A Comunicação na Capoeira: Música, Toques, Movimentos Físicos, Símbolos e Fundamentos! Texto de Leiteiro
A COMUNICAÇÂO NA CAPOEIRA se divide em:
MÚSICA (letras e toques), INSTRUMENTO, MOVIMENTOS FÍSICOS, SÍMBOLO e FUNDAMENTOS!
A MÚSICA:
É a parte mais rica do tema, e começa com o Mestre da malícia Pastinha, declamando para o aluno ao pé do berimbau:
Menino preste atenção no que eu vou dizer, oque eu faço brincando voçe não faz nem zangado, não seja vaidoso nem precipitado, na Roda da Capoeira AH,AH, Pastinha já está calcificado!
Seguido pelo canto que fala de todo sofrimento e discriminação por que passam os de sua raça:
Aí meu Deus oque é que eu faço/ para viver neste mundo/ sendo sujo sou malandro/ sendo limpo vagabundo!
Podes continuar com uma música de incentivo:
Jogue com o menino que ele é bom até demais, ou de alerta:
Jogue comigo com muito cuidado -e- Cuidado moço que esta fruta tem caroço!
Seguido de um aviso aos prepotentes:
Por favor não maltrate este negro!
Mas não tem só mensagens para os jogadores, tem também para os capoeiristas que irão jogar:
Voçe quer ver esta roda ficar boa/ cante o côro e bata palma/ que é pra não ficar a toa! e para os espectadores:
Quem nunca viu venha ver, licuri partir dênde!
Uma curiosidade interessante ocorre na música:
Eu VI FALAR/ no Besouro Mangangá/ ( e não Cordão de Ouro) eu não conheci MAS VI FALAR/ no Besouro Mangangá!
Ao pé-da-letra, QUEM VÊ FALAR é o SURDO, NÓS OUVIMOS mas para preservar a MÉTRICA VOCAL (que facilita na transmissão do AXÉ) IMPORTANTÍSSIMO NA ANGOLA é que OUVIR virou VI, senão cantaría-mos assim:
Eu ouvi falar/ no Besouro Mangangá/ Eu não conheci mas ouvi falar/ no Besouro Mangangá!
Pra quem não pôde ler o LIvro de Atenilo o Relâmpago, do Mestre Itapoâ, leia oque é dito sobre Besouro Mangangá:
Besouro era negro e Cordão de Ouro, amigo de Besouro era Pardo (?)e Besouro (Pasmem) morreu doido, depois de levar uma facada saiu andando (a procura de socorro?) e arrancando e comendo as tripas!
Se antes o repertório era grande, hoje se tornou interminável, sendo lançado um CD a cada 15 dias, por isso findo a parte das letras de músicas, com a mais conhecida mensagem para jogadores e espectadores:
Adeus,Adeus, Boa Viagem, /Eu vou me embora, Boa Viagem, /Eu vou com Deus, Boa Viagem/ E com Nossa Senhora, Boa Viagem!
OU: Adeus, Adeus, SEREIÁ......
Outra curiosidade que considero importante frisar, é que dos milhares de corridos da Capoeira de hoje, apenas uma 2 dúzias ou pouco mais NÃO Têem a resposta como príncipio, indicando ao côro qual parte cantar.
Por isso antigamente nas Rodas, quando voçe queria saber quantos ANTIGOS Jogadores estavam presentes, voçe cantava:
CAPOEIRA! (é jogo pratic...) e Capoeira é defesa, ataque......
Se tivesse poucos antigos, o Coro caia 70%!
A seguir algumas das músicas que me lembro agora:
1- Adeus, adeus.....
2- A galinha come...outra: A galinha comeu...
3- Bahiá, minha Bahia,......
4- Capoeirá, Capu......
5-Camarada oque é meu...
6-Como é meu nome
7-Ei é tu que é moleque....
8-Ei negro tá danado...
9-Eu não vou na sua casa...
10-Eu vi falar.....
11-E o trem corre....
12-Ela é bonita e é ligeira......
