Ford 1:49.252 1:49.004 + 6.704
29 38 Alemanha Ocidental Christian Danner Rial-Ford 1:50.679 1:49.767 + 7.467
DSQ 39 Alemanha Ocidental Volker Weidler Rial-Ford — — —
Corrida
Pos. Nº Piloto Construtor Voltas Tempo/Diferença Grid Pontos
1 1 Brasil Ayrton Senna McLaren-Honda 45 1:21:43.302 1 9
2 2 França Alain Prost McLaren-Honda 45 + 18.151 2 6
3 27 Reino Unido Nigel Mansell Ferrari 45 + 1:23.254 3 4
4 6 Itália Riccardo Patrese ‘‘‘Williams-Renault’’’ 44 + 1 volta 5 3
5 11 Brasil Nelson Piquet ‘‘‘Lotus-Judd’’’ 44 + 1 volta 8 2
6 9 Reino Unido Derek Warwick Arrows-Ford 44 + 1 volta 17 1
7 22 Itália Andrea de Cesaris Dallara-Ford 44 + 1 volta 21
8 7 Reino Unido Martin Brundle Brabham-Judd 44 + 1 volta 12
9 23 Itália Pierluigi Martini Minardi-Ford 44 + 1 volta 13
10 4 França Jean Alesi Tyrrell-Ford 43 + 2 voltas 10
11 25 França Rene Arnoux Ligier-Ford 42 + 3 voltas 23
12 10 Estados Unidos Eddie Cheever Arrows-Ford 40 Sistema de combustível 25
13 8 Itália Stefano Modena Brabham-Judd 37 Motor 16
14 12 Japão Satoru Nakajima Lotus-Judd 36 Spun Off 18
15 16 Itália Ivan Capelli March-Judd 32 Pane elétrica 22
16 15 Brasil Mauricio Gugelmin March-Judd 28 Câmbio 14 ;
17 20 Itália Emanuele Pirro Benetton-Ford 26 Spun Off 9
18 30 França Philippe Alliot Lola-Lamborghini 20 Fuga de óleo 15
19 3 Reino Unido Jonathan Palmer Tyrrell-Ford 16 Motor 19
20 28 Áustria Gerhard Berger Ferrari 13 Spun Off 4
21 36 Suécia Stefan Johansson Onyx-Ford 8 Superaquecimento 24
22 19 Itália Alessandro Nannini Benetton-Ford 6 Pane elétrica 7
23 5 Bélgica Thierry Boutsen Williams-Renault 4 Colisão 6
24 21 Itália Alex Caffi Dallara-Ford 2 Motor 20
25 29 Itália Michele Alboreto Lola-Lamborghini 1 Pane elétrica 26
26 26 França Olivier Grouillard Ligier-Ford 0 Câmbio 11
DNQ 24 Espanha Luis Pérez-Sala Minardi-Ford
DNQ 37 Bélgica Bertrand Gachot Onyx-Ford
DNQ 38 Alemanha Ocidental Christian Danner Rial-Ford
DSQ 39 Alemanha Ocidental Volker Weidler Rial-Ford
DNPQ 41 França Yannick Dalmas AGS-Ford
DNPQ 17 Itália Nicola Larini Osella-Ford
DNPQ 40 Itália Gabriele Tarquini AGS-Ford
DNPQ 18 Itália Piercarlo Ghinzani Osella-Ford
DNPQ 31 Brasil Roberto Moreno Coloni-Ford
DNPQ 32 França Pierre-Henri Raphanel Coloni-Ford
DNPQ 33 Suíça Gregor Foitek Eurobrun-Judd
DNPQ 35 Japão Aguri Suzuki Zakspeed-Yamaha
Tabela do campeonato após a prova
Classificação do mundial de pilotos
Pos. Piloto Pontos
1 França Alain Prost 53
2 Brasil Ayrton Senna 36
3 Reino Unido Nigel Mansell 25
4 Itália Riccardo Patrese 25
5 Bélgica Thierry Boutsen 13
Classificação do mundial de construtores
Pos. Construtor Pontos
1 Reino Unido McLaren-Honda 89
2 Reino Unido Williams-Renault 38
3 Itália Ferrari 25
4 Reino Unido Benetton-Ford 17
5 Reino Unido Tyrrell-Ford 10
Nota: Somente as primeiras cinco posições estão listadas. Entre 1981 e 1990 cada piloto podia computar onze resultados válidos por temporada não havendo descartes no mundial de construtores.
Notas
Voltas na liderança: Ayrton Senna 22 voltas (1-19; 43-45), Alain Prost 23 voltas (20-42).
Referências
«1989 German Grand Prix - race result». Consultado em 21 de agosto de 2018
«Senna vence com ultrapassagem a 2 voltas do final (online). Folha de S.Paulo, São Paulo (SP), 31/07/1989. Esportes, D-7». Consultado em 25 de abril de 2019
Precedido por
Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1989 Campeonato mundial de Fórmula 1 da FIA
Ano de 1989 Sucedido por
Grande Prêmio da Hungria de 1989
Precedido por
Grande Prêmio da Alemanha de 1988 Grande Prêmio da Alemanha
51ª edição