História Da Copa América
A Seleção Brasileira de Futebol, ganhou seu primeiro título em 1919.
O primeiro time de futebol da América do Sul, Lima Cricket and Football Club, foi fundado no Peru em 1859, e a Asociación del Fútbol Argentino foi fundada em 1893. No início do século 20, o futebol crescia em popularidade e a primeira competição internacional entre equipes nacionais do continente ocorreram em 1910, quando a Argentina organizou um evento para comemorar o centenário da Revolução de Maio. Chile e Uruguai participaram, mas este evento não é considerado oficial pela CONMEBOL. Da mesma forma, para a comemoração do centenário de sua independência, a Argentina realizou um torneio entre 2 e 17 de julho de 1916, com Argentina, Chile, Uruguai e Brasil sendo os primeiros participantes do torneio. Este torneio chamado de Campeonato Sudamericano de Fútbol seria a primeira edição do que hoje é conhecido como Copa América. O Uruguai triunfaria nesta primeira edição depois de empatar em 0-0 com a anfitriã Argentina no último jogo decisivo realizado no Estádio Presidente Perón em Avellaneda.
Vendo o sucesso do torneio, um membro da diretoria da Federação Uruguaia de Futebol, Héctor Rivadavia, propôs a criação de uma confederação das associações da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, e em 9 de julho, dia da independência na Argentina, a CONMEBOL foi fundada. No ano seguinte, a competição foi jogada novamente, desta vez no Uruguai. O Uruguai ganharia o título novamente para conquistar seu bicampeonato depois de derrotar a Argentina por 1 a 0 na última partida do torneio. O sucesso do torneio ajudaria a consolidar a competição. Após um surto de gripe no Rio de Janeiro, o torneio foi cancelado em 1918, o Brasil sediou o torneio em 1919 e foi coroado campeão pela primeira vez depois de derrotar os atuais campeões por 1 a 0 em uma partida decisiva para decidir o título, enquanto a cidade chilena de Viña del Mar sediou o evento de 1920 que foi ganho pelo Uruguai.
Para a edição de 1921, o Paraguai participou pela primeira vez depois de sua associação de futebol ter se afiliado à CONMEBOL no início do mesmo ano. A Argentina venceu a competição pela primeira vez graças aos gols de Julio Libonatti. Nos anos seguintes, o Uruguai dominaria o torneio, que na época era o maior torneio de futebol do mundo. A Argentina, no entanto, não ficaria muito atrás e disputava a supremacia com os charruas. Depois de perder a final de 1928 nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928, em Amsterdã, a Argentina se vingaria no Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1929 derrotando os uruguaios no último jogo decisivo. Durante este período, a Bolívia e o Peru debutaram no torneio em 1926 e 1927.