13-Escorregar não é cair.....
14-Eu pisei na fôlha sêca eu vi fazer chuê-Chuá...
15-Eh, ao meu Mestre muito obrigado,....
16-Menino do cabelo louro, meu Mestre Besouro mandou lhe chamar,
eu vou....
17-Oi, sim, sim, sim......
18-Olha lá o negro....
19-Oque é berimbau?.....
20-O facão bateu embaixo...
21-Olha o quebra gereba...
22-Quem é voçe que acaba de chegar...
23-Que navio é esse que chegou agora...
24-Quebra lamê pombogê.....
25-Siri jogou....
26-Tira daqui ponha ali...
27-Urubu penerô....
28-Urubu come milho...
O maior Hit da Capoeira, a Paranauê-Paranauê-Paraná, tem uma quadrinha muito bonita de Entrada, que quase nunca era usada, não sei se por desconhecimento ou não. Aí vai ela para os mais novos:
Ave Maria meu Deus, Paraná/ Vou me embora pelo mar, Paraná/ Eu também sou Angoleiro, Paraná/ Também quero viajar, Paraná!
PARANAUÊ, PARANAUÊ, PARANÁ.
Lembrando que na época, Paranauê levantava o Ritmo Angola para São Bento Pequeno, então cantador, Cuidado!
Outra entrada também pouco usada é para a: Maculêle, Maracatu!
A Princesa Isabel gostava/ de ver o negro jogar/ mas a Princesa sabia/ que a Capoeira podia quebrar/ Capoeirá, Capú!
MACULÊLE, MARACATU!
Peleja de Manoel Riachão com o Diabo de Leandro Gomes de Barros é um repente:
Riaçhão tava cantando/ na cidade de AÇU
Quando apareceu um negro/ (da especie do?) urubu
tinha o beiço redobrado / da grossura de um chinelo
sapato de couro cru/ olhos bastante amarelos
convidou mais Riaçhão /para cantar um MARTELO
x-x
Que tornou-se um HINO da ANGOLA devidamente ADAPTADA é claro:
Tava lá no pé da Cruz/ fazendo minha Oração
quando apareceu um Negro/ com a feitura de um Cão
tinha o beiço redobrado/ da gross...........
Não Recomendo: Cantar o Corrido:
Eu Não Vou na Sua Casa , Minha Comadre!
Pois se estiver um amigo na Roda, ele vai achar que alguém lhe disse alguma coisa e voçe acreditou, e a Ladainha:
Sei que Tu Falou de Mim/ Sei que de Mim Tu Falou/ Que eu não jogo Capoeira/ Que eu não sou bom professor/ pelos mesmos motivos!
Não tenho dúvidas que a música que demontra melhor oque é Capoeira, é a :
Oi Sim-Sim-Sim, OI Não-Não-Não, Oi Não-Sim-Sim, Oi Sim-Não-Não!
Este È mas Não É, constante, desconcertante, intrigante!
Concorda ou com barbante?
Ao se fazer exibições para o público, todo o cuidado é pouco na escolha do repertório que se irá cantar. Esta daqui não recomendo cantar em escolas:
De que adianta ter estudo
de que adianta ter estudo oi iáiá
se eu posso me comparar
pois eu também sou doutor
na minha arte popular
eu pego meu berimbau
o meu tambor, o meu padeiro
eu me jogo nesse mundo
ah, com meu jeito brasileiro
ih voçes que estão formados
e diz que tem educação
acreditem voçes vão ver
no que eu presto atenção
vejo crianças sendo mortas
ou jogadas no porão
pois elas panham pra comer
oque voçes jogam no chão
ouçam a minha educação
não foi a escola que me deu
foi a minha Capoeira
hoje eu agradeço a Deus
ADEUS ESCOLA MEU MANO
EH BERIMBAU TÁ ME CHAMANDO!
Para aqueles que não quiserem ir até o Questionário Para a Capoeira algumas perguntas que têem a ver com este Capítulo:
32- Professor é um educador, nesses tempos violentos, ensinar crianças: zum zum zum Capoeira mata um, não é errado?
