Curiosidades Sobre A Copa do Brasil

A Copa do Brasil é uma competição nacional de futebol do Brasil. É jogada nos moldes da Copa da Inglaterra, Taça de Portugal, Copa do Rei, Copa da Escócia, entre outras.

Inicialmente a Copa do Brasil foi disputada por 32 clubes, passou a 40 em 1996, o número foi crescendo até chegar em 69 no ano de 2000, vindo a se estabilizar em 64 após 2001, número que se manteve até 2012, disputada pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal. A partir de 2013, passou a ser disputada por 86 equipes, seis delas já classificadas para as oitavas de final, desde 2017 é disputada por 91 equipes. Em 2016 o principal patrocinador da competição passou a ser a Continental Pneus, fazendo com que a competição passasse a ser chamada de Copa Continental Pneus do Brasil.

Desde a edição de Copa do Brasil de 2001, os clubes que participavam da Copa Libertadores da América não disputavam a Copa do Brasil no mesmo ano, devido a conflito de datas com a competição continental. Sendo assim, o campeão da Copa do Brasil nunca disputava a edição seguinte, uma vez que se classificava para a disputa da Libertadores da América do ano posterior. Porém, com a nova fórmula de disputa, desde 2013 essa competição nacional conta entre os seus participantes, com os clubes que disputam a principal competição de clubes de futebol do continente americano.

O Cruzeiro é o clube que mais venceu a competição, com 6 títulos, seguido pelo Grêmio, que tem 5 títulos e, depois, vem o Corinthians, Palmeiras e Flamengo, que têm 3 títulos cada. Outros 10 clubes venceram uma edição da competição, sendo portanto 15, o número de clubes campeões. O estado com maior número de títulos é São Paulo, com 9 conquistas. Apenas dois estados, São Paulo (Jundiaí, Santo André, Santos e São Paulo) e Rio Grande do Sul (Caxias do Sul e Porto Alegre) tiveram campeões de mais de uma cidade, e apenas a cidade do Rio de Janeiro teve mais de 2 clubes campeões (Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama). Em 3 oportunidades o campeão deste torneio foi um time que não estava na primeira divisão do campeonato nacional daquele ano. São eles: Criciúma, em 1991, Santo André, em 2004, e Paulista, em 2005. Em 2 oportunidades, o campeão da Copa do Brasil foi rebaixado à Série B nacional no mesmo ano. Isto aconteceu em 1999, com o Juventude, e em 2012, com o Palmeiras. O caso do Juventude, porém, é bem peculiar, já que no ano seguinte foi criada a Copa João Havelange, e com isso o clube gaúcho disputou a primeira divisão nacional no ano 2000.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 10/07/2019
Código do texto: T6693124
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.