O Troféu Da Copa América

O Troféu foi confeccionado entre 1916 e 1917 na Casa Escasany, uma joalheria de Buenos Aires, por um preço de 3000 francos suiços, e foi doado para a Confederação Sul-Americana de Futebol pelo Ministério de Relações Exteriores da Argentina. É feito de prata, com uma base de madeira onde há várias placas com os nomes das seleções campeãs de cada edição. Desde a sua criação até os dias de hoje, o campeão da competição tem o direito ao troféu original de forma temporária, até que seja realizado um novo sorteio para a próxima edição, quando deve devolver a CONMEBOL. Após o troféu original ser devolvido, o campeão vigente recebe uma réplica do mesmo, na qual pode ser conservada permanentemente.

Em abril de 2016, um novo troféu foi projetado especificamente para a Copa América Centenário, foi apresentado na sede da Federação Colombiana de Futebol em Bogotá para comemorar o 100º aniversário da competição. O troféu foi projetado pela Epico Studios nos Estados Unidos e fabricado pela London Workshops de Thomas Lyte na Inglaterra. A nova taça tem o formato do troféu original como inspiração, com curvas de ouro sobre a urna grega para representar os 100 anos de futebol no continente americano. Mede 61 cm de altura e pesa 7,1 kg, está coberto por ouro 24 quilates para demonstrar a importância dos 100 anos da competição. Também a um mapa continental da América e os emblemas da CONMEBOL e CONCACAF gravado na parte exterior. No interior, foi feito de prata em homenagem ao original e seu legado de 100 anos. Por último, a base do troféu mostra os nomes das dezesseis equipes participantes em formato de espiral.O nome da seleção campeã também aparecerá incluída no troféu original. A Seleção Chilena de Futebol, foi a seleção campeã, e obteve o direito de manter a taça original permanentemente.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 10/06/2019
Código do texto: T6669491
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.