33- Capoeira é no pé, no pau, na mão, é na ponta da faca, é no facão! O Sr. concorda com ensinar isso para crianças?
34- Dizem que na Angola ninguém bate em ninguém, é só Paz e Amor, mas Pastinha usava uma foice no berimbau, os antigos usavam paus e navalhas, e aqui um usa até revolver e aí?
35-Tava lá no pé da cruz-Iêh viva meu Deus- Santo Antônio é Protetor- Valha-me Deus Senhor São Bento- Santa Maria Mãe de Deus- Capoeira tem ou é religião?
Exercício:
Um dos exercicios que mais gosto de fazer, é cantar um corrido no PÉ da berimbau, e sair pro jogo "segurando o corrido".
Exige boa concentração, OUVIR o CÔRO, e prestar atenção no JOGO.
E o corrido mais difícil que conheço é:
VEM BRINCAR MAIS EU, VEM JOGAR MAIS EU MEU IRMÃO......(CORO)
Ô,Ô BRINCAR MAIS EU MEU IRMÃO, VEM JOGAR MAIS EU IRMÃO MEU!
A 1ª música que ensino a meus melhores (de jogo) alunos-crianças é:
Menino quem foi teu Mestre!
Se ele for um bom cantor ( atenção, ele tem que ser um bom jogador)fica muito bonito numa apresentação. Aliás, Abertura de Roda pra mim, só com os 2 melhores do Grupo, senão...
Lembrando que esta 1ª frase: Menino quem foi teu Mestre? quem canta é o Professor ou Puxador da Roda!
TOQUES:
Quando eu entro neste assunto me lembro,que QUANTO MAIS ESTUDO MENOS SEI, pois há controvérsias para que serve alguns toques.
Um Mestre afirma que IÚNA é para de formados e outro que é TOQUE FÚNEBRE.
Muito importante a carta de Mestre Limãozinho ao Mestre Burguês sobre o Toque de IUNA:
"A estória (ou História) diz que os Capoeiristas lutaram o Jogo da IUNA, e um deles Morreu!"
Quer dizer que até então IUNA Não Era Toque de Morte, e se um Não Tivesse Morrido, continuaria nâo sendo!
Quem viu o jovem pela TV Globo ser agredido mortalmente, o viu com o Toque de São Bento, e se ele tivesse morrido na hora, seria São Bento Toque Fúnebre?
Para mim TOQUE FÚNEBRE É ANGOLA, que chama o silêncio e prepara o espirito para o sobrenatural de Almeida!
Neste assunto não boto minha caneta no fogo, e só AFIRMO oque é unaminidade:
ANGOLA - Jogo mais embaixo, malandreado e alegre.
SÃO BENTO DE REGIONAL - Jogo mais em cima estimulando a luta.
SANTA MARIA - Para o jogo de pegar DINHEIRO com a boca.
CAVALARIA - Toque estranhamente em desuso, que antigamente servia para avisar que a POLÍCIA ja vinha, apesar de existir na Polícia da Época vários "CAPOEIRAS"!
Hoje a Capoeira esta "INFESTADA" de Polícias (um deles até já me assaltou) não seria a hora de levantar este toque, quando da presença desses elementos na Roda?
MÈ,MÈ,MÈ O TOMÉ, CAVALARIA DE PÉ Ô TOMÉ!
Acredito que a expansão da Capoeira, não se deu pelas peripécias e
desatinos dos praticantes, mas pela inclusão do Berimbau aos
movimentos dos Capoeiristas. È bem provavel que a aproximação das
Rodas as Festas do Largo das Igrejas, proporcionou não sò a
introdução dos VIVA MEU DEUS, LADAINHAS, como também a criação dos Toques:
São Bento Grande, São Bento Pequeno, Angola e Santa Maria, pela influência dos TOQUES DOS SINOS!
DOM-DIM: Angola
DIM-DOM: SBP
DIM-DOM-DOM: SBG
Não se pode relegar a informação de um antigo Mestre, de que São Bento é assim chamado, por ter sido criado na Região de São Bento!
INSTRUMENTOS:
Dos vários instrumentos utilizados na Capoeira, o BERIMBAU é o único que se comunica com os capoeiristas, e através do toque, determina o tipo de jogo. Quando ALGUÉM INCLINA O BERIMBAU PARA O CENTRO DA RODA, esta chamando uma dupla para o pé do berimbau.
SE BATER INSISTENTEMENTE NO FIO DO BERIMBAU SEM ENCOSTAR A MOEDA, está alertando aos outros que mudará o ritmo. O MESTRE DEPUTADO em seu livro ensina um toque para a formação da Roda.
Os pintores Rugendas ou Debret registraram um jogo de capoeira da época, 1870 por aí, chamando de jogo de guerreiros, aonde vê-se apenas o tambor.
Bebeto Monsueto cantava esta bonita e interessante quadrinha:
Olha bate o tambor, lêlê/ o tambor é o primeiro/ e não há quem não diga/ que não é verdadeiro!
MOVIMENTOS FÍSICOS:
Os movimentos fisicos de comunicação são poucos, já os MOVIMENTOS DE DISTRAÇÂO eram muitos, mas com a democratização da Capoeira, oque foi lazer de malandros e desordeiros passou a ser esporte para homem, menino e mulher.
O aprisionamento dela em academias,"RETIROU"o perigo proporcionado por estranhos mal intencionados, mas empobreceu-a nos movimentos de distração, muito utilizados na ANGOLA
É da Angola também, o movimento Parada de Angola - Passo-a-Dois ou Chamada, quando a postura de um jogador, determina o tipo de movimento a ser tomado por outro. Se alguém agachado ao pé do berimbau, estiver de punhos fechados, e o dedo indicador apontado para o céu, (teto) esta pedindo para cantar!
Finalizando:
Em apresentações, havendo roda livre, se entrar alguém estranho, imediatamente os melhores jogadores ou lutadores do grupo, olham para quem comanda, esperando dele um sinal de cabeça ou com os olhos, para COMPRAR (cortar) o jogo.
FUNDAMENTOS: de 1975 a 1982 visitei várias academias (eram poucas na época) e várias rodas, conhecendo praticamente todos os nomes GRANDES, cito: Touro, Dentinho, Gogó de Ouro, Poeira, Pantera, Neco, Beiçola, estes da Zona Norte do Rio.
Já da Zona Sul, praticamente todos hoje nomes Nacionais ou INTER: Peixinho, Camisa, Toni, Garrinha, Nestor Capoeira, Itamar, Lua Rasta, Leopoldina,Neco, Claudio Moreno,etc.
Esta entrada é só para tocar no Calcanhar de Aquiles da Capoeira:
FUNDAMENTOS!
Oque é Fundamentos?
É saber muitas CHAMADAS, é saber compor a Bateria (banda) na Angola ou Regional. -É saber receber um Mestre e posicioná-lo na Bateria, é saber dentre os Mestres na Bateria e na saída qual CANTA
A LADAINHA?
É SÓ ISSO, não é nada disso, ou é isso e muito mais?
Pressupondo que FUNDAMENTOS seja isso tudo, da Zona Norte só vi o Poeira fazer uma Parada de Angola, e é um dos caras mais completos neste e outros itens!
Da Zona Sul, apenas o Toni fêz uma vez e foi comigo, nem Peixinho, Camisa e os outros acima citados.
Eles NÃO CONHECIAM as Chamadas, CONHECIAM mas NÃO ACHAVAM IMPORTANTES? Entendiam que TEM HORA CERTA PARA USÁ-LA?
CRIATIVIDADE:
Item terrívelmente nefasto para NOSSA ARTE, chegando as raias da loucura. (No final Link que ilustra a matéria) Irresponsáveis PATINAM em Rodas, vão desuniformizados em Batizados, Batismo de Berimbau, Graduação de 2 CORDAS de Mestre de Angola para a mesma pessoa ( Este texto foi escrito em 01-1997 agora seria-será normal já que tem Grupos de Angola usando CORDA) 2 DUPLAS numa mesma Roda, ou 3 jogando entre eles na mesma Roda.
Por outro lado, o item quadruplicou os movimentos já existentes na Capoeira, impossibilitando na minha opinião os velhos professores, (incluindo-me) a graduarem seus alunos acima da 3ª CORDA, por não termos condições fisicas de fazer estes saltos acrobáticos, ou morais de reconhecer que estamos parados no tempo, a nível de conhecimento, e sem coragem alguns é claro, de dançar forró numa Parada de Angola, com a desculpa de ser movimento livre permitido pela Capoeira.
Em novembro mais um aniversário da morte de PASTINHA, e muitos outros da sua admiração:
ME ADMIRO HOJE, CAPOEIRISTA SE PRESTAR PRA CERTAS COISAS!
(No final, Link que ilustra esta frase: Irmão mata Irmão na Capoeira)
Capoeiristas se prestam hoje, pra muito mais coisas do que ele imaginava, chegando muito perto de ser a Capoeira como ele dizia:
UMA COISA VAGABUNDA, UMA COISA QUALQUER!
AMIZADE - UNIÃO:
Sou conhecido como o cara que vai numa Academia pra depois sair falando, mas enquanto estou lá sou chamado de Mestre, contra-mestre e outros títulos por "meninos" chamados de Mestres.
Se sou mesmo Mestre, deveria falar após a Roda, mas uma TRADIÇÃO NEFASTA da CAPOEIRA, a soma de ADMIRAÇÃO+RESPEITO+AMIZADE ou de 2 destes itens, tem deixado NOSSA ARTE em MÁ situação.
Se falar na casa de um amigo, acaba a AMIZADE e ADMIRAÇÂO, se falar na de um desconhecido, a amizade nem começa.
Em alguns lugares, a UNIÃO serve para que incompetentes não sejam incomodados, e nem que seu negócio acabe (exploração da Capoeira) valendo até pauladas naqueles que têem a AUDÁCIA de entrarem no seu covil, digo academia, como foi o meu caso.
Esses elementos NÃO são guindados pela Capacidade, Amor a Arte, Dedicação, entendendo-se por Dedicação, busca de conhecimento como forma de Evolução, e não para garantir Titulo ou EGO!
ELES são guindados, por Amizade e Admiração de uma parcela da comunidade aonde atuam. Cultuados eles podem até ERRAR, que seus ERROS serão perdoados desde que eles façam o mesmo!
Para eles oque vale é esse pensamento que li no Informativo Muzenza de 03-1996:
É MELHOR ARRISCAR COISAS GRANDES E BELAS
ATINGIR TRIUNFO E GLÓRIA
QUE FORMAR FILA COM OS POBRES DE ESPÍRITO
QUE NÃO CONHECEM NEM VITÓRIA NEM DERROTA!
Coitada da CAPOEIRA:
Isso não é para quem quer, mas para QUEM TEM MATERIAL HUMANO PARA FAZÊ-LO!
SÍMBOLO:
Na década de 80, um Mestre do RIO se fez de doido, ensinou "animais" violentos, que sairam disseminando pancadaria nas rodas, Batizados e apresentações, e até entre eles mesmos, marginalizando a Capoeira e dificultando sua ascensão e aceitação pela sociedade.
As "patadas" das cavalgaduras deram imensa má fama ao mestre, a ponto de ele dizer:
TEM GENTE QUE È SÒ MÚSCULOS E IGNÔRANCIA!
E prejudicando o CONCEITUADO Grupo ao qual integrava, fazendo com que num ato de "MEA CULPA" se retirasse e formasse sua própria ENTIDADE!
Por causa de meia dÚzia de ABESTALHADOS, até poucos anos atrás, o SÍMBOLO representava a VIOLÊNCIA, causando verdadeiro TERROR quando visto a beira de rodas, a ponto de o Mestre declarar:
COM AS PEDRAS QUE ME ATIRAM CONSTRUIREI O MEU CASTELO!
De 1975 a 1982 andei muito no Rio, e só me lembro de uma camisa com um símbolo, -uma pantera de um grupo- e numa calça, um berimbau com um pé desenhado no meio de outro grupo.
Naquela época, para se saber quem era aluno de quem, precisava-se andar em Academias. Hoje, basta olhar o símbolo na camisa, para se saber que é "ALUNO" do Fulano.
Antigamente a melhor roupa de domingo do Capoeirista era um TERNO DE LINHO BRANCO.
Agora a melhor roupa de domingo do Capoeirista é:
SEU UNIFORME DE GRUPO!
Que tristeza: TOMARA QUE ELES NÃO VIREM MUAY THAY!
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APELIDO E DISCRIMINAÇÂO
Com as Leis de Discriminação vigorando pra valer, colocar apelidos tornou-se um dilema, pois pode-se ou não pegar um Processo por Discriminação!
Apelidos como: King Kong, Macaco, Carvão, Fumaça, Urubu, Abutre, Chaminé, Cobra Preta, etc, ainda não são tidos na Capoeira como pejorativos, mesmo que na maioria, se baseie na aparência do recebedor!
E agora: Como apelidar sem violar?
Ao cantar todo o cuidado é pouco, pois músicas como:
Urubu penerô/ foi na galha do pau ou Urubu como milho/ conversa fiada
se estiver um negro jogando, pode gerar polêmica por um espectador desavisado e desconhecedor das "tradicões" da Capoeira!
Por favor não maltrate este negro/ este negro foi quem me ensinou/ este negro da calça rasgada/ camisa furada foi meu Professor!.
Outra: Pega esse negro derruba no chão/ esse negro é danado/ esse negro é o cão!
Mais: Ei, é tu que é moleque/ Moleque é tu!
E: Dá, dá, dá no negro/ no negro voçe não dá/ dá, dá, dá no negro/ se não der vai apanhar!
Confesso que esta me estimulava a baixar a madeira, até porque naquela época, único neguinho ruím de capoeira que conheci foi Cham....! Friso que também nunca ouvi ninguém cantar:
Dá, dá, dá no branco....
As Palmas de Bimba é 1,2,3!?
Quando comecei em 1975 e até sair ai do RJ em 1983, as palmas eram as oficiais, acompanhando o ritmo do Atabaque: Tum, Tum, Tá, Tum!
Seja na Academia do Camisa, como na do Peixinho. Já na Bahia , os mais velhos podem dizer, mas para mim, quem colocou essas palmas, que são as mesmas do Candomblé, 1,2,3, foram as filhas de Bimba, que eram do meio!
Quando iniciei, havia uma percentagem expressiva de "descuidistas" nas rodas de rua, e nas rodas abertas nas Academias. Tem um hoje famoso, mas na época bastante conhecido, que num evento que participou do nosso grupo, roubou minha camiseta e o chinelo do meu amigo, a ponto de nós, eu e Bebeto, abandonarmos o Professor temporáriamente, para forçar a expulsão do patife.
Assim quando fôres cantar esta música, tens que ter certeza de não ter um patife desses participando da Roda:
Lá em cima da janela/ da janela do sobrado/ tem 2 moças chorando/
chorando pra se acabar/ por causa de um cordão de ouro/
Que um LADRÃO lhes foi roubar...
Pois é, meu Professor L.... R.... cantava uma música estranhíssima, porém hilária, que vou me arriscar a um processo mas colocarei aqui:
Nego véio (Preto Velho) quando vem lá de Aruanda oque é que come?
BUNDA DE MULHER E ...U DE HOMEM (coro)
Bunda de Mulher e ..u de Homem?
BUNDA DE MULHER E ...U DE HOMEM (coro)
Abra o olho:
CAMARADA OQUE É MEU, é PONTO com.br, não pode ESTICAR, não pode DEMORAR, e se o cantor for bom, ai é melhor nem começar, pois o BICHO PODE PEGAR!
Entendeu?
Já no Maculêle, o risco é menor mas existe, por esta música:
Nego Nagô quando morre, morre fazendo Banzê, e o povo vai dizendo,
Urubu tem que comer, Macumbabá, Macumbebê, Nego Nagô ta fazendo Fuzuê! ( ou Saruê).
Não Pode?
NENHUM ALUNO pode falar, IH MAIOR É DEUS de PASTINHA NA RODA,
somente aos GRANDES É PERMITIDO!
Também a maravilhosa música de Mestre Leopoldina deve/deveria ser cantada só por Negros:
Alguém me disse, Pareço Ganga Zumbi!
NA CAPOEIRA NÃO EXISTE ISSO NÃO PODE, só ISSO NÃO DEVE!
LEITEIRO
A Capoeira é para Todos, mas nem Todos são para a Capoeira!
Este exemplo ai embaixo é uma prova disso:
irmão mata irmão na Capoeira
http://www.youtube.com/watch?v=GcWhZ0NyDPE
Criatividade excessiva?
http://www.youtube.com/watch?v=QhJGiMqf-C4
Houve outras Mortes mas esta veiculada pelo Jornal Nacional da Globo foi a que mais prejudicou as Academias!
Morte na Capoeira
http://www.youtube.com/watch?v=E1CRuWusKoE
Dois Links de videos para ilustrar este texto:
A Ladja também é das Guianas além das Antilhas.
http://www.youtube.com/watch?v=Rl4CEEse_fI&NR=1
E a Moringue com um Ritual muito Interessante:
http://www.youtube.com/watch?v=HuqJrGg5844
A Luta dos Cossacos que tem muita da Capoeira:
Boyovyvv Hopak- Performance! (Show em Teatro)
http://www.youtube.com/watch?v=7b4lTnXwfvw
A Luta em varios Locais, reparem que numa delas eles batem palmas na Roda!
Watt is Boyovyvv Hopak! (9minutos)
http://www.youtube.com/watch?v=huKyHxHi-04
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A Dança dos Cossacos:
http://www.youtube.com/watch?v=2_ShxlxdYrY
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Maculêle na Espanha! (Catalunha)
www.youtube.com/watch?v=RsdQrCAgskk
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tem "russo" no samba;
Berimbao- Martial Art of Gopak- Vladiswar Nadishana
http://www.youtube.com/watch?v=pgQRx3izugI
2:39
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Maculêle de Facão na Dança Russa?
Cossack Dance (5/5)
http://www.youtube.com/watch?v=NPvxMDyOlow
5:02
Maculêle na India
Kannada Folk Dance
http://www.youtube.com/watch?v=mG0o4L0xD5o
Maculêle na India feito por Pais em festas caseiras
http://www.youtube.com/watch?v=GY3w5pabFfE
Se voçe colocar:
youtube videos Stick Dance
Vais ver Maculele até no Inferno!
Se por acaso o Link não entrar use as palavras logo acima do Link!
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É provavel que quem colocou o titulo de Grão-Mestre de Capoeira tenha tirado da Religião Rosa-Cruz dos Maçons!
Esses são 2 dos varios regulamentos que achei mais interessante:
O Nº VI e o XXV!
São impressionantes e Lindíssimas as palavras do Nº XXV, mas o VI acaba com minha alegria!
Palavras são Palavras nada mais que Palavras!
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Link do Cordão de Ouro The Movie
http://www.youtube.com/watch?v=qWb-8pDzxko&mode=related &se
Meu outro Blog de Capoeira:
http://leiteiro.blog.terra.com.br/
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Mais Textos de Capoeira com Fotos incluindo resumo do Livro Atenilo o Relâmpago de Mestre Itapoã neste Link:
http://www.overmundo.com.br/perfis/colaboracoes_publicadas.php?ordem=titulo
E mais textos de Capoeira no Colaborações Arquivadas:
http://www.overmundo.com.br/perfis/colaboracoes_arquivadas.php?autor=18375